Almanaque do banheiro: Alô, herpes? Tchau tchau!

112-P1000742

Só quem tem herpes sabe o inferninho que é. Tenho de vez em quando e quase sempre consigo localizar a causa. A penúltima foi um vinho que caiu mal no fim de um dia de viagem, o corpo não deu conta. Sorte que estava na casa da minha querida amiga Susana Ayres, terapeuta de múltiplos talentos, que quando soube me deu a dica perfeita: banhar o local com a fumaça da moxa, ou seja, acender o bastão de moxa e deixar a fumaça inundar a região afetada.

Moxa é a folha da artemísia pilada até virar uma lãzinha. Pode vir solta ou prensada em forma de pequenos cones ou bastões. O bastão é bem fácil de usar. Basta descascar 1cm da embalagem externa, de papel grosso, atear fogo e aproximá-la delicadamente ao local estratégico, tomando cuidado para não queimar a pele. O nome do processo é moxabustão.

  • Mas vou tratar calor com calor?, me espantei. Em medicina tradicional chinesa geralmente se trata o quente com o neutro ou o fresco, e herpes é um sintoma de calor e umidade.
  • Nesse caso sim, respondeu ela, explicando que era para usar só a fumaça, sem aproximar a brasa. Depois a Denise Moraes, minha querida acupunturista de Itaipava, disse que também para hemorroidas esse banho de fumaça de moxa é um sucesso.

Pois foi! Tratei, e na manhã seguinte não tinha mais nada. Até esperei a noite para confirmar, porque às vezes o herpes quer sair de qualquer jeito – você passa algo, ele desaparece dali mas surge em outro lado. Pois este desapareceu de fato.

Contei o caso para minha querida médica homeopata, a Vanize Eyer, que também é rápida no gatilho, e ela já foi me dando outra receita: um creminho com florais – Spinifex, Linum, Fringed Violet e Crab Apple. Mandei fazer e guardei. Outro dia comprei um frango que diziam caipira, puro engano: comi e deu herpes. Mais que depressa passei o creminho e não senti mais o desconforto. Em dois dias a erupção sumiu.

Ô coisa boa!

53 comentários em Almanaque do banheiro: Alô, herpes? Tchau tchau!

  1. sandra fabian // 3 abril 2014 às 21:50 // Resposta

    Sonia, li tudo, tudinho e espero que a moxa resolva para o meu marido ele esta com herpes zoster a 40 dias, com uma dor insuportável esta tomando ate morfina, mas não esta resolvendo, e hoje conheci a moxa.Fiquei na duvida quantas vezes por dia devo fazer a fumaça nele, e este outro medicamento c 6 o que e, fiquei na duvida. Obrigada

    Curtir

  2. Sandra, herpes zoster é muito mais complicado. Ele precisaria primeiro aumentar a imunidade, porque geralmente são as baixas defesas que permitem a manifestação da herpes zoster, ou um acúmulo de toxinas e acidez (de tomate, pimentão, beringela e batata, por ex, vinagre e outros ácidos, leite, queijo e semelhantes, açúcar, produtos de padaria). Também seria bom saber se há alguma verminose ou protozoose minando as defesas (mais sobre isso em http://www.correcotia.com/vermes).

    Curtir

  3. Olá, Sonia….li os comentários e resposta e resolvi fazer o creme. Vou levar ainda hj para manipular. estou c herpes genital a uma semana, é o primeiro surto e estou apavorada. Agora até nas nádegas. Estou usando o creme aciclovir. O creme de florais é mais eficaz? Um abraço e de mando notícias. Sá

    Curtir

  4. Boa tarde, postei um comentário e não tive resposta….comprei o creme e vou usar…o aciclovir estou aplicando uma camada de creme e outra de hipoglós, recomendação do médico, faço assim com o creme de florais?
    Aguardo retorno…

    Curtir

  5. Sá, eu não poria hipoglós em algo que quer sair: corre o risco de fazer a infecção migrar para dentro. Desculpe, mas também não gosto de aciclovir nem da medicina alopática em geral, salvo raras exceções. Por isso fiz um post colocando alternativas. E nada tenho a acrescentar ao que foi escrito. Um abraço!

    Curtir

  6. Olá…Sonia. Obrigada pela dica. Apliquei duas vezes e já estou me sentido melhor. As feridas são grandinhas e esta sangrando. Vou eliminar o Hipoglos e aplicar apenas o creme. Estou sentindo dores nas costas e com dificuldade para urinar . Tb dores de cabeça e muito desconforto. Estes sintomas é referente a herpes? Obrigada. Sá.

    Curtir

  7. Herpes é um sintoma de baixa imunidade, entre outras coisas como calor, umidade, toxinas. Pode fazer parte desse quadro que você descreve. Leu os comentários neste post e as respostas a eles? Sempre sugiro melhorar a alimentação para recuperar a saúde e a imunidade. Um abraço!

    Curtir

  8. Olá….boa noite!
    Já vai fazer 25 dias que estou com herpes genital. As bolhas já estouram, sangraram, curaram, mas as da nádegas ainda persistem. Sinto muito formigamento e muita coceira. Gostaria de saber se é assim mesmo. E se vai demorar para voltar ao normal. É muito desconfortante e não consigo ficar sentada por muito tempo. Aguardo retorno. Sá.

    Curtir

  9. Sá, minha bola de cristal está de folga hoje, mas acho que você está exageradamente afetada por essa crise e deve prestar mais atenção ao que está comendo e bebendo. Se puder ler os comentários que há nesse post, e as minhas respostas, pode ser que venha a entender melhor a sua própria situação. Um abraço!

    Curtir

  10. Oi Sônia,
    o herpes que me acometeu foi vaginal. Tive uma terceira recorrência em dois meses, e agora o local está dolorido novamente, aquela horrível sensação difusa. Posso usar a moxa e a pomada.
    Admirido o seu trabalho. Obrigada!!
    Bjs

    Curtir

  11. Oi SOnia,
    o herpes que me apareceu é genital. Tive tres recorrências em dois meses. Hoje, a dor difusa voltou e aquele desconforto. Posso usar os dois tratamentos, moxa e pomada. Obrigada pela ajuda!

    Curtir

  12. Oi Sonia ! dá a dica de uma nutricionista que acredite nestes princípios. Digo naturais!
    Bjs e muito obrigada!!!

    Curtir

  13. Teresa, para herpes vaginal eu usaria somente a moxa. Você tem que sentar no bidê, por exemplo, e dar um jeito de colocar a moxa acesa embaixo, de um jeito que a fumaça atinja a parte afetada.

    Nutricionista: no Rio indico Luciana Ayer, tel 2255-4570, e em SP Denise Carreiro, http://www.denisecarreiro.com.br . Em outras cidades, não conheço.

    Curtir

  14. Oi Sonia! que bom existirem pessoas como vc! Que Deus te de saúde!
    Há mais ou menos um ano sinto pressões nos dentes, as vezes um pouco menos, as vezes mais intensa.Começei a sentir uma coceira, ardência na área pubiana e tb no anus. As vezes sentia como se tivesse algo andando em toda essa área. Logo depois, saiu o herpes. Fui a ginecologista que medicou aciclovir, melhorei e após um tempo, novamente a presona n grata reapareceu.Estou a dois meses nesta luta. O que vc acha! Muito Obrigada.

    Curtir

  15. Cristina, acho que você deve avaliar sua alimentação e ver se há algum motivo para sua imunidade estar baixa. Stress, verminose e candidíase influem nisso. Um abraço!

    Curtir

  16. Olá Dra. Sônia, parabéns pela qualidade das informações.. tive duas reicidivas de herpes genital em menos de 1mês, vi mêz passado aqui a utilização moxa bastão como alternativa para redução do tempo de cicatrização e em 3dias resolveu. Estou no segundo surto e dessa vez mais intenso q o primeiro, ainda no prodomo iniciei a utilização da moxa e associado estou tomando L-Lisina ao invés do aciclovir oral. Vi boas dicas de alimentação para redução das reicidivas,
    principalmente com a redução da ingestão de Arginina. Quando teremos um livro da senhora com ensinamentos para combate a essa chata doença crônica?
    Apos o banho de fumaça é necessário lavar imediatamente a região da aplicação ou é melhor da um tempo e qual seria esse tempo?

    Grato,

    Paulo

    Curtir

  17. Paulo, não tem que lavar nada. A fumaça banho o lugar e a fuligem que fica é terapêutica. Para curar queimaduras graves se utiliza a cinza da moxa misturada com óleo de gergelim, fazendo uma casca no local, que gruda, protege e faz cicatrizar de dentro para fora. Essa artemísia é maravilhosa… Um abraço!

    Curtir

  18. Armando!

    Você falou de alguns alimentos que propicia HERPES como suco de laranja, ice tea, chocolate… onde posso encontrar lista de alimentos para evitar erupção?
    Por que o CHOCOLATE faz MAL para quem tem HERPES.
    Minha mulher viviada em CHOCOLATE e tem HERPES!!!! E tem erupção diretamente – mas diz que não para de comer chocolate!! Fico triste e quero ajudá-la, mas sei que depende dela, mas se eu souber de mais detalhes posso o-la a parar de comer chocolate!!!!!
    Não como carne – linguiça, mas uso mostarda, suco de laranja em excesso e chocolate em excesso duplo…..
    CHOCOLATE É UM GRANDE AMAL?

    Obrigado e parabéns?

    Curtir

  19. Armando, em geral são alimentos excessivamente quentes e ácidos. Chocolate em excesso pode ser um grande mal, porque significa muito açúcar e muita gordura para dar trabalho ao fígado.

    Às vezes a pessoa fica viciada em doces por causa de vermes, que se alimentam muito de açúcar. Mais sobre isso em http://www.correcotia.com/vermes . Boa sorte pra vocês dois!

    Curtir

  20. Oi Sônia. Fiquei muito feliz de saber que existem tratamentos alternativos para a herpes. Estou na primeira crise há uma semana e não aguento mais de dor. Vou tentar fazer o tratamento com moxa ainda hoje.
    Queria saber de você se já te aconteceu outras vezes desde a postagem e se usou moxa novamente.
    O efeito foi o mesmo?

    Curtir

  21. Sim, sempre que a moxa é aplicada faz bom efeito.

    Curtir

  22. sonia tenho herpes a uns 4 anos mais nao doi nem nada so fica umas bolhas de ar no penis a minha nao foi pega pelo banheiro como eu consigo eliminar essa praga?obg!!!

    Curtir

  23. Sonia se uma pessoa portadora de herpes, se tiver que fazer quimioterapia, onde o sistema imune fica totalmente debilitado como é feito o tratamento pro herpes????

    Curtir

  24. A pessoa fica muito mal ??

    Curtir

  25. Anônimo, quimioterapia é das piores coisas que podem acontecer na vida de alguém. O que a pessoa precisa é saber se de fato é necessária. E cuidar da alimentação para levantar a imunidade.

    Curtir

  26. O chá unha de gato quando a pessoa está na crise, serve para destruir o vírus da herpes???

    Curtir

  27. Estou tendo crises de herpes menos de dois meses uma da outra estou muito abatida, não tenho a menor noção como adquiri esse vírus, sou casada nunca namorei outro homem que não fosse meu marido, ele não tem, pelo menos nunca se manifestou nele, estou completamente arrasada, me sinto diferente, parece que estou vivendo um pesadelo, me ajude Sonia. Minha ginecologista me recrutou um remédio pra eu tomar durante três meses para não ter crises, mas tenho medo de ficar tomando remédio direto, cuido bem da minha alimentação, tenho uma vida , diria saudável, não como chocolate nem refri nem fritura, não sei mais o que fazer, ninguém sabe na minha casa nem meu marido não tive coragem de contar, sofro sozinha. Me mostre uma luz. Drus te abençoe.

    Curtir

  28. Resposta aos dois comentários acima: leiam o post e os comentários já respondidos para entender melhor o que é herpes. Não é DST, doença sexualmente transmissível, embora também possa ser adquirido por contato, se a vítima estiver com imunidade baixa. Herpes deriva de calor, comidas quentes, cabeça quente, e não é nada demais. Vírus geralmente não é o demônio que pintam nele.

    O chá de unha-de-gato serve para levantar a imunidade.

    Curtir

  29. Oi Sônia tenha um excelente final de semana, ao ler seu comentário me deixou um pouco tranqüila , estou usando o oleo de coco em cápsulas e tb como muito coco na minha dieta, tomo vitamina C e faço o que posso para fortalecer o sistema imunologico, já encomendei a LLisina só que ainda não chegou, pois vem do exterior, sei ué esse é um site natureba, mas me diga a eficácia da pomada oxyfend?? Onde moro não existe a moxa, a acupuntura ela ajuda no combate às recidivas do heroes?? Outra coisa você sabe me informar um médico homeopata em Firtaleza Ceará?? Agradeço a Deus por você existir. Abç.

    Curtir

  30. Recidivas do herpes corrigindo

    Curtir

  31. Sonia que devo tomar para verminose?? Faz tempo que não tomo remédios para vermes. Obg.

    Curtir

  32. Anônima de Fortaleza, onde há acupuntura há moxa. Não conheço a pomada mas sei que a moxa é melhor do que ela. E infelizmente não sei indicar ninguém em Fortaleza. Já procurou em lojas e restaurantes naturais? Os acupunturistas muitas vezes os frequentam e deixam lá seus cartões. Um abraço!

    Curtir

  33. Bom dia Sonia olha o que encontrei nas minhas buscas pela internete . Foi descoberta a cura da hepatite C. Foi descoberta a cura do herpes.
    Credito desta Postagem: Robert soares

    Credito desta Postagem (Robert soares) Obrigado amigo!!!!

    Curtir

  34. Uma pesquisa feita por pesquisadores russos encontraram um medicamento que testados em 30 pessoas foi 100% eliminado os vírus do herpes da hepatite C, já estão na fabricação agora só não sei quando chegará ao Brasil e se há veracidade dessa matéria, mas devo confessar que me deixou muuuuuito feliz é uma luz brilhou no fim do túnel, se você puder e quiser pode averiguar essa informação. Tenha um bom dia.

    Curtir

  35. CONHEÇA A PESQUISA

    Título original: Targeting the JMJD2 Histone Demethylases to Epigenetically Control Herpesvirus Infection and Reactivation from Latency

    Onde foi divulgada: periódico Science Translational Medicine

    Quem fez: Yu Liang, Jodi L. Vogel, Jesse H. Arbuckle, Ganesha Rai, Ajit Jadhav, Anton Simeonov, David J. Maloney, Thomas M. Kristie

    Instituição: Instituto Nacional de Saúde (NHI) dos Estados Unidos

    Resultado: O novo composto desenvolvido pelo NHI impede que o vírus expresse seus genes, evitando que esse se multiplique, danificando as células em seu entorno. Ele também impede que o vírus seja reativado a partir do estado de latência.

    Curtir

  36. Essa substancia desenvolvida pelo grupo do pesquisador Serguêi Rodionov na Academia Estatal de Medicina dos Urais (UGMA), foi nomeada de alfafetaproteína. No mercado, seu nome fantasia será sob a marca “Profetal”. Uhuuuuu se Deus quiser vai ser dessa vez a cura total.

    Curtir

  37. Olá, Sônia!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la por este blog tão informativo e útil e também agradecer a sua bondade por compartilhar o seu conhecimento com as outras pessoas, ajudando-as dessa forma.

    Em segundo lugar, queria lhe perguntar se você conhece
    algum(a) homeopata em São Paulo que poderia me prescrever a receita do creme com florais que você indicou neste blog.

    Também gostei da dica da moxa (com Artemisia). Mas, no meu caso, acho que seria melhor um gel/creme de Artemisia, visto que as lesões do herpes costumam aparecer no colo de meu útero, causando-me corrimento. A Farmácia Accorsi, em Piracicaba, manipula vários géis úteis, incluindo alguns específicos para herpes: guaçatonga, própolis etc. Eu poderia verificar se eles manipulam algum com Artemisia. O que me chamou a atenção nessa sua dica é que você disse que, no local onde usou a moxa, não apareceram mais lesões.
    (Corrija-me, por favor, se eu tiver entendido errado.) Fiquei bastante interessada nessa planta.

    Aguardo sua resposta sobre o/a homeopata em São Paulo e agradeço sua atenção.

    Um abraço.

    Cristiane

    Curtir

  38. Estou ansiosa para saber sua opinião sobre esse medicamento russo, que promete exterminar o herpes de vez. Att

    Curtir

  39. Boa noite Sônia!
    Tenho herpes genital e utilizei a técnica da Moxa hoje… No entanto a ferida aumentou muito, como se tivesse piorado… Isso é normal? Não encostei o bastao de moxa, mas coloquei o mais próximo possível… Na hora não senti absolutamente nenhum desconforto, mas agora estou com uma dor muito forte. É conhecido que possa “piorar para melhorar”? Obrigada!!!

    Curtir

  40. Olá,
    Prezada Sonia, nunca fui muito crédulo quanto a tratamentos alternativos. Mas tenho que dar o meu braço a torcer… Em 2012 tive ao menos 7 crises de herpes labial, a minha qualidade de vida caiu horrivelmente… Quando o tratamento tradicional deixou de funcionar, resolvi apelar para tudo, e encontrei o teu post; segui a dica do bastão de moxa. Todas as vezes que apliquei a fumaça, no início da lesão, o ciclo viral foi muito, muito rápido. Em 2013 e 2014 tive uma folga dessa coisa horrível. Agora, entretanto, a maldita voltou: o lábio superior inchou, achei que fosse por causa de queimadura com chá muito quente, de modo que coloquei só gelo e tomei anti-inflamatório. Somente no outro dia, fiz a combustão com o bastão… Permaneci com um desconforto, e achei que não fosse herpes, mas, dois dias depois, os sintomas ficaram mais claros de que se trata de herpes, só que no ciclo final, aquele da casquinha. A lesão foi mínima, não se comparando as que já tive. Detalhe que não usei nenhum tipo de medicamento convencional, como aciclovir e seus derivados. Creio piamente que não seja placebo, pois quando usei o bastão acreditava que não era herpes, como disse, somente diagnostiquei dias depois, e fiz a combustão mais por precaução do que qualquer outra coisa. A ciência deveria estudar o mecanismo da losna no controle da doença, alguma reação deve acelerar o ciclo viral, modo muito mais eficaz que o aciclovir.

    Curtir

  41. Mariane, o que se faz é dar um banho de fumaça na erupção, não um banho de calor. Tinha mesmo que piorar. Peço que releia o post e os comentários, especialmente este depois do seu.

    Anônimo, a saúde é subversiva porque não dá lucro a ninguém! Quem disse que “eles” vão ganhar dinheiro com uma reles lãzinha de artemísia defumando a moxa? Quanto ganham com os aciclovir da vida? Quem patrocina o supostamente “científico”? Científica foi sua experiência, pode ter certeza!

    Curtir

  42. Cara Sônia você não respondeu, o que eu postei sobre a vacina russa aí está toda a matéria, é muito importante pra mim a sua opinião. Postei em janeiro no blog. Aguardo resposta

    Curtir

  43. Cearense guerreira, tb sou cearense e tb tenho herpes, sofro assim como todos que tem esse maldito virus, gostaria de saber como é feito o chá da semente de sucupira e quantas vezes se toma por dia, acredito no Deus do impossível e é isso que me mantém de pé. Aguardo sua resposta

    Curtir

  44. Olá sônia hirsch ,quero deixar meu muito obrigado a vc e a raquel pois estava apavorada com herpes q costuma sair bem no meu bumbum fica horrível não dá nem pra sentar direito,saiu a noite e eu estava sem nenhum recurso mas sabia q tinha agir rápido foi qdo vi a dica da raquel do xixi nao pensei duas vezes e a monstruosa herpes nem chegou a apontar que deus continue abençoando a todos vcs obrigada!!

    Curtir

  45. Gente é pra brilhar, não pra sofrer com herpes.
    Não me interessa a vacina russa, anônimo. Prefiro a saúde e os cuidados caseiros. Autoconhecimento é tudo de bom.
    E quando eu não responder, de duas, uma: ou não tenho nada a dizer, ou estou sem tempo e priorizo as questões que me parecem mais sérias.

    E vivam as boas dicas, como a da Raquel – xixi no herpes – e os bons retornos, como o da leitora acima! Abraços a todos

    Curtir

  46. Cara Sônia pois a vacina russa se for mesmo verdade muito me interessa, só em saber que eu posso ser curada desse vírus horrivel, me deixa muito feliz, não só a mim mas acho que muita gente que assim como eu sofre recidivas mensais, mesmo cuidando da alimentação tomando um monte de suplementos para fortalecer o sistema imunologico e nada resolve!!! Essa vacina seria a glória.

    Curtir

  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    Curtir

  48. Para herpes, oque normalmente indico é pomada de Guaçatonga (Casearia sylvestris) em 30%, muito melhor que aciclovir, mesmo se já houver lesão, a cicatrização ocorre muito rápido e se transforma em uma lesão como um corte, e não aquela típica do herpes. Parabéns pelo site. Abraço.

    Curtir

  49. medidas adotadas:
    parei definitivamente de usar de cuecas (só serve para gastar dinheiro e deixar a região abafada);
    quando vou urinar, molho a ponta do dedo e aplico o líquido onde o ciclo quer começar;
    dormir só de camiseta pra deixar o playground bem arejado
    dieta evitando os alimentos quentes (alcoólicos, fritura, pimenta, chocolate, embutidos, industrializados, leite UHT)
    dieta com abundância de água, frutas e verduras

    resultado: ciclo termina em 3 dias.
    muito obrigado a todos pelos comentários e a sensei Sonia.
    use camisinha (pode ser a super fina, mas use, seu diabão)

    Curtir

    • Achei que houvesse uma opção para tornar o comentário anônimo, mas não foi o que aconteceu. Solicito que o remova ou remova o cabeçalho se possível for. Obrigado

      Curtir

  50. Pronto, agora está anônimo. Achei seu comentário bom demais para remover. As pessoas precisam muito saber que herpes se controla. Um abraço e volte mais vezes!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: