Dengue, zyka, piolhos: Repelente caseiro de cravo-da-índia

O cravo-da-índia tem efeito antimicrobiano, antifúngico, antiprotozoário, estraga ovos de vermes, seu óleo melhora dor de dente, tem propriedades conservantes e muito mais. Fácil de fazer e sem grandes custos, vale a pena tentar esta receita agora que o Aedes parece estar mais poderoso.
Ingredientes:
10 gramas de cravo-da-índia
1/2 litro de álcool
100 ml de óleo de amêndoa ou coco ou mesmo azeite de oliva
Modo de fazer: colocar os cravos no álcool e guardar por 4 dias, agitando de manhã e à noite. Só então misturar o óleo. Usar poucas gotas na pele.
Se funcionar, maravilha. Mas, pelo sim, pelo não, é bom continuar comendo inhame – esse funciona. Tanto como preventivo, mantendo no sangue algo (ainda sem nome científico) que neutraliza os parasitas transmitidos pelo mosquito, quanto no tratamento – sopinha de inhame com pouquinho alho – e na recuperação da saúde. E ainda é gostoso.
Ilustração de Celina Gusmão

29 comentários em Dengue, zyka, piolhos: Repelente caseiro de cravo-da-índia

  1. Oi, Kathy, nosso departamento de receitas eficazes pergunta:quanto de cravo e quanto de água, pliz? =oo= Um abraço!

    Curtir

  2. Sonia

    Eu faço no olhômetro, mas agora eu medi: meio litro de água e uma colher de sopa de cravos…

    Curtir

  3. Beleza, Kathy, valeu 🙂

    Curtir

  4. Oi Sonia,

    Gostaria de saber se este repelente de cravo é seguro para ser usado por gestantes e lactentes. Aproveitando o assunto do Inhame, o mesmo também pode ser livremente ingerido por gestantes? Ouvi dizer que possui alguma substância que afeta os hormônios femininos. Será que é verdade?

    Um abraço,

    Vania.

    Curtir

  5. Oi, Vania, pode usar o repelente de cravo e comer inhame taro sem susto, seus fitoestrógenos são encontrados em baixíssima concentração no produto natural e de fato abundantes no Wild Yam, que é de outra família, das Dioscoreas. Um abraço!

    Curtir

  6. Oi Sonia! Muito obrigada! Hoje mesmo já preparei um inhame douradinho na manteiga e azeite e ficou uma delícia. Vou comer sempre. Um abraço!

    Curtir

  7. Oi, Sonia, gostaria de saber se vc sabe algo natural para pulgas, minha cadela está lotada delas, tenho medo de passar produtos fortes nela, obrigada dede já. Um abraço, Sandra.

    Curtir

  8. Oi, Sandra, eu já tentei muita coisa, sem sucesso; no momento dou Program para as cachorras e aplico Frontline no gato. O site http://www.cachorroverde.com.br/repelentes.php está prometendo um artigo a respeito.

    Em apartamento acho mais fácil controlar. Eu costumava passar aspirador na casa com inseticida em pó dentro do saco e catar as pulgas que vez por outra apareciam. Mas quando o cachorro conversa no portão com outro da rua, as pulgas acabam entrando.

    Um banho com erva-de-santa-maria sempre ajuda, você pode comprar na feira e colocar em infusão (água fervendo sobre as folhas). Dar banho normalmente, enxaguar com esse chá forte e passar também na casa, porque as pulgas ficam muito mais nas frestas do assoalho e nos tapetes do que no animal – ele é só o restaurante, a pulga vai lá se alimentar mas não vive nele.

    Se descobrir alguma coisa melhor, conta pra nós? Um abraço!

    Curtir

  9. Sônia, esta receita dá super certo pra nós!
    Recebi por email e testamos, meu marido preparou com óleo Johnson e ficou cheiroso e gostoso de passar no corpo, ficamos perfumados e as muriçocas não atacam, porque moramos na frente do mar aqui na Bahia e os vizinhos tem verdadeiras florestas, as muriçocas atacam mesmo.

    abraço
    Ju

    Curtir

  10. Olá Sonia,meu nome é Andréa,meu filho nasceu c sopro mas os médicos chamam de CIA e CIV,passaram um medicamento diuretico mas eu noto q ele fica desidratado,vc teria algo natural p/ este problema?
    Desde Já Obrigada.

    Curtir

  11. Oi, Taiand, adoraria ajudar mas infelizmente não sei nada a respeito. Um abraço!

    Curtir

  12. A receita que passaram aqui em Bertioga-SP é com 100 gramas de cravo e nao 10 gramas, e o perfume é muito bom. Só nao tem o efeito residual de outros repelentes industriais do mercado. Recomendo!

    Curtir

  13. Olá Sonia, nao conhecia seu blog e achei muito interessante. Tive dengue no ano passado e fiquei muito assustada e com medo. Gostaria de saber a respeito da sua receita com inhame e como funciona. Qto ao repelente de cravo amanhã mesmo vou fazer. Abraços

    Curtir

  14. Oi, Simone, é só comer inhame. Veja mais em http://www.correcotia.com/inhame , lá estão as informações e receitas. Um abraço!

    Curtir

  15. oi Sonia meu nome e Erli eu gostaria de saber o que é bom para baixar o triglicerideos

    Curtir

  16. Oi, Erli, depende muito do que fez os triglicerídeos aumentarem. Você já consultou um(a) nutricionista? Se não houver essa possibilidade, eu tomaria em primeiro lugar um bom vermífugo e começaria uma dieta sem queijo, pão, massas e doces, com muitos legumes e verduras e carnes magras. Um abraço!

    Curtir

  17. Olá Sônia, boa noite!
    Pesquisando repelentes caseiros cheguei até seu blog… muito, muito, muito obrigada! Vc, de forma segura e informativa, me ajudou a controlar o pânico a respeito da dengue. Sou diabética e hipertensa e certamente são fatores agravantes para essa doença. Não dá pra ficar usando esses repelentes comprados e, incluir o inhame em minhas refeições é no mínimo saudável (sempre disse “eca” para o inhame..srsr). Já fiz até um cardápio segundo o site que vc indicou.. Obrigada e tudo o que eu puder fazer para divulgar essas informações, certamente farei. Um grande abraço.

    Curtir

  18. OI SONIA POR FAVOR MIM EXPLIQUE MELHOR COMO DEVO USAR O INHAME? É TODO DIA UMA VEZ NA SEMANA? MUITO OBRIGADA!!

    Curtir

  19. BOA NOITE SONIA!! GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ALGUMA RECEITA QUE POSSA DESINFLAMAR DENTE? TEM UM DENTE MEU QUE TA INFLAMADO E JA TOMEI DOIS AANTIBIOTICOS QUE O DENTISTA PASSOU E NÃO MELHOROU NÃO POSSO FAZER NADA NELE PQ DOE MUITO. DESDE JÁ TE AGRADEÇO!

    Curtir

  20. Oi, Graciela, veja em http://www.correcotia.com/inhame .

    Oi, Anônima, geralmente o gengibre ajuda – ficar mascando devagar uma rodelinha de gengibre e cuspir a saliva, que vai limpando. O cravo-da-índia também é antisséptico, mascar devagar e cuspir. Um dente aberto pode ser ajudado pelo emplastro de inhame, também em http://www.correcotia.com/inhame: coloque inhame ralado com 10% de gengibre sobre um pedaço de gaze e aplique dentro do dente. Alivia muito quando é canal dentário aberto, porque ele puxa a infecção para si.

    Curtir

  21. Sohia, o que vc me diz sobre o alho e a cebola quando consumidos crus ou não e tb sobre um chá de limão , alho , gengibre e cravo da índia que é feito em três minutos e abafado em vinte minutos antes do consumo. Pois há seis meses passei a sofrer de alguns problemas alégicos sem repostas com medicamentos indicados por médicos. Por isso de repente passei a comsumir cebole e alho diariamente e esse chá encontrado em algum site. Sonhia, tudo me parece que esse meu consumo de repente já surtiu mais efeito do que os medicamentos indicados.Agora lendo as suas informações penso que tudo isso poderá tb servir de repelente?

    Curtir

  22. Alho, cebola, limão, gengibre, cravo: todos eles repelem insetos e micróbios de todo tipo, fora e dentro do corpo, e não é à toa que foram incorporados à comida nossa de cada dia. Essa é a linha de raciocínio. Já leu o que está em http://www.correcotia.com/vermes? Tem um capítulo só sobre alho. Um abraço!

    Curtir

  23. Ok,Sonia!Tb no momento faço um tratamento a base de alho para subtrair as benditas amebas e talvez combater a hpylori. Receita testada e aprovada por uma pessoa idosa que aprendeu com outra do tempo da vovó.”Em jejum e sem mastigar durante quinze dias um pequeno dente alho com água”.Após isso fazer um espaço tb de quinze dias, mas sem alho para poder repetir o tratamento durante outros quinze dias.Então, será que essa receita poderá tb combater a bendita hpylori?Pq as bombas para acabar essa bendita é de acabar com a gente tb.abraços!

    Curtir

  24. Gostaria de saber se tem alguma coisa eficaz contra lingua saborosa?

    Curtir

  25. Língua saburrosa? Comer melhor, beber mais água, menos leite e laticínios, cuidar da digestão com um chazinho de espinheira-santa, de dente-de-leão…

    Curtir

  26. Olá Sônia admiro muito as suas dicas.Irei morar em uma cidade onde possuem bastante plantações e estou com medo do bicho barbeiro gostaria e saber se tem algo que pode evitar a picada deste bicho hororroso. Obrigada

    Curtir

  27. Tadinho do bichinho, Angela! Ele não tem nada de horroroso, é um besourinho. E, como disse Pasteur, o agente infectante não é nada, o terreno é tudo. Manter a boa saúde e a imunidade alta é tudo de que você precisa. O medo deprime, fragiliza e dá infelicidade.

    Mas na dúvida, coma inhame. Ele depura o sangue e protege de uma série de problemas transmitidos por mosquitos, tipo dengue, malária, febre amarela. Tem muito zinco. Vai que protege também do mal de Chagas, quem sabe?

    Curtir

  28. Cara Sonia,
    Sobre o inhame: a pele das mãos e braços às vezes ficam irritadas/coçando depois de lavá-los para cozinhar…deve ser 'algo' como o ácido nítrico? E se usar aquele antigo elixir de salsa parilla e inhame?
    Grata pelo seu maravilhoso trabalho.
    Sylvia

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: