sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Almanaque do Banheiro – Vermes, alho e creosoto


Recebo da leitora Kate, lá nos comentários sobre vermes, uma boa pergunta: Será que o molho de alho que compramos pronto funciona contra os vermes? E Creolina?

Trago também para cá a resposta:

Oi, Kate, o molho de alho pronto que eu conheço tem mais vinagre do que alho, e vinagre é para usar pouco, de boa qualidade e bem. Se não, melhor limão.

Se você quer algo com alho para colocar na comida, sugiro azeite de alho: num vidro, se possível escuro, coloque dentes de alho descascados preenchendo 1/3 e complete com azeite extravirgem. Deixe no fundo do armário durante 30 dias, coe e desfrute.

Também pode deixar o alho picadinho de molho no shoyu durante a noite e consumir no dia seguinte.

Ou simplesmente amassar o alho cru e misturar com azeite.

A creolina é um produto químico que inclui um tipo de creosoto. Funciona como desinfetante de uso externo. Conheço duas formas populares de seu uso contra vermes: há quem misture uma colherinha na água e beba; há quem pingue na farinha de mandioca e cada gota vira uma pílula; não recomendo.

Mais adequadas para uso interno, existem no Brasil as pílulas de creosoto Monte Serrat, feitas com creosoto de faia, que entre outras coisas são expectorantes, e nas farmácias japonesas se encontra o Seirogan, outra fórmula com creosoto, usadíssima quando há algum problema de estômago e intestino. Como intestino e pulmões funcionam juntos, e como muitas vezes os vermes que se desenvolvem no intestino fazem seu ciclo através dos pulmões, tratar de um ajuda o outro.

Lembrei agora dos versinhos que lia no bonde:

Veja, ilustre passageiro,
O tipo belo e faceiro
Que tem o senhor a seu lado
E no entanto acredite
Quase morreu de bronquite
Salvou-o o Rum Creosotado!

Categorias:almanaque do banheiro

Tags:, , ,

208 respostas

  1. Oi, Sonia. Fui em um clínico maravilhoso, um médico boliviano do sus. Ele disse que pelo sintomas é giárdia. Queria saber sobre a água de argila, é argila comum? aquela q se usa nos trabalhos da escola? marrom? ou devo procurar em alguma farmácia.Gracias.

    Curtir

  2. Bom sabe, anônima. Tem que ser argila limpa, que você encontra em lojas de produtos naturais ou farmácias homeopáticas e de manipulação. De qualquer cor. E se quiser conferir seus sintomas, veja mais sobre giárdia em http://www.correcotia.com/vermes , clique em Pesquisa e procure em Protozoários. Um abraço!

    Curtir

  3. Oi Sônia, parabéns, vc é demais. Você conhece a função do enxofre orgânico (MSM) no combate aos vermes? O q vc sabe a respeito? Obrigada.

    Curtir

  4. Monica, o que eu sei é que a cápsula de MSM te dá uma dose alta de um elemento que ajuda a limpar os intestinos e desintoxicar. Muitos alimentos contém enxofre. Se o ambiente estiver limpo e a alimentação for limpante, é difícil haver parasitose crônica. Mas minha praia não são os suplementos, de modo que não tenho opinião sobre ele. Um abraço!

    Curtir

  5. Bom dia Sonia, li alguns comentarios e achei interessante.
    Estou a mais ou menos 10 meses com diarreia liquida, primeiro diagnosticaram cadidiase, tomei remedio e melhorei uma ou duas semanas, depois voltou tudo novamente e fiz varios exames de sangue e nao deu nada.
    Fui no medico um mes atraz e ele passou para fazer o de fezes tres amostras, no resultado as trez amostras deu Giardi Lamblia me passaram o remedio flagyl (metronidazol) tomei durante 7 dias e nada melhorou continua a mesma coisa, voltei no medico e ele receitou agora Giarlam durante 7 dias estou no 5 dia e ainda nao vi melhora voce pode me ajudar? teria algum remedio tire e queda para matar esse parasita???
    Beijos obrigado

    Curtir

  6. Inácio, pode ser giárdia com cândida e mais alguma coisa. A giardíase dá diarreia amarelada, fedida, com muco e às vezes sangue nas fezes. Mas se você comer frutas e vegetais crus, sucos e bebidas geladas, ou outras coisas de geladeira, o frio nos intestinos alimenta a diarreia.

    Nesses casos de giárdia vejo bons resultados na água de argila, tomada em jejum por 9 dias – você dissolve 1 colher/sopa de argila em pó (de qualquer cor, tem em lojas de produtos naturais) em 1 copo de água filtrada, à noite, e de manhã bebe somente a água – a argila terá assentado no fundo. Joga fora, de noite repete. E também funciona otimamente uma homeopatia feita com a própria giárdia, chama-se Giardia L. 30 DH, em tabletes.

    Para tratar a giárdia, dizem os especialistas que é importante reduzir carboidratos e aumentar a carne, se possível malpassada. Um abraço!

    Curtir

  7. Sonia, vou tentar fazer esse da argila. Cheguei a tomar um remedio homeopatico tambem nome dele e arsenicum album 6ch sol durante 4 dias 6 gotas, e o remedio Giarlam que termina amanha, vi uma mlehora hoje nas fezes que estao um pouco solidas voce acha que a argila vai solucionar?
    e seria bom eu comer carne e evitar carboidratos???
    suco so se for quente nada de geladeira?
    no aguardo e obrigado

    Curtir

  8. Oi, Inácio, é isso mesmo, e suco nem pensar, nem nada cru. A homeopatia que conheço épara giárdia é Giardinum ou Giardia L. 30 DH. E a água de argila você vai tomando, não tem contraindicação. Pode não resolver sozinha mas ajuda muito. Um abraço!

    Curtir

  9. Hoje ireifazer o da argila amanha de manha comeco a tomar, as fezes ainda estão liquidas nossa nao sei o que faço mais queria muito melhorar vc acha que devo tentar so com a argila agora ou incluo algum remedio junto?

    Curtir

  10. o remedio giarlam que tomei disse para nao ingerir ovos, chocolate e saladas isso e verdade?
    Posso voltar a comer essas coisas?
    para salado comprei aquele remedio que voce pinga para hidratar;
    o que voce acha?

    Curtir

  11. Sim, acho que você deve evitar esses alimentos. E nada cru, nada cru, nada cru… Se você gosta de salada, em vez de comer crua, passe rapidamente na frigideira com azeite e alho até ela murchar. Tudo cozido. Tá? Boa sorte, tchau!

    Curtir

  12. Sonia,
    Hoje estou no segundo dia da argila e nao vi melhoras ainda, poderia me ajudar sera que devo tomar um Anitta junto?
    Nao tenho mais dores nem enjoos, so as fezes mesmo que esta liquida, mas estou indo menos no banheiro.
    Me ajuda por favor creio que falta pouco para acabar com essa agonia!
    Obrigado.

    Curtir

  13. Sonia, ja estou no quinto dia da argila e tive uma diferenca de ir menos no banheiro, mas quando vou continua liquido as fezes.
    O que faço teria outra sugestao?
    Continuo com a argila?

    Curtir

  14. Inácio, a receita não diz 9 dias?

    Curtir

  15. Eita nossa, ok desculpa so estou desesperado so isso!
    Obrigado

    Curtir

  16. Sonia,

    Ontam deu os nove dias conforme receita que voce passou… e continua a mesma coisa eae?
    Alguma outra dica?

    Curtir

  17. Sim, a que te dei no dia 20, leia acima. Deve haver mais alguma coisa além da giárdia, ou você pode estar se alimentando de forma equivocada. Um bom exame de fezes se faz no laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. As amostras podem ir por sedex. Não tem convênio.

    Curtir

  18. Olá Sônia, que bom ter a oportunidade de falar contigo. Vi acima que vc está tratando a ameba com homeopatia. Não sei qual é o seu caso, mas recentemente descobri que estava com pedras na vesícula e logo depois com ameba, uns tres tipos acredito. Minha médica homeopata incialmente recomendou o giamebil, mas parece que saiu de fabricação. Então, com um medo danado de afetar o figado, iniciei o annita, conforme ela me recomendou. Estou a três dias com umas cólicas danadas e comendo quase nada. Há 2 meses estou comendo somente frutas e verduras cozidas no vapor para controlar as pedras na vesícula, até tomar coragem e sentir firmeza nas possibilidades de expulsão. Mas li que primeiro tem que liberar essas vermes não é isso?

    Curtir

  19. Sonia, acho que alem da giardia estou com Oxiurus, pois sinto muita coceira estou tomando a medicaçao novamente de metronizadol e mebendazol e saiu umas coisas fininhas de mais ou menos 1 cm e a noite e o horario em que mais se movimentam e incomadam, tendo eu que levantar varias vezes pra ir no banheiro… O que voce acha?
    Alguma sugestao?

    Curtir

  20. Rosana, para amebas prefiro a linha do nosódio homeopático Ameba 30CH ou DH, menos agressiva.
    Sua reação ao Annita é compreensível. Mas infelizmente não posso ajudar você diretamente porque sinto que há muita coisa envolvida. Recomendo uma consulta mesmo à distância com quem entende disso – Geraldo Granja, que atende em BH e Rio, tel 21 3458-9343, ou Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231. Abraço!

    Curtir

  21. Inácio, acho que são oxiúros sim. Minha sugestão é você tomar um bom protetor hepático como Legalon ou Silimalon para ajudar o fígado a processar essas drogas todas, e melhorar sua alimentação, evitando laticínios, açúcar e farináceos.
    A receita da Susana Ayres contra oxiúros é bater no liquidificador um maço de folhas de hortelã com água quente, coar ou não e tomar em jejum, por 3 a 7 dias. E a água de argila você pode continuar tomando para limpar os resíduos.

    Curtir

  22. fiz o exame de fezes e deu negativo em protozoarios e helmintos a giardia nao apareceu mais, acho que agora so falta esse verme que causa coceira mesmo.
    O medico receitou 1 comprimido Mebendazol de 500mg pular uma semana e depois tomar mais um comprimido de 500 mg e estou tomando 2 comprimidos de metronizados 250mg em 8 e 8 horas e suco de couve, hortela e Limao de manha em jejum.

    Ainda esta liquido mas estou indo com menos frequencia,como é a melhora desses vermes so quando as fezes voltam ao normal???? pois aqui no blog so tem questionamento mas ninguem voltou para falar como melhorou.
    Voce acha que so depois de parar de tomar o remedio que as fezes voltam ao normal???
    Desculpe fazer tantas perguntas e que e muito estranho nao melhorar sabe e eu ficar tanto tempo com essas fezes liquidas.

    Nao tenho mais dores nem faz barulhos mais.. Voce acha que esta melhorando?

    Curtir

  23. Inácio, entendo seu drama, mas minha possibilidade de ajudar com respostas corretas é muito limitada. As fezes soltas podem vir de frio nos intestinos, de parasitas que ainda estão lá, da candidíase que quase todos temos, mais ainda quem tem parasitas maiores.

    Os exames de fezes podem dar falso negativo se você tiver tomado vermífugos e antibióticos pouco tempo antes.

    Se não há barulhos nem dores, isso parece um bom sinal. Mas, com a alimentação correta, COZIDA (inclusive frutas), o que se espera é que as fezes voltem a ficar relativamente compactas.

    Curtir

  24. Sonia,

    Vi que o amigo Inácio estava com muitos problemas de vermes e estou com algo parecido, já tive giardia uma vez e que foi muito dificil de curar, consegui com creolina mas tomei acho que em excesso e depois tive candidiase intestinal, foram os piores momentos da minha vida. Agora estou passando novamente por isso, a 3 meses fiz 4 exames de fezes e descobri Giardia, tomei varios antibioticos: metronidazol, furazolidona e nada. Agora estou tomando Anita, senti melhoras mas acredito não ter me curado 100%. Vou tomar a argila e estou usando hortela fresca pela manha com alho batido no liquidificador. Consegui o Seirogan, deveria usar junto? Diz que são 3 pilulas 4 vezes ao dia. O Seirogan se parece com o a creolina? Por favor me ajude, essa giardia se parece muito resistente, incrivel

    Curtir

  25. Mauricio, ontem terminei o remedio metronizadol 250mg dois comprimidos em oito e oito horas e tomei uma dose de mebendazol dose unica um comprimido, ja tomei a argila tambem, hoje estou muito melhor as fezes ja comecaram a ficar mais solidas, vamos ver como vai ser nesses quatro dias… tente passar em um medico e comprar o metronizadol 250mg e tomar igual tomei, e mais as dicas que a Sonia me deu!!
    Se puder ajudar estou a disposição.

    Vamos sair dessa rs

    Curtir

  26. Oi, Maurício, desculpe a demora, viajei e não para olhar os comentários. A água de argila eu combinaria com o nosódio homeopático Giardia 30 DH. Cuidado com tudo o que termina em “azol”, porque fortalece a cândida. Não vejo vantagem em tratar com bombas de ação rápida. Um abraço!

    Curtir

  27. Oi Sonia, tenho sentido um incomodo na barriga, em baixo da costela direita, lembro de já ter sentido como uma câimbra no local, e vi em outros comentários que pode ser ameba. Vc acha que mesmo sem fazer exames posso tomar o chá que menciona em seu livro? “ Três dentes de alho
    de bulbo roxo, fervidos durante 3 minutos e deixados em infusão por mais 20: tomar por 7 dias”. E aquela receita da microdose podemos fazer em casa ou é para manipular? Muito obrigada pela disponibilidade em partilhar seu conhecimento.

    Curtir

  28. Olá, Sonia. Por gentileza os homeopáticos ameba e giardinum são nosódios? Me informei que para fazer o nosódio é necessário coletar material. Você fez isso? e tbm me disseram na farmácia q só há nosódio liquído para tomar em gotas. Não em tabletes. Estou em desespero pois tenho 18 anos e não vou mais a faculdade por conta dos barulhos na barriga, que são extremamente exagerados. Fiz o exame do dr copelman e deu giardia/ameba hystolitica/endolimax nana e insuficiência de lipase e tripsina.

    Curtir

  29. Roberta, dê uma olhada no catálogo da Quintessência em http://www.quintessencia.com.br/pdf/catmed.pdf . Eles têm tudo.

    Eu encomendo os nosódios na Sanatus, em Petrópolis, porque moro aqui. E tb pode tomar em gotas, sem problema.

    Curtir

  30. Olá Sonia, detectei por meio de teste de frequência (com o software ZYTO), em consulta com minha nutróloga, a presença de Giárdia. Ela me receitou Zentel (albendazol) mas eu queria tentar algo menos agressivo. Primeiro de tudo, estou pensando em realizar um exame de fezes convencional (3 amostras) para confirmar o diagnóstico. Vocês acha que ele detectaria? Depois, pensei em tomar a água de argila, mais a homeopatia Giardia L 30DH ou o Giamebil. Aliás, qual desses dois últimos você recomendaria? No caso da homeopatia, qual a posologia? Grata! Um abraço.

    Curtir

  31. Oi, Sônia. Infelizmente no catálogo nao tem nosódio para ameba e giárdia. E para meu azar moro em Porto Alegre, na farmácia que fui me disseram que nosódios só com prescrição médica porque tem que coletar o material. Acha que se consultar com Jaime bruning ou geraldo granja eles me prescrevem o nosódio?

    Curtir

  32. Roberta, estou com o catálogo da Quintessência aberto aqui na minha tela e tem ambos: Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Você pode ver os telefones deles no site, ligar e encomendar. Ou procurar um/a homeopata que ajude nisso. Mas homeopatia não é exclusividade médica. Um abraço!

    Curtir

  33. Joana, exame de fezes costuma não dar nada. O do dr Copelman, no Rio, é correto mas não tem convênio, tel 21 2548-0648. Concordo com a sua ideia de tratamento com argila e homeopatia. O Giamebil anda sumido depois que mudou de laboratório… A posologia costuma ser 2 tabletes 2 vezes ao dia por 21 dias, parar 15 dias, repetir. Um abraço!

    Curtir

  34. Monica, desculpe, só vi agora o seu comentário. Pode tomar o chá. Se tiver as tinturas, pode fazer a microdose em casa. Se não tiver, fica difícil.

    Para amebas a homeopatia é muito eficaz, veja respostas acima.

    Curtir

  35. dr sonia, estou me tratando com o dr helio colpman e deu no meu exame giardia. estou com colicas e dor principalmente do lado esquerdo desde dezembro do ano passado apos uma gastroenterite. em janeiro tive outra gastroenterite e assim comecaram os exames e idas a medicos, pois a dor nunca melhorava, sao dores insuportaveis, fui varias vezes ao hospital. tomei antibioticos desnecessariamente, e muitos remedios de verme. operei um mioma pois achavam que era ele o culpado pois comprimia meu intestino, mas apos um mes da cirurgia a dor continuava. foi quando procurei o dr helio, exame de fezes deu giardia e exame da capsula endoscopica deu inflamacao no intestino provavelmente pelo uso de remedios e verme. estou fazendo a dieta que dr helio passou e os remedios. mas tenho 2 duvidas: queria saber o que faco com calcinhas, toalhas que eu uso, tenho que ferver para matar os vermes? e em casa, no vaso sanitario e etc…qual produto eu passo? sobre a argila,ja procurei em varios lugares para comprar e toamr de acordo com o que vc fala em seu site, mas nao acho. vc sabe algum lugar onde posso compra-la?

    Curtir

  36. Lequinha, o outro nome da sua gastroenterite é giardíase, não detectada pelos profissionais que te atenderam. Os médicos teriam que desconfiar, se fossem minimamente ligados em parasitoses e seus sintomas clínicos.

    A giárdia anda com uma corte de bactérias que criam muitos problemas. Sugiro você ler um pouco sobre candidíase aqui no blog. Toda parasitose crônica cria cândida. Tomar antibióticos também.

    Argila você encontra em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais. O Mundo Verde tem.

    Curtir

  37. procurei no mundo verde e nao achei, vou procurar na internet…e sobre lavar as roupas, calcinhas e como limpar o vaso sanitario…o que vc me recomenda?

    Curtir

  38. outra duvida: nos meus exames nunca deram candidiase. como detecta-la?

    Curtir

  39. Sobre higiene de roupas e banheiro, sempre é bom manter um padrão alto. Mas o importante é recuperar seus tecidos para que eles possam se renovar e reagir aos parasitas.

    teste da candidíase em http://www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf . Como a cândida faz parte da nossa flora, e prospera conforme a sobremesa do dia, ou o croissant, ou as besteirinhas, exames de fezes não são significativos. A medicina convencional reconhece a infecção pelos sintomas. O questionário dá uma ideia de quantos e quão diversos são esses sintomas.

    Curtir

  40. Olá Sonia Hisrch,

    Se possível a senhora poderia me esclarecer uma dúvida? É sobre as cápsulas de ALHO ODOR FREE, se elas têm o mesmo efeito das normais.

    Na bula costa que possui a aliína, que se não me engano é das suas mais ricas propriedade.

    Carinhosamente,

    Ana Luisa

    Curtir

  41. Oi, Ana Luisa, alicina é de fato o ingrediente do alho mais valorizado pela contabilidade científica, e os comprimidos têm essa vantagem de não deixar cheiro. Acho que não custa experimentar. De todo modo, havendo alho orgânico (está na época), sugiro fazer o azeite de alho para usar onde for cabível no dia a dia, porque seguro morreu de velho – e esse azeite resolve muito. Assim: esvaziar ⅓ de garrafa de azeite extravirgem, encher o espaço com dentes de alho orgânicos descascados, embrulhar e deixar curar 10 dias no fundo do armário. Ai começar a utilizar. Pode incluir outros temperinhos secos, como tomilho, alecrim, louro… Um abraço!

    Curtir

  42. Muito grata.

    Abs,

    Ana Luisa

    Curtir

  43. Sônia você acha que os barrulhos na barriga (por excesso de gases) está associado a ameba e giárdia? Realizei o exame do dr copelman e apareceram esses dois protozoários. Isso me incomoda muito, já tentei água de argila, chá de algo, chá de hortelã com mel e nada ameniza os sintomas dos parasitas.

    Curtir

  44. Ana, os barulhos também podem ser da candidíase que costuma acompanhar essas infecções. Você dificilmente vai conseguir melhorar usando mel no chá, qualquer que seja, porque parasitas amam doces. Água de argila ajuda muito, mas tem que persistir. Sugiro consultar um/a homeopata que lhe prescreva os nosódios de giárdia e ameba, que são homepatias feitas com as ditas cujas. E prepare-se para ficar uns 2 anos tratando e restringindo açúcar, farinhas e laticínios. Outra indicação, no Rio, seria consultar o Geraldo Granja, terapeuta holístico bichólogo e fitoterapeuta, tel 98126-6172 ou 2225-0683. Um abraço!

    Curtir

  45. Olá Sonia Hirsch,

    Li em um dos seus posts, não me lembro ao certo, ou no Parasitas que dão em gente, você citando o pamoato de pirantel, Pamoato de Oxantel.

    Essas substancias são menos tóxicas que as que contém em outros fármacos?

    Observei que o Licor de Cacau Xavier, agora possui em sua fórmula só o Mebendazol.

    Fiquei perplexa fazendo uma pesquisa em busca de fitoterápicos e não achei praticamente nada. O giamebil praticamente não se vende mais.

    Desde já agradeço sua atenção,

    Marcos Cintra

    Curtir

  46. Oi, Marcos, você deve ter lido isso no Almanaque de Bichos, na lista de fármacos. De fato os bons e baratos vão desaparecendo. O Giamebil, uma pena. Mas como os exames de fezes também não dão nada… … …

    Curtir

  47. no meu exame do dr helio deu tricocefalos e giardia. estou me tratando com ele mesmo mas estou tendo dificuldade de tomar os remedios, tenho tido enjoo, diarreia, dores de cabeca, formigamento nos pes e maos. consegui tomar quatro dias de tinidazol e cinco de metronidazol e ainda nao comecei o albendazol. Falei com meu homeopata que passou os remedios de homeopatia para giardia mais o giamebil. a duvida que eu tenhe é: e para tricocefalos? tem algo natural, homeopatico?

    Curtir

  48. Lequinha, a Quintessência tem um catálogo de nosódios homeopáticos que tem de tudo, mas para saber ao certo só mesmo entrando em contato com eles. O seu homeopata deve saber.

    Curtir

  49. sonia, marquei com geraldo para 11 de outubro e ja estou tomando o nosodio para giardia. o meu homeopata disse que nao tem para tricocefalos. vou ter que tomar o albendazol cinco dias. queria saber qto tempo depois de voce fazer o tratamento convencional e o tratamento do geraldo, voce obteve melhora? ja estou fazendo a dieta sem leite e gluten a um mes mas nao estou sentindo muita diferenca, so que estou emagrecendo muito. outra coisa, vc tirou o cafe ou tudo que tem cafeina da alimentacao tambem?

    Curtir