Almanaque do banheiro: Vermes? Melhor não tê-los!


Tem toda a razão o título acima: melhor não tê-los. Além de contrariarem profundamente nosso ideal de limpeza, o fato é que vermes pintam e bordam dentro do hospedeiro. Andam para cima e para baixo como se estivessem em casa, e quando querem se fixar usam ganchos, ventosas e dentes para se agarrar em nós. Machucam e destroem tecidos, invadem a corrente sanguínea e viajam pelo corpo inteiro, produzem toxinas ruins para nós, um horror. Alguns têm boca, aparelho digestivo e ânus; outros absorvem todos os nutrientes pela própria superfície do corpo, feito esponjas. Competem conosco pela comida, já que precisam das mesmas coisas para viver: proteínas, vitaminas, minerais, gordura – e glicose, muita glicose, que armazenam em forma de glicogênio e vão gastando em sua exaustiva vida de parasitas.
Causam não poucos danos, assim como as pragas de um jardim. Do mesmo jeito que uma planta cria fungos ou é comida por uma lagarta ou abriga centenas de ovinhos do que quer que seja e fica doente e morre, nossos tecidos externos e internos podem abrigar um sem-fim de parasitas. E não é qualquer sem-fim de parasitas não, é uma comunidade muito sofisticada que passa por vários estágios difíceis antes de conseguir se estabelecer direito. Como não tem proteção corporal contra agressões externas, precisa de um lugar quentinho e úmido para viver – de preferência com comida, e melhor: mastigada, engolida e digerida, fast-food de parasitas.
Agora, uma notícia boa e outra ruim. A ruim é que, do milhão e meio de espécies vivas identificadas até agora, mais de 2/3 são parasitas. A boa é que nenhum parasita tem interesse em matar o hospedeiro, porque estaria inviabilizando a própria existência.

Este post foi publicado novamente em 14/09/2011, em http://www.soniahirsch.com/2011/09/almanaque-do-banheiro-vermes-melhor-nao.html , por excesso de comentários aqui.

37 comentários em Almanaque do banheiro: Vermes? Melhor não tê-los!

  1. Oi, Cida, os sintomas sem dúvida podem ser de vermes. Você já experimentou o Annita? É mais caro mas parece que está resolvendo bem, segundo relatos de pessoas próximas.

    Os remédios existem. O grande problema é não termos direito a exames de fezes bem feitos para saber o que estamos combatendo. Um abraço!

    Curtir

  2. Oi… por favor me ajude… Hoje fui ao banheiro e ao olhar as fezes no vaso me deparei com um verme igual a uma minhoca marrom escura… Estou apavorada! O que pode ser isto? Já liguei para meus médicos mas só terão data para consulta no final do mes… Como poderei fazer um exame sem requisição? Pode me sugerir algum remédio de farmácia? Obrigado…

    Curtir

  3. Posso sugerir um polivalente como o Annita, que é moderno e pega vários tipos de bichos que dão em gente. Mas depois seria bom fazer um exame correto – só conheço um bom laboratório no Rio, tel 21 2548-0648, mas a Pastoral da Saúde pode ajudar. Um abraço!

    Curtir

  4. eu tenho medo de tomar remedio de verme e eles sairem pela boca ou sairem vivos pelo anus. isso esta correto ou nao acontece esse tipo de caso…

    Curtir

  5. Anônimo, melhor saírem do que ficarem dentro de você! Mas geralmente eles morrem com o remédio. Os mais modernos, como o Annita, pegam vários tipos de vermes e protozoários e você não vê nada. Coragem! Um abraço!

    Curtir

  6. sonia
    cadê vc que não respondeu mais?

    Curtir

  7. Ué, tô aqui respondendo… Talvez você esteja procurando na página errada. Tem tanto comentário que é preciso procurar os “recentes” e “mais recentes”, escritos em letra pequenininha ao pé…

    Curtir

  8. OI… meu nome é Anne e moro em salvador…Bom, há uns 5 dias atras, fui ao banheiro fazer xixi e qnd abaixei as calças vi um verme (comprido com uns 10 a 15cm de comprimento, acho q é lombriga)dependurado no ânus… Tomei um susto, meu coração desparou. Isso foi numa segunda feira, então corrir p farmácia e comprei o Albendazol, tomei por três dias…
    Hj, sexta feira, fui aos pés e junto c as fezes saiu o mesmo verme (ainda vivo)… Acredito,então, q o albendazol ñ surtiu efeito… Resolvi tomar o ascaridil…
    Bom… por qnt dias devo tomar o ascaridil????

    Obrigda!!!

    Ah!!! quero te dizer q adorei o seu blog… q és ilumidada e veio ao mundo para ajudar o seu próximo.
    Suas palavra são objetivas e claras…

    Depois q li esse blog fiquei bem mais “calminha”…
    Como diz aqui na Bahia – muito AXÉ p vc!!!!

    Curtir

  9. Oi, Anna, se é redondo pode ser lombriga sim. Parece que quando saem assim é porque há uma infestação grande. O ascaridil é próprio para ela, cujo nome latino é Ascaris lumbricoides; não sei qual seria a dosagem adequada, melhor conversar com o farmacêutico. E repetir a dose mais algumas vezes, com intervalos de 10 dias +-, para pegar ovos e larvas. Boa sorte, um abraço!

    Curtir

  10. Ola soni! esta de parabens por esse bolg. quando ponho a mao na minha barriga sinto alguma coisa se mechendo e ela faz barulho as vezes e sinto insonia a noite que parasita tipo de verme é esse?

    Curtir

  11. ola sonia….
    eu me chamo tais.olha esses dias eu eu to sentindo um bolo na garganta acompanhado de uma azia e eu to arrotando muito.eu sinto esse bolo aqui na garganta parado ja tentei tomar agua pra impurrar mais nao desce.fiqei pensando se podia ser verme.é possivel que a verme subiria pra garganta?isso existi?

    Curtir

  12. Oi, Tais,essa queixa de “bolo na garganta” existe e sim, pode ser solitária. Tem que ir ao posto de saúde e tratar, ou conversar com o farmacêutico, ou com algum agente da Pastoral da Saúde. Um abraço!

    Curtir

  13. obrigada vou fazer isso sim .by tais

    Curtir

  14. sonia se esse bolo na garganta ainda tiver….eu posso vomita lo se caso for mesm verme?isso é adequado?

    Curtir

  15. Taiziane, acho meio difícil você vomitá-lo. Melhor procurar alguém que te ajude a tratar para ele desmanchar ou sair nas fezes. Um abraço!

    Curtir

  16. oi sonia.tenho 21 anos.tenho uma filha de 3 anos e um bebe de 4 messes a uns 4 anos atras estava saindo uma especie de verme pelo ladrao…fiquei com muito medo desesperada liguei para o meu medico e ele me passou um remedio mas como ja fas muito tempo nao lembro qual foi…hoje nao tenho nada mas tenho medo q isso volte a ocorrer…sou casada e ainda estou amamentando…fas uns 4 dias sinto uma cosseira… oque eu faso…estou em outro pais e nao falo muito bem o idioma daqui queria saber c vc pode me ajudar…

    Curtir

  17. Oi, Juliana, existem vermífugos polivalentes que podem ajudar muito nessa hora. Mas onde você está? Um abraço!

    Curtir

  18. Olá Sônia

    Parabéns pelo site, esclarece muito mais do que os médicos, que fazem de conta que parasitoses são problemas extintos em nosso país. Porquê será hem?

    Depois de anos peregrinando em médicos (e particulares ainda por cima)com problemas gástricos, apenas recentemente encontrei um médico (idoso, da velha guarda) que me elucidou acerca da possibilidade de parasitoses.

    Até onde descobri, estava com ascaris e oxiuríase (sendo que esta última percebi há uns meses, quando além dos distúrbios gástricoscpassei a sentir o prurido típico).Desde então estou me tratando, mas tomo o remédio, e em questão de alguns dias os oxiúros voltam a aparecer. O médico está me tratando, e agora pediu uma série de exames, alguns bem constrangedores, até decidir que dose me prescrever, e mencionou um certo remédio que esteriliza os ovos do parasita que ficam no organismo.

    Sou uma pessoa muito esclarecida quanto à higiene, estou fazendo tudo o que aprendi para combater o verme. Não sei mais o que fazer, e estou desenvolvendo fobia devido a essa situação. O médico até sugeriu que procure um psiquiatra pois segundo ele estou neurótica . Não entendo como pode isso, tomo remédios a cada semana, alternando Pyr-pam e Pantelmin (algumas vezes por conta própria,)e os malditos oxiúros retornam. Será que não tenho imunidade? De alguma forma contraí essa infestação e não consigo me curar… Seria possível você me indicar algum médico que possa complementar meu tratamento com métodos alternativos, aqui em São Paulo capital? Ou será que existe algum centro de pesquisa especializado que eu possa procurar?

    Fico muito triste pensando como será minha vida daqui em diante, nunca mais poderei beber água a não ser que seja filtrada, e nem ingerir nenhum alimento com saladas e frutas fora de casa, já que parece que tudo é contaminado.Fica difícil né, com o estilo de vida agitado que se tem por aqui…

    Sônia, será que poderia me indicar alimentos que possam atuar como coadjuvantes no meu tratamento? Tenho desinfetado alimentos crus com água sanitária, há algum outro produto que eu possa usar e que encontre em supermercado(seria “Milton”)?

    Sônia, obrigada pelo espaço e por responder com tanta prontidão aos comentários. Me parece que esse assunto parasitose atualmente é um tabu. Quando tento conversar com amigos, e até mesmo alertá-los quanto aos sintomas, sou desdenhada, ainda falam que estou impressionada, fantasiando. Bem, sei que eu estou muito nervosa mesmo, mas quero os meus parasitas bem do lado de fora!! Eu é que não quero mais dividir meu corpo com essas criaturas primitivas e repulsivas.

    Abraço e muito obrigada pela atenção!

    Curtir

  19. Oi, Anônima, primeiro parabéns por ter encontrado um médico dos bons. Segundo, não fique pensando que o problema é a contaminação; não é. Todos temos contato o tempo todo com parasitas e os acolhemos ou não. É importante você tirar doces, leite e laticínios da sua dieta para fazer o tratamento. Oxiúros não são grande coisa como prejuízo a saúde mas estão se tornando cada vez mais resistentes devido às facilidades que encontram de sobreviver dentro de nós pelo que comemos.

    No meu Almanaque de Bichos que dão em Gente há uma receita especial para oxiúros – caroços de limão socados com mel, muito bem socados. É dirigida a crianças mas acredito que funcione com adultos. Vários dias seguidos.

    A Cina homeopática é muito indicada para oxiúros e outros helmintos, como lombriga.

    Fora isso, posso te indicar uma consulta com a Susana Ayres, acupunturista que tem vários protocolos caseiros para enfrentar essa situação: 61 8628-1231, e-mail susanaayres@gmail.com . Um abraço, melhoras!

    Curtir

  20. Oi Sônia! Estou pasma com tudo isso! Gostaria de um conselho…Descobri que estava com ameba hystolistica com 2 meses de gravidez e optei por nao tomar remedio algum. Meu bebê está agora com 6 meses e me sinto muito mal (prisao de ventre, enjoos, dor abdominal,etc.) mas ainda amamento…a Dra. autorizou eu tomar secnidazol mas a bula fala que nao devo tomar na lactação! E agora? Será que o Giamebil pode?Não quero prejudicar meu baby…Obrigada

    Curtir

  21. Oi, Anônima, o problema com a longa permanência das amebas é que elas vão ficando cada vez mais abundantes, profundas e difíceis de tratar. Eu gosto da homeopatia e minha médica já me receitou o nosódio, Ameba 30CH, que funcionou muito bem quando voltei a sentir sintomas. No seu caso me parece que seria o mais indicado. Mas seria bom ver se tem mais alguma coisa e proteger o fígado. Por favor, leia os comentários anteriores e considere a possibilidade de consultar a Susana Ayres, veja a resposta acima, ou fazer um bom exame de fezes no dr Helio Copelman, Rio, tel 21 2548-0648, pode mandar amostras por sedex. Um abraço!

    Curtir

  22. Sonia eu comecei com muitas gases já tive muitas dores no estômago e também dores abdominal.. e minha barriga estava fazendo muito barulho.. mas agora só tenho algumas dores de vez em quando na barriga e de leve.. e também as vezes sinto uma coceirinha próximo ao umbigo..é meio raro mais as vzes sinto uma coceira pequena no ânus.. e também antes eu sentia dores no pulmão e no coração.. você acha que pode ser vermes?? abraço.

    Curtir

  23. Sonia, estou muito preocupada pois estou com verme tem mto tempo e posso ve-los sempre nas minhas fezes, pois saem inteiros, e sao grandes, sinto muito enjoo e dores e coçeiras, ja tomei remedio, mas parece nao resolver, e estou engordando tambem, acho q esta relacionado, por favor me ajude se puder, estou desesperada e muito chateada tambem.

    Curtir

  24. Adoraria ajudar, mas acho melhor você procurar o farmacêutico ou o posto de saúde para um tratamento correto. Boa sorte, um abraço!

    Curtir

  25. Ola Sônia! Recentemente eu tive um coelinho que morreu de parasitas na barriga (lombrigas eu acho) e eu estou com medo de ter me infectado por descuido.
    Minha barriga está roncando bastante e o aumento de gazes aumentou. Meu nariz coça mas não constantemente. Li que alguns dos sintomas também são diarreia, labios umidos de dia e secos a noite e dores na barriga mas não tenho esses.
    Tenho bastante saliva mas era algo que sempre foi assm. Sinto um disconforto no ânus mas não uma coceira. Talvez seja um produto da minha cabeça já que sou um tanto paranóica. Será que devo ir no médico?

    Curtir

  26. Oi sonia…
    tomei vermifogo faz 24 horas e gostaria de saber se caso eu estiver infectada quanto tempo demora para os vermes serem eliminados??
    obrigada L.

    Curtir

  27. Ola sonia…
    tomei vermifogo ha 24 horas. Gostaria de saber caso eu esteja infectada quanto tempo demora para que os vermes sejam eliminados!
    muito obrigada L.

    Curtir

  28. Olá Sonia, tenho 21 anos nem sou muito de comer doce,mais ontem aconteceu um fato que esta me deixando desesperada, eu andava sentindo uma coceirinha no anus e tava me incomodando bastante.Peguei um espelho e fui olhar,tinha um verme bem pequeno branco e fino saindo,olha isso ta tirando meu sono,será que eu to com uma infestação?morro de medo dessas coisas. que remédio eu devo tomar? esse negócio com alho eu não entendi bem,como que se deve usar?
    umas pessoas me disse que esse verme pode passar para vagina e subir para o útero! quase desmaio com essa possibilidade. aguardo respostas. bj

    Curtir

  29. Oi, Anônima, esses vermes são oxiúros e geralmente se resolvem com um vermífugo, a menos que voce esteja de fato muito infestada: aí deve repetir a dose. Converse com o farmacêutico.

    Para apoiar, faça a receita da Susana Ayres em http://www.soniahirsch.com/2010/06/almanaque-do-banheiro-oxiuros-suco-de.html . Um abraço!

    Curtir

  30. Muito obrigada !

    fique com Deus

    Curtir

  31. Oi, L. do vermífugo há 24 horas: a eficácia do remédio pode ser verificada pela melhora dos sintomas. Você leu a bula? Deve dizer alguma coisa lá. Um abraço!

    Curtir

  32. Sueli Machado // 13 setembro 2011 às 18:59 // Resposta

    Oi, Soninha!
    Gostaria que você falasse sobre a toxoplasmose. Minha família adora gatos e, na minha gravidez, descobri que tive toxoplasmose no passado. Repeti o exame agora, depois de 20 anos, e continua sendo reagente o de anticorpos igg.
    Todo mundo diz que isso não é nada. Eu desconfio que seja. Eu me livrei dos meus gatos, mas os vizinhos sempre tem algum que vem fazer cocô no meu quintal. É possível uma reinvecção? Essa infecção antiga continua liberando toxinas no meu organismo? No exame de sangue deu eosinófilos = 0. O médico não deu bola e mandou repetir. Deu 0 de novo. Só hoje, no seu blog, é que descobri que pode ser sinal de vermes. Eu costumava tomar, pelo sim, pelo não, albendazol ou mebendazol a cada 6 meses. Mas, se eles matam os vermes, também não envenenam nosso organismo?
    Beijos

    Curtir

  33. Oi, Sueli, copiando meu livro: ” A toxoplasmose pode ser transmitida através de alimentos contaminados por oocistos presentes nas fezes dos gatos ou, mais freqüentemente, por bradizoítos em carne crua ou mal cozida. Na maioria dos humanos infectados a toxoplasmose não produz sintomas. Entretanto, em determinadas condições, pode resultar em sérias patologias, incluindo hepatite, pneumonia, cegueira e desordens neurológicas severas. Isso é mais verdadeiro para pessoas cujo sistema imunológico esteja muito debilitado, mas também adultos sadios podem produzir sintomas.”

    A Wikipedia tem muita informação boa e atualizada sobre o tema: http://pt.wikipedia.org/wiki/Toxoplasmose .

    Como de hábito, o importante é ter um sistema imunológico equilibrado. E sim, os vermicidas são tóxicos, por isso é importante proteger e ajudar o fígado antes de tomá-los. Cardo mariano é bom para isso, na farmácia se chama Legalon ou Silimalon. Um abraço!

    Curtir

  34. tenho um tipo de verme que sai pelo anus e solta um leitinho…parece um macarrão talharim…
    o que é isso e qual procedimento que devo tomar? um abraço…aguardo resposta

    Curtir

  35. onde foi parar minha pergunta?
    e onde vejo as respostas?

    Curtir

  36. Ah, Valdice, tem tanto comentário que ficou difícil postar e responder aqui. Mas minha sugestão é você ir à farmácia e tomar um bom vermífugo polivalente, tipo Annita. Um abraço!

    Curtir

  37. Tomo anita todos os anos, desde que tive o diagnostico diverticulose o gastro me indicou e passo muito bem……

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: