Cozinha medicinal: Emplastro de inhame

EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO
Furúnculos, cistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
MODO DE FAZER E APLICAR O EMPLASTRO DE INHAME
Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame suficiente para cobrir a área afetada.
Rale também gengibre com casca, 1 parte de gengibre para 10 de inhame. 
Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga. A pasta deve ficar bem úmida.
 
Aplique sobre a região, cubra com gaze ou outro paninho fino, nunca com plástico ou material sintético. Em algumas horas o emplastro seca; retire com água morna e coloque um novo.
Às vezes o inhame pinica, ou coça, por conter muitos cristais de ácido oxálico. Isso acontece esporadicamente, em determinada safra de determinado local. Nesse caso passe azeite ou óleo na pele antes de colocar o emplastro; a gordura neutraliza a pinicação.
 
Os da roça dizem que, quando pinica, é porque não deixaram o inhame descansar na terra depois de colher.

 

A DENOMINAÇÃO CORRETA PARA ESTE INHAME É TARO
Em latim nosso herói se chama Colocasia esculenta (sinônimo Colocasia antiqua), da família Araceae, enquanto o inhame-do-norte e o cará são da família Dioscoreaceae. Como na maior parte dos lugares a denominação inhame se refere à turma da Dioscorea, e o nome predominante da Colocasia pelo mundo afora é taro, no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e do Cará foram propostas, e aprovadas, as denominações de Inhame para Dioscorea e Taro para Colocasia, uniformizando os termos brasileiros com a denominação internacional, de acordo com os relatos dos pesquisadores Santos, E.S., Cereda, M.P., Pedralli G. e Puiatti, M. (Denominações populares das espécies de Dioscorea e Colocasia no Brasil. Tecnol. & Ciên. Agropec., João Pessoa, v.1, n.1, p.37-41, set. 2007).
OS MUITOS NOMES DA COLOCASIA
inhame em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Portugal
inhame branco, taro, taioba em Portugal (a folha da taioba é semelhante à do taro)
taiá no sul do Brasil
cará e cará chinês em outras regiões brasileiras
taro, cocoyam e dasheen em inglês
dasheen no Caribe
tar, kokosyams em dinamarquês
cocoyam em Gana, Nigéria e Camarões de língua inglesa
qolqas em árabe
taro em russo, alemão, holandês, francês e na Polinésia
aronille em francês
arvi, kachalu, ghuiya em hindu
chamagadda em Angla Pardesh, Índia
colocasia, malanga, yame de canárias, alcocaz e otoe em espanhol
colocasia, taro di egito em italiano
kolokassi em cipriota
kalo no Havaí
yu em mandarim
sato-imo em japonês
toran na Coréia do Sul
khoai mon ou khoai so no Vietnam
dalo nas ilhas Fiji
nduma em kikuyu
amadumbe em zulu
macabo entre os que falam francês em Camarões
yautía em Porto Rico
keladi em malaio
gabi em tagalogue, nas Filipinas
E tem mais: inhame, digo, taro, não é tubérculo nem rizoma. Pasme: é cormo. Com M.

COMA E AME!
~~~~~~~~~~~~
INHAME INHAME notas & receitas

ilustração: capa do livreto Inhame Inhame, por Newton Montenegro de Lima, com inhames desenhados por Murilo e a alta supervisão de Cesar Lobo, 1988

29 comentários em Cozinha medicinal: Emplastro de inhame

  1. Querida Sonia;
    gostaria de saber como faço a Tintura mãe caseira de Inhame.
    Muito grata, Ana

    Curtir

  2. Querida Sonia;
    gostaria de saber como faço a Tintura mãe caseira de Inhame.
    Muito grata, Ana

    Curtir

  3. Ana, não faço a menor ideia e nunca ouvi falar nisso. Para mim, inhame se come. Mesmo o finado Elixir de Inhame Goulart tinha jeito de caldo de inhame. Será que era nele que você estava pensando? Também não sei o processo. Um abraço!

    Curtir

  4. Olá Sônia, no caso de unha encravada como que o inhame desencrava? estou usando a pastinha de inhame com gengibre e estou esperando ancioso o resultado, pois estou com a unha do dedão do pé encravada, e um pouco machucada, pois dei algumas cutucadas rsrsrs… espero que resolva, se não irei ao podólogo. Obrigado…

    Curtir

  5. Desencrava desencravando, uai. Fica normal. Mas mantenha o emplastro em cima dela e troque quando secar. Um abraço!

    Curtir

  6. Olá Sonia…tenho unha escravada desde os 14 anos e estou com 19…sempre sofri com unha encravada…já fui ao médico várias vezes para retirar..ai melhora e logo volta novamente…pq acho q a pela não da tempo de cicatrizar e logo começa a crescer outra unha…será que adiantaria na cura usando a pastinha de inhame com gengibre…preciso me curar…não aguento mais essa situação! tenho vergonha pq as vezes quero colocar uma sandália e o pé alem de feio..cheio de cicatrizes 😦 …bjsss!!!

    Curtir

  7. Anônima, você é fofinha mas… tá escrito na primeira linha do post que o emplastro de inhame resolve unha encravada. Qual é a dúvida?
    Um abraço!

    Curtir

  8. Minha duvida seria…ele pode curar algo que esta com tanto tempo assim? ou apenas cura casos que esta começando a encravar?
    bjsss!!! obrigada por sua atenção!
    obs: meu nome é Ana!

    Curtir

  9. Ana, como saber sem tentar? Pode ser que você precise aplicar por 2 meses, mas resolve. Geralmente em 24 horas, no máximo 48. Bjs

    Curtir

  10. Oi, Sonia,
    Faz tempo não comento, mas acompanho os comentários e os posts novos, são meu vício. 🙂

    Eu estou com acne, que comecei a ter com 20 e poucos anos. Agora estou na casa dos 30 e a danada voltou.
    Pesquisei e encontrei em sites em inglês relação do ovo com acne (dizem que está ligada à clara). Eu tenho comido muito ovo (caipira), tem sido uma das minhas principais fontes de proteína.
    Bom, me lembrei do bom e velho inhame, e vou começar a fazer emplastro e também voltar a comer. Espero que ajude, pois não sei mais o que fazer, já tentei de tudo, tirando algumas coisas da alimentação (como café com manteiga), mas o ovo eu ainda não tentei. Você sabe de alguma relação do ovo com as espinhas?
    Um abraço.

    Curtir

  11. Oi, Jussara, duvido que a acne venha do ovo, mas é possível que tenha a ver com gorduras animais como a manteiga e proteínas lácteas, além de nozes, castanhas e sementes oleaginosas. Castanha-do-pará quase sempre me dá espinhas. Sugiro beber água quente durante o dia (2 litros por dia ou mais) e aplicar o emplastro.
    Agora… quanto é “muito ovo”? Muito é sempre muito… Abração!

    Curtir

  12. Oi Sônia, amei o seu blog!! Meu filho tem ceratose pilar e já tentei de tudo que os dermatologistas indicaram e nada resolveu. Vou fazer o emplasto de inhame. Depois venho aqui contar. Abraços!!

    Curtir

  13. Oi Sonia, tudo bem?
    Adorei seu blog! É de pessoas dedicadas e honestas que o mundo precisa!
    Sonia, estou fazendo a compressa de inhame num cisto sebáceo nas costas da minha mãe, ele está inflamado, de repente ficou super vermelho e começou a sair várias bolhinhas que viraram pus, estouraram, e estão vazando aos poucos. É normal sair assim aos poucos, posso continuar colocando o inhame por cima delas?
    Desde já um super grande abraço!!!
    Selma!

    Curtir

  14. Oi, Selma, é normal acontecer isso – o inhame puxa, o tecido se inflama e alguns caminhos começam a se abrir para que o cisto saia. Depois fecha de novo. É importante manter a aplicação do emplastro até fechar, para garantir a limpeza. Nesse período não se deve comer comida reimosa como carne de porco, embutidos, frios, camarão, frutos do mar, porque suas toxinas podem querer sair pelo caminho aberto e atrasar a desinflamação. Tudo de bom, um abraço!

    Curtir

  15. Adorei seu post. Gostaria de saber se o inhame melhora a psoríase, minha filha tem psoríase desde os 7 anos, hoje ela está com 17. Uma adolescente linda que não usa biquini nem short. Se puder me ajudar ficarei muito grata e feliz.

    Curtir

  16. Oi, Neide,
    pode ser que ajude, junto com uma boa alimentação, mas não tenho relatos a respeito. Um abraço!

    Curtir

  17. Boa tarde, estava procurando na internet alguns coisa que pudesse me ajudar com o meu cachorro e li a maioria dos relatos do seu blog, e acho que pode me ajudar. Irei falar do problema e espero que vc me ajude.
    Tenho um boxer que há uns 3 meses vem apresentando um calo canino nas patas de trás em que os pêlos caíram e não saem e estão inflamando e inchando (pêlos encravados). Levei ao veterinário fiz o tratamento que pediu, mas não resolveu. Todas as vezes que do banho nele eu aperto e sempre sai pêlo, pus, sangue.
    Qual tratamento devo fazer e a receita eu fazer.
    Aguardo.
    Obrigado.

    Curtir

  18. Olá Sonia
    Vou usar o inhame com gengibre pra tratar o tendão tibial.
    Pode bater no liquidificador os dois em vez de ralar e quantas vezes ao dia devo colocar?
    Obrigada .

    Curtir

  19. Uma querida leitora do blog batia tudo no liquidificador, com filtro, e dava certo. Eu nunca fiz assim, gosto de ralar…

    Sobre quantas vezes ao dia: quando secar, troque, e antes de dormir veja se precisa trocar.

    Curtir

  20. Oi Sônia , estou com muita dor na sola da pé, devido ao uso constante de chinelos, fiz os exames e deu fascite plantar. O emplaste de inhame ajudara nessa inflamação? Muito obrigada. Deus te abençoe .

    Curtir

  21. Oi, Flavia, imagino que o emplastro possa ajudar sim, já que ajuda em outras inflamaçòes desse tipo, como tendinites. Um abraço e feliz 2015!

    Curtir

  22. Olá Sonia, desesperada encontrei um Luz VOCÊ! TENHO UM CAROÇO NA SOLA DO PÉ, NO CALCANHAR, VEIO 'A FURO NO ANO PASSADO,MAS O CAROÇO CONTINUOU, AGORA VOLTOU A INFLAMAR E ESTÁ SAINDO UM PUZ, E A DOR É GRANDE, NÃO POSSO SE QUER COLOCAR O PÉ NO CHÃO, VOU FAZER O EMPLASTO DE INHAME C/ GENGIBRE, ESPERANÇOSA QUE IRÁ FUNCIONAR…BEIJOS CONTINUE ILUMINANDO TANTAS VIDAS. OBRIGADA.

    Curtir

  23. Ola Sonia tenho tendinite em varias partes do corpo. Esse emplasto tem q fazer varias vezes ao dia? E por quanto tempo devo fazer o tratamento?
    Valeu

    Curtir

  24. Oi Sonia, tudo certinho?
    Ha dois dias tive um aborto (tava de 8 sem.). Sangrei e expeli coágulos a noite passada toda. Tenho a sensação de que agora só há sangue para sair. Practicamente não me alimentei, pois tudo o que eu ingeria produzia gases doloros. De qualquer forma gostaria de ir fazendo uma limpeza e um fortalecimento do meu corpo até segunda feira, quando irei realizar uma ultra pra ver se ta tudo certo. Bom, acabei comprando um medicamento fitoterápico chamado água inglesa, conhece? Além dele, to fazendo uso de luftal pros gases. A pergunta é a seguinte: tudo bem eu me alimentar com sopa de inhame pra ajudar no fortalecimento e limpeza? E qnt à interação com os outros medicamentos, te parece ok?

    Te agradeço pelas livros, blogs e atenção.

    Da sua grande fã,
    Alice

    Curtir

  25. Anônimo, você pode fazer o emplastro e deixar no local até secar, então substituir por um novo. É a forma mais eficaz.

    Alice, não tenho como aconselhar você, não dou consultas, menos ainda pelo blog…

    Abraços!

    Curtir

  26. oiii sonia tenho mastite granulomatosa e de vez em qdo aparecem uns pontos vermelhos inflamados nas mamas, acha que posso passar o emplastro de inhame, para evitar que se formem novos abcessos?
    ,

    Curtir

  27. Oi, querida, não sei responder. Sugiro consultar alguém que entenda do quadro para saber se é uma eliminação. Gosto da homeopatia, especialmente para esses diagnósticos.

    Curtir

  28. Olá bom dia td bem? Gostei muitíssimo das suas explicações. E gostaria de confirmar se o emplastro de gengibre pode ser aplicado sobre os abcessos de HIDRADENITE SUPURATIVA grau 3 nas axilas? E se deve ser feito com o gengibre? E como deve ser feito? Um após o outro? Até secar? Todos os dias? Essa parte eu não entendi mto bem… aguardo contato. Muito obrigada. Gabriela

    Curtir

  29. Amada linda !!! Grata por SER a vista de todos,multiplicada,iluminada,na paz,no Amor !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: