sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Água: o melhor filtro é de barro e é brasileiro!

Conhecem? Claro. Quem nunca viu um filtro desse tipo no Brasil?

Pois é ele que encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado MetaEfficient, autodefinido como Guia das Coisas Altamente Eficientes.

Feito de barro cozido, ou terracota, filtra a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporídeos, giárdia e sedimentos. Melhor se for revestido por dentro com prata coloidal, que o mantém livre de pragas.

O filtro da foto é o brasileiro Stéfani, disponível nas melhores casas do ramo e também na amazon.com . Chiquérrimo.

Categorias:viver melhor

Tags:, ,

211 respostas

  1. Oi Sonia, antes de encontrar o tema filtro de água no seu blog, comprei um chamado Aqualar Bella Fonte da 3M. Estou usando a menos de 2 semanas. Notei um desconforto digestivo. Será que o organismo estranha a mudança no tratamento da água? Agora estou inclinada a comprar o filtro tradicional da Stéfani.

    Curtir

  2. A gente gosta de uma coisa simples e eficaz, né? Por isso tradicional. O tempo depurou.

    Curtir

  3. Um alerta muito util!Certa auxiliar nossa resolveu passar um pano no filtro de barro (por fora)utilizou um pano com um produto tipomultiuso; Resultado: Jamais conseguimos beber a agua do filtro depois dessa “limpeza”, a agua fica com o gosto do produto. O filtro esta inutilizado. Entretanto este fato remete a utilização de produto conveniente, tipo prata-coloidal !!?–q tal a sugestão Sonia? WS

    Curtir

  4. Oi, WS, não se deve usar nada além de água e uma escovinha, esponja ou pano para limpar o filtro. O barro é poroso e absorveria qualquer coisa que estivesse junto. Com o tempo fica escuro, limoso, é normal.Pela mesma razão não se usa detergente em panelas de pedra-sabão.

    Curtir

  5. Sonia, Sempre usei filtros de barro para filtragem da água, sempre São João, aqueles tradicionais. Ótimos. A cozinha do apto. onde moro hoje é supermoderna, e aquele design tradicional dos filtros São João não estava combinando nem um pouco, e eu estava pensando em trocar por um desses que se pode colocar até mesmo sob a pia. Bobagem, a própria Cer. Stéfani fabricou um filtro ma ra vilho so, que pode ser encontrado até na cor preta (igual a dos meus armários. rsrs). Ganhou com este filtro um prêmio internacional – design award winner 2004. Agora tenho água da melhor qualidade, fresquinha e filtro premiado. Não é tudo de bom?bjs e parabéns pelo blog.

    Curtir

  6. Tudo de bom mesmo, xará! Abração!

    Curtir

  7. correção:com o que posso escovar as velas do filtro para limpalas?

    Curtir

  8. Oi, Victor, com uma escovinha tipo de unhas, por ex

    Curtir

  9. posso utilizar uma esponja?se sim devo utilizar o lado macio ou o aspero?

    Curtir

  10. Escovinha é melhor para limpar os poros da vela, não?

    Curtir

  11. muito obrigado sonia.fiquei horas pesquisando na internet com o que limpar as velas e não achei nada.ainda bem que achei o seu blog vlw!!!

    Curtir

  12. Olá Sonia, a menos de 2 semanas comprei um Sao Joao da stefani. e ja nos primeiros litros d'agua sentiamos gosto e cheiro ruim(entre borracha e plástico), e nao foi embora, diminuiu um pouco. só nos ultimos 2 dias fiz ele filtrar uns 50 litros e continua do mesmo jeito, cheiro bem fraco, mas gosto, parece como tomar plástico, tem alguma dica para melhorar isto?Belo Blog, Desde ja obrigadoAndre

    Curtir

  13. Oi, André, a dica é: paciência. O barro, a vela, tudo enquanto novo tem gosto e cheiro, depois desaparece no devido tempo. Um abraço!

    Curtir

  14. Oi, Sônia! Inicialmente, parabéns pelo seu blog e pela iniciativa. O encontrei pesquisando informações para o mesmo problema apontado pela Danitchka (15.06.10 – 19:46). Encontrei alguns insetos bem pequenos nadando na água e concentrados num pedaço da borda do meu filtro de barro. Você por acaso saberia me dizer de que tipo podem ser estes minúsculos invasores e se causam alguma doença ou problema à saúde humana? Suspendi o consumo da água do filtro em questão até maiores informações. Desde já agradeço sua resposta. Um abraço. Joao

    Curtir

  15. Oi, João, você me faz lembrar uma frase famosa: O preço da liberdade é a eterna vigilância. O filtro pode ser bom, mas vida quer viver e insetinhos aparecem nos lugares menos prováveis. Outro dia, viajando de avião, olhava eu pela janela quando vi um insetinho cascudo andando muito à vontade entre as duas lâminas de material plástico que formam a janela.No seu lugar, eu lavaria bem o local com uma escovinha, poria uma nova água e não me preocuparia mais com isso. Não acredito que sejam causadores de problemas. Um abraço!

    Curtir

  16. ufa! li toddos os comentaarios, Sonia, aacrredita? vi que os filtros de barro são muito bons mas tem alguns incovenientes. então, qual o “segundo” melhor filtro, depois do de barro ??? Pois vou testar esse “segundo”, ao invés de comprar o de barro, pois não quero esses inconvenientes do de barro, como esperar e esperar o gosto da água melhorar… E a vela do filtro, vc sabe qual a melhor? ou são todas iguais? um abraço!

    Curtir

  17. Oi, Alexandre, acho que devem existir muitos “segundos”, teste você e depois conte pra nós, tá bem? As velas… são as que a gente encontra no mercado. Salus, ou Stefani, ou… Um abraço!

    Curtir

  18. Acabei de devorar o post e os comentários (especialmente as suas respostas). Estava em dúvida sobre que filtro comprar, porque cansei de tomar água em garrafa de plástico (e com isso tomar plástico e produzir lixo!). Minha sogra tem um São João e me aconselhou nesse sentido. Agora saber que é um dos melhores filtros existentes… vou fechar o negócio ainda hoje. Pena que não é em todo lugar que você acha esse tipo de filtro, pelo menos não aqui em Curitiba. beijos!

    Curtir

  19. “flúor na água, que é benéfico ao ser humano”É isso que a Ceramica Stéfani diz em seu web site. Será que eles bebem suco de flúor todos os dias no almoço já que segundo eles é saudável?

    Curtir

  20. Oi Sonia , tabém tenho filtro de barro há anos e de uns meses pra cá apareceram uns bichinhos na superficie da água e não adianta lavar que eles aparecem de novo , não tem nada com a água da caixa que vem limpa , tenho um bebê e estou com medo de dar e água do filtro pra ele , acho que vou ter que me desfazer dele , espero descobrir o que são esses bichinhos e como me livrar deles, amei seu blog , vc está de parabéns ! Um super beijo !!!

    Curtir

  21. Bom, se os bichinhos não vêm na água, devem entrar por algum buraquinho ou ter ninho em algum lugar dentro do filtro que não se está conseguindo lavar bem. Como o barro é uma superfície porosa, de vez em quando tem que ser escovado com bastante atenção aos recantos. E a vela também.Mas como você sabe que os ovinhos não vêm da água da caixa? Um abraço!

    Curtir

  22. Olá, muito legal este blog!!Para quem se interessa por História, segue link de artigo sobre a origem da filtração doméstica em SP, publicado na revista do Museu Paulista:http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v12n1/17.pdf

    Curtir

  23. Oi, Julio Cesar, muito bom o artigo, esclarecedor e gostoso de ler. Tão bom quanto os filtros de barro! 😉 Obrigada, um abraço!

    Curtir

  24. OiAchei esse blog ao pesquisar sobre vela de tripla ação.Gostaria de contribuir a respeito da aquisição de novos filtros de barro.Eu comprei o meu São João, e na época eu quase joguei fora por conta do gosto que ficava na água, mesmo filtrando várias vezes pra ver se passava. Ai, meu avô pediu pra trocar a vela por de carvão, porque a original que veio era vela simples… E tudo mudou, a água ficou ótima! Fica aí a dica pra facilitar….Hoje estou procurando outra vela pra trocar, pois não sei se é porque a minha fez um ano de uso ou porque os encanamentos do meu novo apto é de ferro, mas a água está com gosto(ou é cisma minha).Fui nas ruas procurar vela, estou com dificuldade pois há poucos modelos e marcas, e fiquei sabendo da vela tripla ação porém não a encontrei, só pela net mesmo…

    Curtir

  25. Aaah, então tá explicado o problema do gosto ruim: não é do filtro. Eu sempre usei vela de carvão. nem sabia que existia outra. Valeu, Caroline!

    Curtir

  26. Tenho um filtro Cássia já faz mais de um ano. Nos primeiros dias a água tinha um gosto forte de barro, mas com o tempo e algumas lavagens esse gosto saiu. O problema é que após alguns dias de tê-lo enchido ele parece que mofa, e a água vai adquirindo um gosto não muito agradável. Voltando a lavá-lo a água consequentemente volta a ficar boa. Porém esse processo tem que ser feito com uma frequência muito grande. Gostaria de saber se não existe uma maneira de fazer com o filtro não mofe. Me disseram pra passar cera incolor por fora, mas não sei se esse método é confiável. Gostaria de saber sua opinião.

    Curtir

  27. Oi, Monique, nunca ouvi falar desse filtro Cassia. É do mesmo tipo desse Stéfani da foto – barro, 2 andares? vela de carvão ativado?O meu tem 5 anos e a água é sempre boa. Claro que quando troco a vela o sabor da água fica mais acre por uns bons litros, depois normaliza.Achei completamente punk a ideia de passar cera… Isso sim estragaria a água para todo o sempre, não? Um abraço!

    Curtir

  28. Sim é do mesmo tipo desse stéfani. O filtro é ótimo, o único probleminha é o aparecimento dessa espécie de mofo por fora dele. É necessário lavá-lo com uma certa frequência, no mais ele é muito bom. Com relação à idéia da cera, também achei muito estranho, por isso resolvi nem arriscar. Abraço!

    Curtir

  29. hum… depois de ler tudo isso vou lá tomar um copão d'água do meu filtro São João 😀

    Curtir

  30. Meus avós sempre usaram filtro de barro. Meus pais tambem. E eu depois de algum tempo morando sozinho, passei a usar “agua mineral” engarrafada de 20 litros porque era mais prático. Parei de usar essa agua no dia que descobri minúsculos resíduos estranhos boiando dentro dela. Voltei a usar filtro de barro. Quando ele é novo, é normal o gosto de barro durante alguns dias. Mas esse processo de retirada do gosto de barro pode ser acelerado mergulhando por inteiro o filtro num recipiente grande (tipo tanque de lavar roupa) com bastante agua e limão, antes de usá-lo pela primeira vez. Varios limões espremidos dentro da agua, depois as cascas também são deixadas lá dentro dessa agua de molho por um ou dois dias. O filtro tem que estar completamente submerso, as duas partes dele e as velas inclusive. Se não couber inteiro no tanque, coloca a outra parte do filtro num balde grande. Troca-se essa agua, repetindo-se todo o processo por 15 a 20 dias ininterruptos. Depois disso é só usar. É o que uso aqui em casa e estou bastante satisfeito, ainda mais agora depois de ter lido tudo isso. Outra coisa: aquele limo que se forma na superfície externa do filtro é normal, é característica do barro. Toda minha família sempre usou esses filtros e sempre teve saúde. Meu avô morreu do coração aos 88 anos, minha avó de causas naturais aos 92. Eles não tomavam remédios, só homeopatia e chás naturais. Sonia, parabéns pelo excelente trabalho, e por acreditar que o melhor uso que podemos fazer do conhecimento é faze-lo circular, divulgando-o a todos. Que Deus te ilumine sempre e te traga muitas alegrias. Voce é uma pessoa rara, estou admirado. Me transformei imediatamente em seu fã.

    Curtir

  31. Oi, Eduardo, obrigada pelas dicas e pelas boa avaliação do meu trabalho. Um abração!

    Curtir

  32. Estou usando o filtro de cerãmica São João pela segunda vez em quatro anos e estou constatando como baixou a qualidade.Esse último q estou usando,não tem dois anos e está vazando e “suando” fora do normal e estragou o tampo da bancada do meu ateliê.Entrei em contato com a empresa e eles me sugeriram enviar a nota fiscal,e fariam a reposição.Não possuo mais a nota,pois comprei em um Supermercado e,ninguém guarda nota de Supermercados,mesmo porquê eu confiava na marca e,jamais pensei no transtorno que estou passando,tendo que colocar panos durante a noite,porque enche até a bandeja apropriada para filtros,até que eu possa comprar outro(de outra marca,é claro).

    Curtir

  33. Vasamento…!!??Cara cidinha; só se for na junta da torneira. Então basta apertar a rosca interna. Atenção! solte um pouco antes, (meia volta)e retorne a apertar direito. A menos q esteje faltando o anel de borracha, estara tudo resolvido. (bem mais facil de resolver q o da usina no Japão).Ha! não despreze a base (suporte)motivo dele “suar”…(W's)

    Curtir

  34. Oi, Cidinha, o William pode ter razão; todos os meus problemas com os filtros foram de rosca – fundo, velas, torneira. As arruelas de borracha ou silicone são indipensáveis e às vezes ressecam – ou saem do lugar, até por excesso de pressão. Não desanime. Vai ver esse filtro é o seu Mestre da Paciência em ação! Um abraço!

    Curtir

  35. Sonia querida,pesquisando sobre filtros voltei hj ao seu blog, sempre muito útil.GratidãoSylvia

    Curtir

  36. Boa tarde Moro em Belém do Pará e ultimamente me interessei em ter um filtro de barro em casa, mas de divulgar a idéia de se ter um filtro desses em casa. Já dei um para um amigo que tem crianças em casa. O problema é que aqui no Pará não encontramos o filtro São João. Contudo, na Vila de Icoaracy, as olarias produzem um filtro de barro inteiro, composto por uma espécie de vaso que entra na peça maior e, pelo furo, se introduz uma vela filtrante. Como nos comentários anteriores, há mofo somente na parte externa. Ainda assim, faço limpeza no filtro de duas em duas semanas. A água é sempre fresquinha e sem o gosto de barro.

    Curtir

  37. Oi, Sylvia, gratidão minha também!

    Curtir

  38. Oi, Jefferson, então o funcionamento é semelhante e só a arquitetura é diferente, né? O pessoal das olarias sabe contar a história? Obrigada, um abraço!

    Curtir

  39. ola sonia …muito prazer em conhece la mesmo que virtualmente….procurava um filtro de ceramica pelo google e acabei neste maravilhoso blog.vpce sabe alguma coisa sobre filtros de ceramica esmaltados por fora ????com decoraçoes florais?????há um lugar aqui perto de porto alegre rs chamado Viamao que fabrica filtros ceramicos deste tipo. terao as mesmas propriedades e sem toxicidade das tintas decorativas ????o valor é 195,e nao tenho nem ideia dos valores da stefani.abraços maria izabel

    Curtir

  40. Oi, Bell, existe uma diferença entre filtro de barro e talha de cerâmica. Estas não são tão boas. O barro é neutro e não cria tantos fungos quanto outros materiais. Um abraço!

    Curtir

  41. Oi sônia, eu estava procurando na net informações sobre o bicho d'agua, é um bichinho branquinho que aparece no reservatório da água filtrada nos filtros de barro, geralmente eles ficam boiando na superficie dos reservatórios, eles apareceram no meu filtro e eu ja tentei de tudo, ja lavei jogando toda a agua fora, passei detergente e outros produtos de limpeza, no entanto não adianta, passam-se alguns dias e lá estão eles de volta, aparentemente são inofensivos, temos tomado a agua aqui em casa e não tivemos nenhum problema, porém eu não sei nada sobre ele, procurei na net e não achei nada a não ser as informações que vc passa no seu blog sobre os filtros, se puder e souber alguma informação sobre esse bichinho me responda por favor, desde ja obrigado!

    Curtir

  42. Oi, Guinawander, eu acho que uma das funções desse bichinho é nos lembrar de que nunca estamos sós. Se pensarmos que existem mais bactérias do que células num corpo humano já poderemos ter uma ideia da coisa. Toda a natureza é feita de interações bióticas e esses bichinhos, certamente inofensicos, estão ali porque as condições da superfície permitem. Não é falta de higiene – e nem se deve passar sabão ou detergente dentro dos filtros de barro, porque eles são porosos e vão absorver os tensoativos da vida. Excesso de zelo também faz mal. Viva feliz com seu filtro! Um abraço!

    Curtir

  43. sobre os bichinhos brancos.Higienizar a caixa d'agua urgente. williams

    Curtir

  44. Botou o dedo na ferida, William. É a caixa d'água, onde bucólicas aranhas se alimentam dos mosquitinhos da água. Tem que lavar com água sanitária e escova, enxaguar bem, vedar bem a tampa, verificar vazamentos e rachaduras… e ver se melhora :-)Ê leitorado bão esse! Obrigada e um abraço!

    Curtir

  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    Curtir

  46. Oi, SandraEm janeiro deste ano comprei um filtro de barro (São João-Stéfani) após saber desta sua matéria aqui no blog. Ontem, notei uns pontinhos pretos no interior do reservatório inferior. Achei que fosse mofo. Enchi o reservatório inferior com água e água sanitária (na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água), deixei de molho por uma hora e o lavei (com água corrente e uma escova macia destinada apenas para a limpeza do filtro). Não resolveu.Agora, vi aqui nas postagens que tais pontinhos pretos são resultantes do carvão da vela, sem prejuízos para o consumo da água.Minha dúvida é: o fato de ter usado água sanitária para lavar a parte interna do reservatório pode ter prejudicado de alguma forma meu filtro de barro?Um abraço e uma feliz Páscoa!

    Curtir

  47. Sandra sou eu? Tudo bem, começa com S ;-)Acho que não tem o menor problema você ter usado água sanitária. Se pensar bem, a água que vem clorada da torneira e entra no filtro também tem resíduos, até do próprio cano. Sugiro enxaguar bem e esquecer o assunto. Um abraço, feliz Páscoa pra você também!

    Curtir

  48. Oi Sônia. Meu nome é Francisco e sou inventor. Adorei esse blog.Pois acredito mais nesse tipo de filtragem. A água da rede pública já contem cloro, o que diminui significativamente as bactérias. E o trabalho dos filtros de barro é reter as partículas pesadas da água como ferro, lama, chumbo, entre outras coisas e o próprio cloro. Também somar na retenção e diminuição das bactérias que resistem ao cloro ou aparecem da encanação. Muitos purificadores elétricos também pegam carona no trabalho do cloro. Más a filtragem mais refinada é a gota a gota.Sobre meu invento trata-se de uma escova para escovar as velas de cerâmica sem a nessessidade de removê-las do fíltro.Evitando assim o risco de danificar os fíltros e até de quebrá-los.Já está patenteada e estou procurando um sócio para que possamos lançá-la no mercado. Mais detalhes pelo email fcacfrancisco@hotmail.comUm abraço.Francisco

    Curtir

  49. Oba, Francisco! Muito boa sorte para você e seu projeto. Quando tiver pra vender, manda a foto? Abração!

    Curtir

  50. Teste de eficiência.Sou eu denovo Francisco da cidade de Pastos-Bons no Maranhão,(o inventor da escova para velas cerâmicas).Antes que esqueça. Nós temmos um fíltro de barro são joão da Stéfani há uns vinte anos. É ótimo. O que quero dizer agora é que um teste símples de eficiência de um fíltro de barro é que, verifique se está com as roscas vedadas, e observe que dentro de uma semana haverá retensão de resíduos nas velas, gradualmente chegará a um ponto que elas ficarão impermeabilizadas.E só conheço tal retensão a ponto de impermeabilizar, nesses tipos de fíltro.A impermeabilização é sinal de eficiência em reteção.Preciso falar mais alguma coisa?Um abraço.

    Curtir