Há alguns anos fui apresentada ao neti pot, ou lota, daqui em diante Nasalpote, e fiquei inteiramente viciada. Passei a presentear os amigos com os neti de plástico reciclado, feitos no mosteiro Vivekananda, que vinham da India em caixas de 50. A caixa viajava embrulhada em paninho de algodão costurado e fechado com lacre vermelho, eu me sentia no século retrasado.
Mas o melhor de tudo era mesmo o objeto que vinha dentro. Parecia um regador pequeno. Para que? Lavar o nariz, ora essa.
Água filtrada morninha, uma colherinha (café cheia) de sal e a primeira pia é minha: para debruçar, virar a cabeça de lado, encaixar o bico e passar ao ato.
Água na temperatura corporal entrando e abrindo poros, amolecendo melecas, o sal desinfetando, acabando com bactérias, vírus, fungos, larvas marvadas e outros resíduos do mal alojados no nariz e nos sínus. Entrando por uma narina, saindo pela outra. Começo de gripe? Tchau. Sinusite? Nunca mais. Rinite? Haha. Vírus? Hahahahaha…
Todo mundo gostou. Um amigo adotou como guarnição de pizza: comer queijo = lavar o nariz depois. Sério. A maioria das pessoas faz muco espesso e muito nutritivo (para micróbios) depois de consumir leite e derivados.
Mas agora o regador de nariz é fabricado no Brasil. Adeus caixas da India, viva Santa Catarina! Custa menos de 20 reais a unidade, com descontos progressivos conforme a quantidade. O bom é comprar logo 50 e sair dividindo com a família e os amigos. Natal? Nasalpote. Nenhum outro presente vai trazer tantos benefícios por tão pouco. Olhem lá: nasalpote.com.br .
Categorias:almanaque do banheiro
Tags:gripes, resfriados, rinite, sinusite
oi Sônia, meu marido acabou de comprar um de cerâmica, super bonitinho, num a loja aqui em Campinas. É deste site: http://www.lota.com.br
CurtirCurtir
Tem presente melhor do que esse para o Natal, sim. A coleção completa da Sônia Hirsch.
hihihihih
Beijos e Bom final de semana!!!
CurtirCurtir
Desde que publicou o “Deixa Sair” adotei o hábito de limpar o nariz. Uma professora japonesa reforçou o hábito ao comentar que também o fazia para tratar a sinusite. Ou lavava o nariz ou cirurgia, ela preferiu usar a “pêra” de borracha. Pois vou já adquirir e presentear algumas pessoas com o lôta, deve ser ainda melhor do que usar apenas as mãos.
CurtirCurtir
Sônia, há muito havia encontrado um artigo sobre esse utensílio, foi quando estava lendo o blog de uma colega também participante da comunidade de coletores menstruais, fiquei toda feliz porque iria aprensentá-lo ao meu namorado – quando ataca a sinusite, ele fica lastimável… Mas imagina, de cara alegre passei para cara de boa, ele veio me dizer que para ele não serviria, porque tem o septo perfurado em algum ponto. Ai ai, então tá, né.
Falando nisso, você conhece os coletores menstruais (tradução brasileira para “menstrual cup”)? São ótimo, adotei há alguns meses e não vivo mais sem; no último ciclo antes de comprá-lo, sentei na cama chorando e dizendo que não menstruaria mais até tê-lo – os absorventes descartáveis me faziam muito mal.
Bom, agora indo ao assunto pelo qual vim até aqui… Imagino que você conheça a Neide Rigo, que tem um blog cheio de receitas maravilhosas e de coisas “esquisitas”. heheh
Então, hoje passei por lá e achei uma receitinha de cosmético (a primeira que vejo) que me lembrou de você: http://come-se.blogspot.com/2009/11/quase-de-comer-azeite-de-oliva-agua-de.html
Até.
CurtirCurtir
Oi, Nai, não conheço pessoalmente os coletores menstruais, só de ouvir falar. Como faz para comprar? E que comunidade é essa?
Adoro o blog da Neide Rigo, é muito bom mesmo. E que disposição ela tem para estar na cozinha!
Para a sinusite do seu namorado, duas dicas: reduzir ao máximo ou eliminar leite e laticínios e fazer a lavagem com água morna e sal assim mesmo, porque sempre adianta alguma coisa. Mais uma: chá de raiz de alcaçuz, que dissolve os mucos mais encorpados. Abração!
CurtirCurtir
Sônia, a comidade no orkut é esta: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=64856357
Lá você vai encontrar um tópico com uma variedade bem grande de marcas e modelos (leia-se: transparentes, coloridos, de silicone, de latex, com o cabinho em forma de haste ou de bolinha… etc).
O meu, que é da marca Green Donna, comprei pelo site do Guia Vegano, achei mais fácil por já estar no Brasil e não correr o risco de taxas – é uma ótima opção também para quem não tem cartão internacional; muita gente compra pelo Ebay ou mesmo no próprio site da marca escolhia, a maioria entrega em todos os países.
Obrigada pelas dicas, repassarei pare ele.
Até =}
CurtirCurtir
Já comprei um lota também!
Obrigada pela dica!
CurtirCurtir
Olá Sonia,
Essa é uma técnica de purificação do Yoga excelente para eliminar o moco (vamos deixar sair) e poluição das fosas nasais. Além de ajudar a controlar algumas enfermidades como sinusite, asma, resfriado, bronquites, etc. Após essa técnicas respiramos aliviados. Mas importante é após deixar as narinas BEM SECAS retirando todo a água !!!
Gosto muito dos seus livros e agora que descobri o Blog … adorei !!!
Um grande abraço.
Juliana – Sutra
CurtirCurtir
Oi, Juliana, bem-vinda! O blog é mais animado, né? Adoro esse interação com os leitores. Obrigada pela dica, um abração!
CurtirCurtir
Olá, adorei o seu blog, suas abordagens são preciosas!
A lota é tudo o que estou precisando, tomei conhecimento em um material sobre yoga.
Estou com sinusite mas vou tratar por método natural. Como lácteo muito excepcionalmente e em alguma preparação muito especial, em poucas horas tenho secreção e cheiro intenso nas vias aéreas, intestino em revolução, dentre outros sintomas.
abraço
CurtirCurtir
Oi, Angela, bem-vinda e volte sempre! 😉 Abração!
CurtirCurtir
Boa dica a da Julina – cuidar de secar bem após o uso. O meu chegou há dois dias e gostei imenso! (Comprei maior quantidade mas não sei se meu público vai ficar tão entusiasmado como eu.)
CurtirCurtir
Ops, cuidar de secar bem as narinas.
CurtirCurtir
Como assim, secar as narinas? Por dentro?
CurtirCurtir
Sonia,
Eu omiti algo importante: usei no chuveiro à noite e não assoprei. Dai senti um desconforto.
Poderia ter também enxugado com lenço de papel, assoando o nariz de modo suave.
Veja a orientação que recebi:
“Ou você usou água fria demais, quente demais ou talvez seja alérgica ao sal iodado (sal de cozinha). Tente com sal isento de iodo ou sem anti-aglomerantes ou soro fisiológico. Se preferir, tampone a solução com bicarbonato de sódio, isto vai tornar a limpeza agradável.
Baixe o tronco e a cabeça altura e sopre o nariz para os dois lados suavemente. Depois levante e sopre conforme inidicado no Guia das soluções. Sempre após o uso, assopre 10X as duas narinas, 10X a narina esquerda fechando a direita, 10X a narina direita fechando a esquerda e por fim 10X as duas narinas novamente. Caso ainda sinta abafamento abaixe o corpo com a cabeça para esquerda e para direita, e assopre suavemente para os dois lados. Depois levante e repita o processo.
Esses sintomas normalmente desaparecem após o uso constante. “
CurtirCurtir
Ah sim, assoar bem para limpar o nariz! Claro, é ótimo, mesmo que não seja com tanto método, né? 🙂
CurtirCurtir
Oi, SOnia, Silvia…tambem tive os mesmos problemas com o uso do lota ou nasalpote no inicio, e recebi as mesmas orientações. Definitivamente eu errava tanto na medida como na temperatura.
Desanimei de usar e coloquei de lado.
Foi quando minha médica homeopata me deu uma dica: usar soro fisiologico que já vem na medida certinha. deixar beeem morninho e colocar umas gotinhas de oleo de gergelim, para ajudar a escorrer “macio”, rs.
funcionou tão bem para mim, que tenho feito quase diariamente, e sumiu toda sensação de pressão e desconforto.
a outra dica é não assoprar com força, e abaixar a cabeça até os joelhos e ficar assim um pouco.
durante um tempo a gente fica escorrendo, e vai secando.
depois do uso constante, diminui a secreção e cada dia fica mais fácil a limpeza.
acho que essa dica é bacana, porisso engrosso aqui a lista dos comentarios.
abraços!!!!
CurtirCurtir
Oi, Syl, o soro é ótimo, sem dúvida, mas o lota faz uma limpeza incomparável pelo volume e pela pressão da água. Nunca tive problemas com ele e uso há muitos anos, mas também nunca usei no chuveiro. Uso na pia. Simplesmente debruço, viro a cabeça de lado e aplico o nasalpote ou lota até a metade, água morninha salgada, aí mudo de lado e aplico a outra metade, depois assôo (?) na pia mesmo. (Ainda tem acento?)
O soro, como você aplica? Beijo!
CurtirCurtir
Oi, Sonia eu faço exatamente como voce faz, só que uso o soro fisiologico ao inves de eu mesma dosar a agua.
Antes disso sentia uma pressão enorme na testa, nos ouvidos, e nao consegui descobrir o que era, o moço do nasal pote foi otimo comigo, eles são muito legais.
mas percebi que a medida sugerida daquela colher para mim era muito forte.
A concentração de sal do soro fisiologico se ajustou de um jeito muito bom!
Eu uso uma medida do nasalpote para as duas narinas, metade X metade.
Dentro do nasalpote eu coloco o soro fisiologico morninho, e pingo gotas de oleo de gergelim, na verdade encontrei uma medida para mim que foi boa, 01 colherinha das de café.
Dai procedo a lavagem na pia, muito prazeirosamente e rapidamente tudo começa escorrer pelas narinas, sem precisar fazer esforço no assoar.
Depois para terminar eu abaixo a cabeça até os joelhos, sempre com o lencinho na mão, e dali escorre quase tudo.
Terminado isso, faço minhas atividades normais, e durante um tempo, ainda escorre o nariz, e eu vou secando naturalmente.
O uso desse nasalpote foi a salvação para mim, desde que li essa sua matéria, foi onde percebi intimamente uma ligaçao entre respirar bem com o intestino, tenho um leve desvio na narina direita e nao sabia que nao respirava bem, ate usar esse sistema.
não consigo mais ficar sem.
e sigo sempre sua dica, quando abuso, ou como um queijo a mais, uso faço a limpeza para não acumular muco.
tem sido fantastico.
a gente sabe que cada um funciona de um jeito, e a minha médica me disse que o oleo de gergelim ajuda na maioria dos casos.
sou muito agradecida, abraços!!!!
CurtirCurtir
Aaah, entendi. Bom, também acho estupidamente salgada a receita do fabricante, uso menos, o mesmo que usava antes: 1 colher/chá de sal marinho. Gostei muito da dica do óleo de gergelim, Syl. Ele é bom para pingar nos nolhos também, sabia? Sua médica deve ser boa.
Será que deveríamos fazer um post sobre bons médicos aqui no blog e dar os telefones? Já tenho esse desejo há algum tempo… Beijos!
CurtirCurtir
nossa que interessante pingar nos olhos!
não sabia não, a medica comentou sobre o uso do ghee nos olhos e achei muito legal, ficamos de falar sobre isso na proxima consulta.
sonia acho incrivel fazer uma materia de bons medicos e bons profissionais pelo brasil afora, meu mestre, que vive em brasilia, esta procurando um bom profissional para levar a sua esposa, e estamos suando a camisa para encontrar alguem!
foi quando me lembrei que a suzana gygo se mudou para lá! sera que vc tem os novos contatos dela?
outro dia a minha medica tambem estava atrás de um bom profissional em madri, para indicar para um paciente dela que se mudou, se alguem como vc juntar todas essas indicações, muita gente vai poder aproveitar bem!
acho otimo! tem tanta gente boa por aí.
beijos!
CurtirCurtir
Oi, Syl, o telefone da Susana Gigo Ayres é 61 8628-1231.
E vamos pensando num jeito de fazer esse diretório de bons profis 🙂
CurtirCurtir
Sonia, muito obrigado! Já passei para ele o contato!
O que vc precisar daqui de Sao Paulo conte comigo, conheço pessoas aqui que se tratam com outras pessoas bacanas em diversas áreas.
Eu pessoalmente me trato com essa médica há 15 anos, é a minha referencia de bom profissional.
E a Celia Mara de boa nutricionista.
Passei por outros profissionais otimos que tambem posso recomendar, mas com a dra. Maisa Misiara, lancei a ancora, adoro ela e tudo que ela faz.
Se vc quiser posso pedir aos meus amigos suas referencias e te mandar.
Se vc os conhecer ou quiser mais info, é so me avisar que com o maior prazer estou `as ordens para o que for necessário!
Valeu!!!!!
CurtirCurtir
Bom dia a todos, gostaria de compartilhar esse produto que achei na internet:
http://www.aviva.ca/shop/products.asp?itemid=2467&catid=192
Não comprei ainda, estou procurando algum site para importar do Canada…
Eu achei esse mais higiênico..
Veja o video
http://www.youtube.com/watch?v=88RUnc8AQFc
CurtirCurtir
Oi, José, não entendi. Por que é mais higiênico? Limpa melhor? Um abraço!
CurtirCurtir
gente,
tenho 33 anos e desde os 8 faço tratamentos para rinite: injeções, vacinas, anti histamínicos, extração de amigdalas, homeopatia, antroposofia (injeção nas costas doloridíssima)… até que minha professora de yoga me apresentou ao neti. fiz diariamente durante 40 dias (com soro morno + sal marinho). e continuo fazendo de vez em quando. não tenho mais rinite. eu, que já tinha ouvido mil vezes “isso que você tem não tem cura”, eu que sofri minha adolescência inteira com nariz escorrengo, dente torto, roncos… não tenho mais nariz vermelho. coisa maravilhosa, tratamento fácil, barato e revolucionário.
CurtirCurtir
Sonia querida,
meu nasalpote chegou hoje. Estou em dúvida quanto à questão de utilizar sal marinho. Por que é melhor?
Um beijo,
Talita
CurtirCurtir
Oi, Talita, presume-se que é melhor por ser mais natural. Um abraço!
CurtirCurtir
Sonia
Tenho uma sinusite crônica, há mais de 15 anos, que só começou a dar crise de 2 anos para cá. Mas sinto sempre meio tampado, e rinite tb (e adenóides…rss) Os médicos me falam ou micro-cirurgia para fazer uma raspagem ou em toneladas de antibióticos. Teria alguma coisa natural que eu pudesse adicionar à água com sal que fizesse uma limpeza mais “faxina pesada” do que já está ali cristalizado, e me livrasse da raspagem/antibióticos?
Obrigada,
Bárbara
CurtirCurtir
Oi, Bárbara, água morna e sal são um remédio poderoso, não faça pouco caso. Mas se quiser incrementar, pode juntar uma gota de óleo de copaíba – e massagear com ele o rosto nos lugares onde os sínus estão inflamados. Um abraço!
CurtirCurtir
Vou tentar então. De repente até faço um dia só água e sal, outro com o óleo de copaíba.
Muito obrigada pela resposta!
CurtirCurtir
Fui ver o site, e não achei o preço e formas de pagamento. Escrevo para eles, perguntando isso, não informam e me passam para uma outra página… que não entendo por que já não estava no site deles. Ficou parecendo coisa de gente com preconceito com dinheiro, mercado ou o que seja. Assim fica difícil ir pra frente.
Resolvi pesquisar na net se havia outras opções, e acabei achando esta, BEM MELHOR. O pote é de louça, o que é muito mais higiênico que o plástico (eu tinha ficado pensando como limpar direito aquelas curvinhas do nasalpote…) , todas as informações necessárias já estão no site… e de quebra é mais barato. (E as informações de uso me soam mais responsáveis. Por ex., fala para não água mineral, e não clorada.) Talvez seja o próprio indiano, que a loja importa em grande quantidade.
O link:
http://loja.tray.com.br/loja/produto-34139-1239-yoga_caneca_para_limpeza_das_vias_nasais_jalaneti
E o mesmo produto, no Mercado Livre, por 15 reais + frete:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168045169-caneca-para-limpeza-das-vias-nasais-jala-neti-_JM
CurtirCurtir
Oi, Débora, obrigada pelas dicas. Mas o Nasalpote é ótimo, pra mim muito melhor que o neti pot de cerâmica ou louça. É leve, não quebra, é fácil de lavar e isso também não me preocupa muito porque o muco não entra nele, e além do mais há o sal para acabar com qualquer microbinho que se aventure. O plástico é de ótima qualidade, o formato facilita muito a entrada da água e o pessoal que fabrica o faz com sinceridade, procurando ajudar as pessoas.
Agora, a página, você tem razão: frustra totalmente quem quer comprar. Peninha. Um abraço!
CurtirCurtir
Olá Sonia
Gostaria de saber se realmente funciona?
Tenho sinusite a anos!!
Obrigado!!
Jose
CurtirCurtir
José, voce leu o post? Tem certeza? Um abraço!
CurtirCurtir
Olá,
Alguém já teve resultados satisfatórios com o uso do nasalpote ou jala neti no tratamento de rinite? Sofro desse mal há anos, tentei todos os tipos de tratamento possíveis, se resultado.
O uso de gotas de limão realmente tem efeito sobre a rinite? Alguém melhorou com o seu uso?
Achei interessante a sugestão de uso de soro fisiológico, mas sendo que se usa em média 500ml por aplicação, e o ideal é fazer uma por dia, não sairia muito caro?
CurtirCurtir
Alguém sabe aonde comprar este azul, Nasalpote, aqui no Rio de Janeiro, cidade?
Obrigado
CurtirCurtir
Olá pra tod@s! Sei que estou bastante “atrasada”, mas se alguém resolver passar por aqui e se deparar com meu comentário e quiser me ajudar, agradeço antecipadamente. Estou interessada no nasalpote (sofro demais com rinite e sinusite) e se alguém souber de um site confiável pra eu comprar… Entrei no do próprio produto, mas não achei como comprar lá… Se alguém souber de alguma loja física em goiânia ou uberlândia tbm vale rs…
bjoks! =*
CurtirCurtir
Oi, Menina, achei em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190671697-nasalpote-_JM . Um abraço!
CurtirCurtir
Contato com o fabricante: nasalpote@nasalpote.com.br
CurtirCurtir
Curioso como as pessoas não lêem nem o texto principal nem os comentários e imediatemente – devem ter lido apenas o título, fazem perguntas!
…
Gostaria de mencionar que se o nasalpote pode ser limpo com hipoclorito de sódio(água sanitária) que desinfeta. Lavar inicialmente com sabão, enxaguar, encher de água e colocar uma meio colher de sobremesa, deixar por vinte minutos, e novamente, enxaguar bem para elimnar o cloro. Mas isto, penso, seria só no caso de uma infecção intensa em que se quisesse garantir a higienização do mesmo. Ele não entra em contato com secreção senão pelo bico e a própria água salgada já é ambiente hostil para bactérias.
Uma amiga fez um saquinho charmoso onde o guarda pendurado e o sal fica num potinho na gaveta do banheiro.
CurtirCurtir
Oi, Silvia, no mínimo curioso… 😉
Eu não ponho nada no nasalpote que não seja água e sal. O sal garante qualquer higienização, como você mesma disse, praticamente desnecessária, porque só a ponta do bico entra em contato com a entrada da narina e o que está lá não é o problema.
Agora, é fundamental a água da lavagem ser filtrada e morninha, né? Conheço gente que faz com água fria e piora muito. Mas não adianta falar…
Beijão, Silvia – BH, bem-vinda!
CurtirCurtir
Olá, Sonia,
Vc conhece alguém que já teve uma experiência positiva com o nasalpote ou jala no tratamento de rinite alérgica? Alguns sites indicam o uso de duas gotas de limão como complemento à solução, para o caso de rinite. Será que funciona mesmo ou é melhor usar somente água e sal?
Obrigado!
CurtirCurtir
Oi, Eduardo, mas você já retirou o leite e seus derivados da rotina? Que eu saiba, a dita “rinite alérgica” não passa de uma reação a esses alimentos. Tenho um livro chamado Atchhiiim! que destrincha isso. O nasalpote, com sal e água morna, limpa e desinfeta, mas se houver laticínios na parada o muco se forma novamente. E não adianta limão, reza, copaíba… Um abraço!
CurtirCurtir
Oi, Sonia,
Eu não costumo tomar leite. Ultimamente tenho comido mais queijo, porque a minha esposa adora, mas a minha rinite não sofreu, aparentemente, melhora ou piora por causa disso.
Mas acabo consumindo leite indiretamente porque sou um chocólatra confesso. Um médico tibetano me recomendou reduzir o consumo de chocolate, justamente porque aumentaria o muco, mas tive (e ainda tenho) muita dificuldade nisso!
Obrigado pela dica! Vou usar o lota e tentar reduzir o consumo de derivados do leite. Um abraço!
CurtirCurtir
Genteee!!
To boba, e vou atras amanha mesmo do meu nasalpote! Sou de Florianopolis, alguem sabe onde tem?? TO sofrendo desde junho com sinusite cronica, ja tomei antibioticos 2 x nesse meio tempo e não quero mais recorrer a esse meio. Minha imunidade ta no chao e preciso urgente tomar uma atitude.
Obrigada a todos que colaboraram com perguntas ou sugestoes, em especial a Sonia que sempre tem uma sugestão pra gente.
Bjss
Geisa
CurtirCurtir
Olá pessoal,
Descobri um novo neti pot que estão vendendo no Brasil!!! Chama Narin e esse é o site: http://www.narin.com.br.
Tem até videozinho mostrando como faz…
CurtirCurtir
Mas Narin é o nome perfeito! Que ótimo, MaFê, adorei. Beijo
CurtirCurtir
Simplesmente amei o site. Parabéns!
Encontrei o nasalpote para venda no site: http://nasalpote.blogspot.com/
CurtirCurtir
Olá, sônia, me chamo Paula sou de Salvador-Ba, estou com a sinusite a tacada a mais de 4 anos, só indo ao médico, e fazendo tratamentos que não resolveram nada, resolvi tratá-la da maldita por mim mesma, pesquisando a respeito e aceitando sugestões de que realmente passou ou passa por isso, comprei o nasalpote a mais de um mês e venho usando frequentemente, duas vezes ao dia, é quando posso, pela manhã e pela noite, mas não sai nenhuma sujeira, quer dizer, saiu bem pouquinho mesmo, quase nada, do tamanho de uma formiga, e não é porque minha sinusite não está braba, porque está, pois durante esses quatro anos, minha respiração e principalmente meu hálito está terrível, tenho um desvio no septo nasal no lado direito, isso poderia estar dificultando a saída da sujeira? To querendo usar o xarope de agrião, cebola roxa e açúcar mascavo, li que acaba com a sinusite em 30 dias, e agora estou querendo reforçar com o chá de raíz de alcaçuz, o qual a senhora receitou aqui no seu blog… Mas tenho mesmo é dúvidas sobre o nasalpote, preciso saber o motivo dele não está funcionando comigo, não acredito que seja a temperatura ou a quantidade de sal e o bicarbonato de sódio, pois não irrita minhas narinas… Não sei se pode responder no meu email, mas vou deixar aqui, caso possa, senão vejo a resposta aqui mesmo. Desde já agradeço a atenção. SEgue meu ID: paula_carvalho@rocketmail.com.
Ass: Paula.
CurtirCurtir