sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Óleo de coco rançoso? Devolva!

Aconteceu comigo duas vezes: abri o vidro e o óleo não estava com aquele cheirinho bom de coco. Botei na boca e ela ficou amarga. O nome disso é ranço.

Calor, ar, luz, traços de metal (ferro, zinco, o metal da tampa), sal, água, bactérias e fungos, tudo isso faz a gordura ficar rançosa mais rápido, onde quer que esteja. Manteiga rançosa é muito comum. Azeite que dura muito, rança. Pimenta em azeite. Todos os óleos. Castanhas de caju e do-pará, como todas as outras oleaginosas, rançam: a gente morde e sente o amarguinho, ou amargão, e conforme for engole ou cospe. E é melhor cuspir mesmo, porque gordura rançosa exerce um efeito nocivo sobre todas as gorduras boas que estão dentro do corpo. Em excesso, estressa muito e a gente fica um ranço só.

Tenho recomendado óleo virgem de coco a todo mundo, especialmente para combater fungos. Olho vivo: se estiver rançoso, devolva.

Categorias:comer melhor

Tags:, , , ,

158 respostas

  1. Olá Sonia,PARABÉNS pelo blog
    Comprei o óleo de coco da marca Sabor da terra queria saber se é confiável,no r´tulo diz que ele é prensado.BJS

    Curtir

  2. Também comprei esse óleo da marca sabor da terra e até agora não consigo saber se é refinado ou virgem pois a embalagem não apresenta essa informação de maneira clara.

    Curtir

  3. Oi, Anônimos, entrei no site Sabor da Terra (http://www.osabordaterra.com.br) e não há afirmação de que seja um óleo virgem de coco, obtido da polpa fresca do coco maduro; aliás, sugere que é refinado. Vejam: o texto diz “obtido através de métodos de prensagem sem uso de solventes ou outros produtos químicos” e “o refino deste óleo é também realizado de forma natural sem uso de insumos químicos, que não altera suas qualidades.”

    Curtir

  4. Olá Sônia, gostaria de saber qual a forma ideal para tomar o oléo de coco com a finalidade de emagrecer.Tomo antes ou após as refeições? faz alguma diferença?

    Curtir

  5. Oi, Anônima, mas onde você leu que tomar óleo de coco emagrece? Ele é microbicida, fungicida, ajuda a regular uma série de funções, mas para emagrecer só conheço uma fórmula: dieta e exercícios. E, nesse caso, dizem que o óleo de coco ajuda a perder gorduras abdominais. Um abraço!

    Curtir

  6. olá, comprei pela primeira vez o óleo de coco copra, ms achei aqui na farmácia da esquina o óleo de coco maxinutri pois não queria ir até a outra cidade.Ele estava solidificado, mas como não gosto de comê-lo assim resolvi colocar um pouquinho no microondas na potencia bem baixa, nem chegou a esquentar mas ele está amarelado da cor do óleo de soja comum.Posso consumir assim mesmo ou ele já perdeu suas propriedades?

    Curtir

  7. Cibele, supondo que o óleo fosse virgem, só de passar pelo microondas já teria perdido todos os antioxidantes. Microondas degenera as gorduras. Faz parte do que há de pior na cozinha. Feliz 2012!

    Curtir

  8. Sonia

    ola, bom começo de ano para vc.
    gostaria de tirar uma duvida…
    estou tomando o oleo de coco dr-organico, meia hora antes das refeiçoes, só que esta dando muita azia… ja aconteceu com vc???
    o que vc sugere fazer???

    Curtir

  9. Sugiro tomar em jejum, de estômago vazio, antes ou depois de 2 copos de chá ou água quente, o óleo diluído ou puro. A azia pode ser por resíduos presentes no estômago. Um abraço!

    Curtir

  10. Muito boa reportagem, moro em SC e o óleo de coco já está em falta por tanta procura. Encontrei numa empresa do RS que vende pela internet (www.herbativa.com.br).
    Temos que ficar de olho pra consumir algo de qualidade e não rançoso.
    Fique na Paz!

    Curtir

  11. Olá! Comprei um Óleo de Côco Extra Virgem da COPRA. Comprei o pote de 500 ml, vem bastante! Já está da metade para baixo, mas estou sentindo um gosto estranho agora, que não sentia antes. Isso é estar ranço!? Devo parar de tomar se estiver ranço? Obrigada!

    Curtir

  12. Acabei de comprar no supermercado Zaffari daqui de Porto Alegre um vidro de 200 ml de óleo de coco extra virgem da marca Pazze por R$ 21,49, fabricado na cidade de Panambi/RS. Como é um supermercado que vende produtos de qualidade e o fabricante é daqui do interior, acredito que seja confiável. Vou experimentar.

    Curtir

  13. Comentário removido por falta de consistência, cheirando a marquetagem.

    Curtir

  14. Prezada Sonia,
    que blog maravilhoso!! parabéns!!!!! olhe, muito enriquecedor todas as suas dicas!!muito legal saber que tem pessoas como vc que compartilham experiências e ajudam os outros com informações importantes visando a saúde. Li que os lactobacilos são bons para a flora , então adquiri um suplemento q vende nas farmácias q é lançamento, “Prolive” do lab.Aché, comecei a usar a pouco tempo juntamente com óleo de coco.
    muita saúde, paz, amor e proteção!!
    beijos,
    Silvia Luz

    Curtir

  15. Oi Sonia o chá da casca de barbatimão para fazer lavagem na vagina é útil para combater a candidíase

    Curtir

  16. Boa noite Sonia vc é uma benção,por favor gostaria de saber também sobre o chá da casca de barbatimão: para ingerir em casos de gastrite e para fazer lavagens em caso de candidiase.

    Curtir

  17. Oi, Anita, não tenho experiência com o barbatimão. Um abraço!

    Curtir

  18. Oi Sônia, boa noite! Tudo bem? Vi que você tem bastante experiencia com o óleo de cocô. Bem minha dúvida é a seguinte… A um mês atras comprei um óleo de cocô da marca “Copra”, achei o aroma e sabor normais… Quando comprei o segundo pote da mesma marca, notei um gostinho de cocô queimado ao fundo. Gostaria de saber, se isso é normal? E saber também se os principios ativos, os beneficios do mesmo foram alterados? Vale lembrar que o aroma esta normal, o vidro estava lacrado. Um detalhe importante, é que quando comprei o primeiro pote, o oleo estava liquido, já o segundo estava solidificado e branco. Aguardo ansioso sua resposta para tomar uma decisão sobre o que faço com o produto. Se eu devolvo, ou uso. Meu e-mail, wesley.sarmento@energisa.com.br, caso queira responder por lá. Boa noite e Obrigado pelo espaço.

    Curtir

  19. Oi Sônia, boa noite! Tudo bem? Vi que você tem bastante experiencia com o óleo de cocô. Bem minha dúvida é a seguinte… A um mês atras comprei um óleo de cocô da marca “Copra”, achei o aroma e sabor normais… Quando comprei o segundo pote da mesma marca, notei um gostinho de cocô queimado ao fundo. Gostaria de saber, se isso é normal? E saber também se os principios ativos, os beneficios do mesmo foram alterados? Vale lembrar que o aroma esta normal, o vidro estava lacrado. Um detalhe importante, é que quando comprei o primeiro pote, o oleo estava liquido, já o segundo estava solidificado e branco. Aguardo ansioso sua resposta para tomar uma decisão sobre o que faço com o produto. Se eu devolvo, ou uso. Meu e-mail, wesley.sarmento@energisa.com.br, caso queira responder por lá. Boa noite e Obrigado pelo espaço.

    Curtir

  20. Complementando: …Quando falei que o estava lacrado, me refiro ao ato da compra do segundo pote que veio com um gostinho de queimado ao fundo, ok? Lembrando que ele nao apresenta sabor amargo e sim um gosto levd de cocô queimado… Mais uma vez agradeco a oportunidade. Boa noite.

    Curtir

  21. Ô Wesley, cuidado com os acentos!!! Mas é normal o óleo estar líquido no calor e sólido abaixo de 25 graus. Quanto ao sabor, o problema é ser rançoso. O queimado pode indicar um óleo não virgem, mas não tenho como saber. Um abraço!

    Curtir

  22. oi pessoal moro no rio grande do sul tenho um bebe de 8 meses e quero muito começar a tomar esses oleo compramos em fortaleza uns vidrinhos pequenos escrito oleo de coco artesanal ele me disse que era o mesmo que passou na tv o gosto e de oleo mesmo um pouco amrgo sei lá e amarelinho compramos quinze vidrinhos sera que posso continuar tomando vale

    Curtir

  23. Oi, Gleyci, você associou *amargo* e *rançoso*? Está certíssima. Melhor não usar. Um abraço!

    Curtir

  24. Olá Sonia!
    Recentemente ouvi falar do óleo de Coco e resolvi tomar. Comprei o da Copra, o líquido é bem transparente e o sabor suave e agradável (sem nenhum ranço)
    Entrei no site da Copra e eles não falam nada se a produção é mecânica ou artesanal. Isto interfere na qualidade final do produto?
    Seu parecer é muito importante, aguardo sua resposta.
    Muito obrigada!
    Um abraço!
    Claudia

    Curtir

  25. Oi, Claudia, acho importante termos produção nacional de óleo virgem de coco. O da Copra, até pelo nome, indica que o óleo não é virgem, ou seja, não contém antioxidantes, é extraído da polpa seca do coco maduro (que se chanma copra), enquanto o óleo virgem é extraído via leite de coco da polpa FRESCA do coco maduro. Já me entusiasmei com a Copra, já me decepcionei com ela, mas torço para que o óleo virgem de coco possa ser um luxo para todos. Um abraço!

    Curtir

  26. Olá Sonia, comprei um Oleo de Coco Estra Virgem (prensado a frio) em uma banca da Ceasa daqui de Brasília, para experimentar.
    Acontece que sinto cheiro e gosto de manteiga de garrafa (aquela manteiga do nordeste). Como aqui está um pouco frio, ele está solidificado, com uma cor branca.
    Queria saber se o cheiro e o sabor que sinto é normal?

    Curtir

  27. Querida: tem cheiro de ranço? A manteiga de garrafa do nordeste muitas vezes é rançosa. SDe for isso, devolva.

    O cheiro do óleo virgem de coco é de coco, bem suave, e gostoso. Ficar branco quando sólido é normal. Derrete abaixo de 25 graus e fica incolor.

    Curtir

  28. Não Sonia. Nem cheiro, nem gosto rançoso. Muito pelo contrário, achei bem gostoso.
    Quando derretida, também fica incolor.

    Obrigada.

    Curtir

  29. Claudia, retirei seu comentário porque achei marqueteiro o segundo parágrafo. Se quiser postar novamente o que você tem a dizer, fique à vontade. Mas não vou endossar aqui o que a Copra ou qualquer outra marca diga a respeito de seu produto comercial sem um propósito realmente informativo. Um abraço!

    Curtir

  30. Outro comentário marqueteiro removido. Certas pessoas de fato não se tocam.

    Curtir

  31. tenho um azeite de coco babacu que foi extraido torrando no fogo no maranhao sera que perdeu os nutrientes?posso tomar?tenho medo de ter gordura trans porque solidifica no frio.assim ele e virgem ou o que é?bjs francy.

    Curtir

  32. Poxa que matéria bacana, não sei mais o que fazer para me livrar da candidíase, estou começando por evitar açucares e introduzir o óleo de coco na minha dieta. Espero que funcione, tenho lido coisas ótimas.. para vocês realmente ajudou?

    Curtir

  33. Oi, France, nossas informações só abrangem mesmo o óleo virgem de coco.

    Oi, Mariana, o que ajuda e atrapalha é o conjunto da obra. Já viu o que está em http://www.candidiaseapraga.blogspot.com?

    Abraços!

    Curtir

  34. Dei mole…no desespero de comprar (porque é tão difícil achar por aqui, q não seja em cápsulas…), comprei um Tabajara. Vi que era extravirgem e que já vence em dezembro, mas só tinham 3 unidades, comprei mesmo se ver as demais recomendações…ao chegarcem casa, vi que apesar de não ter gosto de coco (apenas de óleo), também não tinha sabor amargo, o que é menos mal…
    Lembrei que qdo adolescente, havia uns “jet oils” de coco, na praia, que eram muuuuito perfumados…de longe este Tabajara (cujo nome correto é Actittud). Fiquei desanimada ao suspeitar, pela leitura, ser óleo de copra…
    Então, vou passar no cabelo, até chegar o do Dr.Organico, que já pedi; que tal?
    Ahhhh…não tenho dormido cedo nos últimos dias, lendo teu blog…parabéns! Já vou adquirir teus livros e inserir a família nas dietas…Abraços!

    Curtir

  35. Oi, Luana, se o sabor é bom, pode usar para comer também. Não tem antioxidantes mas deve ser 100 vezes melhor que os óleos vegetais refinados que a maior parte das pessoas usa todos os dias… sem falar nas margarinas… Um abraço!

    Curtir

  36. Obrigada, Sônia!

    Já passei na pele, no cabelo, nas partes íntimas e achei tudo completamente delicioso…
    Substituindo óleo ainda não, mas achei interessante com iogurte gelado. Ele solidifica, o que deu um tchan ao iogurte…fica a dica e ainda sugiro que seja pingado, pra ficarem “bolinhas” menores…

    Abraço e ótima semana!

    Curtir

  37. Sônia,

    Chegaram pra mim os teus livros, o óleo de coco Dr. Orgânico e a moxa…gostei de todos! E quanta diferença do orgânico pro Tabajara…estou mto satisfeita com isso tudo q estou optando pra minha vida…
    Agora surgiu uma dúvida: tive infecção urinária há umas três semanas e decidi não tomar o antibiótico. Mas coincidiu com o óleo de coco…tive a intuição de passar duas vezes ao dia, e a sensação de que melhorou…às vezes me esquecia de passar uma das vezes no dia e voltava a dorzinha horrenda…
    Hoje, não sinto mais nada…você acha que tem a ver com o óleo ou pode ter sido outro fator, pois me parece que a infecção tem a causa em bactérias que, senso comum, são bem difíceis de tratar (?)…

    Curtir

  38. Luana, acho que só você pode fazer essa avaliação. O óleo de coco é microbicida. Massageado na próstata, ajuda a desinchar. A pele e as mucosas absorvem tudo o que entra em contato. Observe-se e continue tomando as rédeas da sua saúde. Abração!

    Curtir

  39. O óleo de coco Pazze é o melhor óleo de coco que ja tomei, esta empresa conta com 15 tipos de óleos vegetais, é uma fabrica gaucha, todos produtos de alta qualidade, gostei muito

    Curtir

  40. Comentário anônimo elogiando marca, mmm, sei não… Até vou deixar pra ver se alguém concorda, mas a impressão que eu tenho é de que essa marca não produz o óleo, compra. E não tenho certeza de que algum óleo de coco brasileiro seja de fato virgem. Que eu saiba, são todos extraídos da polpa seca do coco, a famosa copra.

    Curtir

  41. Ola sonia, tudo bem?
    Atualmente estou usando o oleo de coco da Copra. Mas li nos seus comentarios que voce ja se decepcionou com essa marca. Poderia me dizer porque?
    Na verdade estou comprando essa marca depois que ouvi uma reportagem do dr. lair ribeiro naquele programa da ultrapharma.

    Att

    Curtir

  42. Ola sonia, tudo bem?

    Esqueci de fazer uma obs. Voce recomenda que guarde o oleo de coco fora da luz e calor. Mas o oleo de coco e predominantemente saturada. Ou seja, nao se oxida no calor ou na luz. Tanto que pode ser usada em fritura e ate ser reutilIzado.
    Os oleos que precisam se esconder da luz sao os insaturados. Como o azeite que precisa ate do vidro escuro.

    Curtir

  43. Sem Nome, onde você leu que me decepcionei também está dito por que. E mesmo o óleo realmente virgem, artesanal, extraído do coco maduro fresco e importado das Filipinas, se comporta melhor em vidro escuro devido aos antioxidantes.

    Quanto a reutilizar, pfff… Me sugere que você não sabe mesmo nada sobre óleos virgens, nem sobre boa comida. Por isso permanece no anonimato. Faz bem.

    Curtir

  44. ola sonia,

    eu nao estou criticando o que voce esta falando.
    mas as vezes voce tambem pode estar equivocada, nao?
    se voce acha que nao, tudo bem, mas nao fique falando pfff, que foi melho eu estar no anonimato.
    eu ERA um grande fan seu. Mas perdi todo o tesao de visitar seu site depois disso.
    e outra, nao sou eu que digo que pode ser reutilizado.
    voce pode ir no GOOGLE ACADEMICO e ler sobre gorduras SATURADAS.
    e ate o proprio dr Lair Ribeiro(pesquise sobre esse dr), diz que pode ser reutilizado por ser SATURADO, como a banha de porco.
    Voce pode ter um conhecimento vasto, como eu acredito que tenha pois se nao, nao seria um grande fan seu. Mas ate os medicos, nutricionistas erram, como voce pode lembrar do caso do ovo, que faz bem, ou faz mal, o oleo canola, etc.

    se cuide sonia,

    Curtir

  45. vou postar mais uma, para mostrar minha indignacao com sua resposta.
    realmente eu era um grande fan seu.
    nao so pelo seu vasto conhecimento, por sua generosidade em compartilhar, e sua humildade.
    nao sei se voce acordou com o pe esquerdo, ou pode ser que quando lemos, nao podemos ouvir o tom de voz ou a expressao corporal ou facial, mas posso te dizer, que nao foi uma critica e sim uma observacao como foi escrito logo no comeco.
    se eu estivesse errado, so me falasse que nao seria assim, etc, e nao precisava me escumlhabar.

    Curtir

  46. Sem Nome, eu pelo menos boto a cara e assino embaixo. Você deve ser ligado à marca que veio aqui promover. Não seria a primeira vez. Tô aqui quieta, cuidando dos meus afazeres, e você provoca. Aí leva e não gosta… Nada é perfeito!

    Curtir

  47. pensei que voce fosse se desculpar.
    mas pelo menos entendi o motivo do tom da sua resposta.
    sinceramente, nao sei como voce conseguiu entender a minha pergunta da COPRA como uma propaganda.
    eu perguntei o motivo da decepcao porque pensei que voce tivesse passado mal com esse produto.
    mas entendi a sua teoria da copra, do leite de coco, etc.
    em nenhum momento eu falei que o oleo de coco da COPRA me fez milagres.
    como estou usando e voce (que eu tenho admiracao) diz que se decepcionou eu fiquei preocupado.
    e apenas citei que eu vi essa marca COPRA pelo tal dr. Lair Ribeiro.
    Enfim, se voce nao o conhece, eu sugiro que de uma pesquisada sobre ele. Ele tambem manda bala como voce.

    Curtir

  48. Confirmado: você veio aqui só pra escrever bastante o nome da marca. Sugiro que pare, porque o próximo vou remover. Desta e de qualquer outra postagem minha.

    Curtir

  49. Olá Sonia meu nome é Michele, comprei o óleo de coco e estou muito desconfiada, ele diluído tem aparência branca, e tem um cheiro nada agradável, comprei para usar nos cabelos mas mesmo assim estou com medo! Usei apenas uma vez e meus cabelos ficaram pesados e com cheiro estranho!isso quer dizer que não está bom?

    Curtir

  50. Michele, o óleo virgem de coco tem cheirinho de coco suave e gosto bom. Se o cheiro é nada agradável, devolva!

    Curtir