Óleo de coco rançoso? Devolva!

Aconteceu comigo duas vezes: abri o vidro e o óleo não estava com aquele cheirinho bom de coco. Botei na boca e ela ficou amarga. O nome disso é ranço.

Calor, ar, luz, traços de metal (ferro, zinco, o metal da tampa), sal, água, bactérias e fungos, tudo isso faz a gordura ficar rançosa mais rápido, onde quer que esteja. Manteiga rançosa é muito comum. Azeite que dura muito, rança. Pimenta em azeite. Todos os óleos. Castanhas de caju e do-pará, como todas as outras oleaginosas, rançam: a gente morde e sente o amarguinho, ou amargão, e conforme for engole ou cospe. E é melhor cuspir mesmo, porque gordura rançosa exerce um efeito nocivo sobre todas as gorduras boas que estão dentro do corpo. Em excesso, estressa muito e a gente fica um ranço só.

Tenho recomendado óleo virgem de coco a todo mundo, especialmente para combater fungos. Olho vivo: se estiver rançoso, devolva.

7 comentários em Óleo de coco rançoso? Devolva!

  1. Os mesmos, não. O óleo é concentrado, né? Mas comer coco é muito bom. Observe as reações do intestino e do fígado… Um abraço!

    Curtir

  2. Olá Sonia,
    Comprei azeite de babaçu, porém não tem cheiro nem gosto de coco. Ele também não é branco, é amarelado.
    Sabe se é assim mesmo?
    Obrigada. Abraço!

    Curtir

  3. Mari, o óleo de coco indicado é aqui é do coco-da-bahia, o que serve para fazer doce, beber a água quando verde etc. O de babaçu também contém ácido láurico, utilíssimo no combate à cândida, mas nunca tive contato com ele para saber sobre cor, cheiro e efeito. Se for de boa procedência, experimente e observe. Um abraço!

    Curtir

  4. Olá Sonia, preciso de uma ajuda! Estou pensando em consumir o óleo de coco por muito tempo daqui pra frente, entao comparando o preço de um pote de 500ml com potes de 5 e 10 litros, sai bem mais em conta comprar em litros e consumi-lo pelos meses seguintes. ai é que está! Um pote de 10 litros por exemplo, pode ser conservado por quanto tempo? Tomando 4 colheres de sopa ao dia.. uma ou duas pessoas consumindo.. entao acha que ele se conservará bem por digamos, 3 ou 4 meses? Estou em duvida entre comprar os litros ou não; os potes de 500ml saem beem caros! Agradeço muito!

    Curtir

  5. Anônimo, um óleo VIRGEM de coco, como o que eu uso, do Dr Orgânico, tem antioxidantes e dura dois anos. Entre em contato com eles para saber se pode comprar uma caixa com preço de atacado. Um abraço!

    Curtir

  6. Sonia estou mudando minha alimentação e com isso estou emagrecendo. Na tentativa de ser saudável quero mudar tb o óleo que uso em casa para o de coco. Como eh carinho tentei fazer em casa, ate porque quero passar a fazer sorvete com essa gordura. Ficou perfeito exceto pelo cheio horrível e sabor amargo. Ai ouvi falar do tal do “ranço”. Eu fiz todo o processo que varias pessoas indicam, fermentação, descanso, geladeira… (não coloquei o óleo no fogo não). Enfim mas ai ficou assim. Alias no lugar de 48 horas para fermentação acabei deixando mais 8 no armário. Estou no Rio de Janeiro um calor horrível, será por isso? Ja ouviu algo? Agradeço muito desde ja e parabenizo por sua pagina.

    Curtir

    • Oi, Claudia, o calor horrível e as 8 horas a mais provavelmente estragaram seu óleo. Fermentar alimentos nesta época é ingrato. Por isso eu junto amigos e compramos o óleo do dr Orgânico em caixas, sai mais barato.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: