Cúrcuma, ou açafrão-da-terra: todo dia

Temperar é preciso, comer não é preciso. Alimentos podem encher a barriga, mas o que lhes dá mais alcance, profundidade e transcendência são as especiarias.

A cúrcuma, que em inglês se chama turmeric e em hindu haridra, é um desses temperos com os quais a vida melhora muito. E seu valor medicinal é tão grande que faz toda comida virar remédio.

Na feira você vai encontrá-la em forma de um pó amarelo-ouro que realça o sabor da comida e dá cor a qualquer coisa, do curry indiano à roupa dos monges. É boa para a pele, baixa o colesterol, protege o fígado, atua contra o câncer, trata a artrite, ajuda a digestão das proteínas, promove a absorção e regula o metabolismo, além de ser antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, calmante e protetora do sistema cardiovascular. Chega? Não: faltou dizer que ajuda a formar o muco protetor do estômago e é muito útil em gripes, resfriados e dor de garganta.

Seu apelido “açafrão-da-terra” se deve à semelhança da cor da cúrcuma com a dos caríssimos estigmas da flor de açafrão, Crocus sativus, que dão um inigualável aroma e cor amarelada aos pratos com eles preparados na Espanha, na Índia, no Irã. Cento e cinquenta mil flores são necessárias para produzir um quilo de estigmas de açafrão – minúsculos filamentos que, dentro da flor, recolhem o pólen.

Já a cúrcuma (Curcuma longa) é irmã do gengibre e da galanga: fora da terra dá folha e flor, dentro guarda em segredo uns dedinhos tortos, marrom-alaranjados, que se pode usar frescos no inverno, quando são colhidos, para depois cozinhar no vapor, secar e moer os que sobrarem. Frescos: ralar, espremer, juntar o caldo no tempero do camarão, do peixe, do frango, do arroz ou dos legumes na hora de refogar. Em pó: guardar num vidro, misturar com outros temperos como fazem na Índia, usar um pouquinho em tudo o que for cozinhar – 1/4 a 1/2 colher (chá) por dia no total. Combina bem com gengibre, cardamomo, semente de coentro. Misturada a gorduras, a absorção (da cúrcuma) aumenta.

CHÁ Para gripe ou resfriado persistentes: 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 500 ml de água fervendo. Deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia com um pouquinho de mel.

LAMBEDOR Para dor de garganta, polvilhar 1 colher (chá) de mel com pitadinhas de cúrcuma e lamber devagarinho.

44 comentários em Cúrcuma, ou açafrão-da-terra: todo dia

  1. Oi, Graphi, mistura com uma gota de azeite de oliva, é uma pomadinha ótima. Você leu em algum lugar que é bom fazer compressa de cúrcuma? Tumérico é o nome comum aí onde você vive? 🙂 Um abraço!

    Curtir

  2. Oi Sonia, vou fazer sim… O azeite de oliva enaltece ainda mais as propriedades… Na verdade, eu li em algum canto da minha cabeça… Mas, se se faz tanto hoje em dia, uma pomadinha com certeza é possível também! 🙂 Na verdade, eu simplesmente adaptei… Vi referências que é também chamado assim após sua observação… Aqui no Rio, no supermercado tem “Açafrão da Terra” e entre parênteses “Curcuma”… Já que você é tão querida, vou te mandar uma das minhas receitas preferidas na culinária indiana… Aprendi com uma princesa! Maya, em Shaphura, um lugar perdido em direção ao Parque Nacional de Ranthambore… hospedado na casa dela, um hotel fazenda maravilhoso… http://www.shahpurabagh.com/
    A sobremesa se chama Bastani-e gol-o bolbol
    INGREDIENTS

    * 4 tablespoons powdered sahlab or 1 cup cornstarch
    * 4 cups milk
    * 1 cup sugar
    * 1/2 teaspoon mastic ground with a cube of sugar
    * 1/4 teaspoon ground saffron dissolved in 3 tablespoons rose water
    * 1/2 cup whipping cream
    * 2 tablespoons slivered pistachios for decoration

    INSTRUCTIONS

    1. Dissolve the sahlab in 1 cup cold milk. Mix very well until the mixture is quite smooth.
    2. In a large saucepan, stir the rest of the milk and sugar together and bring to a boil over medium heat.
    3. Add the sahlab mixture and mastic to the warm milk in the saucepan. Simmer over medium heat, stirring constantly, until the mixture thickens. At this stage, the mixture should be slightly elastic. Remove the pan from the heat.
    4. Add saffron-rose water. Mix well. Allow to cool for 2 hours. Pour the entire mixture into an ice-cream machine.
    5. Follow your ice-cream machine’s directions for making ice cream (my machine takes about 1 hour and 40 minutes).
    6. Pour a thin layer of whipping cream into a flat plate and place it in the freezer until a 1/4-inch frozen creamy crust forms. Remove the crust from the freezer, let it stand for 2 minutes, then break off 1/2-inch pieces of the crust and mix them with the finished ice cream. Transfer to a press-in-lid plastic container, cover, and keep in the freezer to allow the taste to develop.
    7. Serve saffron ice cream in small crystal bowls; sprinkle the top with ground pistachios. Nush-e Jan!
    E eu vou já substituir o açafrão por Tumérico!!! Um beijão. Stucky
    www,thecharmedvoyager.com

    Curtir

  3. Agradeço, Stucky, e deve ser gostoso, mas nunca fiz nem pretendo fazer receitas com leite, creme de leite e açúcar. Meu trabalho vai na contramão. Uma compotinha de maçã, feita só com uma pitadinha de sal, pra mim tem mais valor. Um abraço!

    Curtir

  4. P.S. O que eu comi era a base de manga… yammmy combinação manga e curcuma! 🙂 Amarelo + Amarelo + Por do Sol no Deserto? = Amarelices Solares!

    Curtir

  5. OOOpppssss… Não me dei conta das propriedades nem tão indicadas dos lacticínios… Um beijao.

    Curtir

  6. Criança pode tomar mel com açafrão todos os dias?

    Curtir

  7. Todos os dias? Açafrão não tem problema, mas mel, só se for necessário…

    Curtir

  8. olá sonia, fiquei encantada c/ vc.
    mais uma dica para o uso do açafrão.
    tempero p/ salada:
    azeite,alho,açafrão fresco ralado,limão,oregano,salsinha,manjericão fresco.
    além de temperos, chás e sucos, como eu posso usar o açafrão fresco?

    Curtir

  9. Oi, A., não sou muito experiente em açafrão fresco. Uso seco, em pó, apesar de ter plantação dele no quintal. Mas você já citou acho que tudo: tempero, chá e até suco… Um abraço!

    Curtir

  10. Olá Sonia, segue uma receita com cúrcuma:

    Files de salmão
    suco de limão
    curcuma
    sal
    azeite de oliva
    alecrim

    Tempere os files de salmão com sal, em uma travessa misture a curcúma com azeite de oliva e coloque os files acrescente o alecrim. Depois é só grelhar o salmão.

    Abraços,
    Sandra

    Curtir

  11. Sônia, li agora sobre a dúvida da pimenta do reino. Sim, de fato, é super importante que se misture a cúrcuma com pimenta do reino, dissolvendo-as no azeite extra virgem. Isso porque a pimenta do reino aumenta em mais de 200 vezes a absorção da cúrcuma. Isso é de uma fonte muito segura, o livro Anticâncer do Dr. David Servan.

    Curtir

  12. Isso se você for tomar cápsulas dos cientistas de Taiwan citados por ele. Se for uma pessoa normal, que cozinha e coloca temperos na comida, não é necessário. Bah…

    Curtir

  13. Sônia,desde que descobri que meu esposo tem pressão alta passei a usar o curry, realmente é muito bom, ele se sente muito bem. obrigada porque foi atraves de suas dicas que encontrei esse tempero maravilhoso.

    Curtir

  14. Qual a quantidade diaria recomendada,para ter os beneficios desejados ??..atualmente utilizo a raiz in-natura no suco matinal acompanhada de linhaca e mirtilo.

    Curtir

  15. olá Sônia tenho esclerose multipla ,MS (múltiple sclerosis)a aproximadamente 5 anos, sem sequelas aparentes, eu já uso canela em pó todos os dias, e vi num site muito conceituado americano que o açafrão (Safron) poderá ter efeito positivo em patologias auto-imune como acontece na EM OU MS, qual a dosagem uma pessoa normal pode usar por dia sem que haja intoxicação? aqui no brasil nas feiras o açafrão é de boa qualidade? http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dnews%2Btoday%2Bmultiple%2Bsclerosis%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1020%26bih%3D577&rurl=translate.google.com&sl=en&twu=1&u=http://www.medicalnewstoday.com/releases/237205.php&usg=ALkJrhh67PmR95jxiBMAbFck4ZotyWp22A eu colei o link onde encontrei a pesquisa MEDICAL NEW TODAY muito obrigado.

    Curtir

  16. Frank, tudo depende muito da pessoa. Você lê inglês? O site http://www.arthritistrust.org/ tem muitas informações que podem te interessar. Um abraço!

    Curtir

  17. a sim Sônia muito obrigado pela dica do site ai, mas gostaria de outra informação se possivel, se o açafrão em grandes doses pode ser tóxico e qual seria a quantidade necessária por dia, misturado a água, grato.

    Curtir

  18. Então, Frank, isso depende muito da pessoa. Não tenho como dar esse tipo de informação.

    Curtir

  19. Ouvi hoje no jornal da TV Globo que o açafrão da terra (é a curcuma, né?) é ótimo para a memória, é isso mesmo?

    Outra pergunta: não há problema ser consumido por quem tenha pressão alta?

    Obrigada.

    Curtir

  20. Recebi um email do Ulf que copio aqui.

    Prezada Sonia,

    Volto a escrever após algum tempo (escrevi em 5 de abril de 2010), pois minha experiência com o tumerico teve alguns novos episódios.

    Inicialmente lhe escrevi sobre o caso da minha cadela Golden “Babi”. Ela tinha vários quisto sebaceos e TODOS foram eliminados após usar 1 colher de sopa de açafrão da terra e azeite de oliva na comida (1 vez ao dia).

    Só que no começo deste ano nos deparamos com um câncer (mastocitoma grau II) na pata dianteira dela. (…)

    Para adiantar o assunto, a Babi passa muito bem e até agora não há mais sinal do câncer. Ela continua recebendo 1 colher de cúrcuma por dia para “garantir”. Na época do ápice do pavor, dávamos duas vezes ao dia. Ela nunca passou mal do estômago e suportou muito bem. Nunca fez quimioterapia!

    Em anexo 2 livros que comprei que falam de modo muito interessante sobre câncer canino e suas opções (normalmente os tratamentos usados hoje em dia não curam os cães, apenas dão uma melhora na qualidade de vida). Eu os encontrei pois também falam da cúrcuma e outras maravilhas naturais que matam as células cancerígenas. Sabes como é, no desespero vale quase tudo!

    Abraços,
    Ulf

    (Os livros anexados são Dog_Cancer_Survival_Guide.pdf e
    DogCancerDiet.pdf)

    Curtir

  21. Soninha querida, uma amiga muito querida foi diagnosticada com o mal de alzheimer. Nunca lidei com isso, fiquei muito perturbada, sabe? Vim aqui ao blog procurar informações, encontrei algumas coisas, mas gostaria muito de saber se você me recomenda alguma leitura, ou algum método de tratamento. Obrigada, viu? Beijo pra você.
    Babe

    Curtir

  22. Babe querida, sempre acho que é preciso ver se há parasitose envolvida, candidíase crônica e má alimentação. Uma pessoa que não tenha esses problemas e se alimente bem não tem como ter Alzheimer. Beijão!

    Curtir

  23. Ao longo da vida, não acredito que ela tenha tido uma alimentação muito saudável: sertaneja que gosta de comidas fortes; mas também não foi muito ruim. As outras coisas, teremos que investigar, claro. Você acha que uma ação assim tardia pode ainda dar algum resultado?
    Tomara que sim…
    Beijo e obrigada outra vez.

    Curtir

  24. Babe, tudo depende dela. E de encontrar uma pessoa, profissional, com quem ela faça uma relação de confiança. Por exemplo a Susana Ayres, aí em Brasilia, tel 61 8628-1231. Pode ajudar muito. Beijos, querida e sorte para sua amiga!

    Curtir

  25. Sônia,
    Será que você poderia me ajudar a fazer uma terapia natural para aliviar dores de artrose da minha empregada. Ela sente muitas dores, não consegue dormir direito. Vive sentindo dor, os remédios não fazem efeito.

    Curtir

  26. Adoraria, Anônimo, mas não tenho competência. Em que cidade vocês estão?

    Curtir

  27. OLá Sonia ,Gostaria de saber como faço o chá de curcuma , o quanto devo utilizar e qual a dosagem por dia a ser tomada ? É necessário acrescentar pimenta para ter uma absorção melhor ? Ou somente o chá puro terá um bom resultado? Se for o caso qual a pimenta devo colocar no chá?
    Obrigada
    Georgiana

    Curtir

  28. Oi, Georgiana, não sei, nunca fiz chá de cúrcuma. E essa história de adicionar pimenta para facilitar a absorção tem a ver com a indústria de cápsulas, não com a tradição; foi muito discutida aqui no blog. Um abraço!

    Curtir

  29. Olá Sonia ,
    Gostaria de saber como que você toma a curcuma?? Chá ou pó? O que você indica e que quantidade diária? Quero muito saber a forma mais certa de ingeri-la pois quero começar a usar .
    Obrigada,
    Roberto

    Curtir

  30. Oi!
    Para tirar nódoas de açafrão, aplica-se supergel (deixar atuar uns 5 minutos) e coloca-se na máquina de lavar juntamente com a outra roupa. Não se assustem se virem o amarelinho a tornar-se vermelho:) …depois sai:))
    Obrigada pela blog, Sonia
    Beijinhos

    Curtir

  31. Oi, CarLa, obrigada pela dica!

    Oi, Roberto, eu uso a cúrcuma em pó: coloco no ovo quente de manhã, no arroz, nas lentilhas e feijões – onde aparecer a chance. Um abraço!

    Curtir

  32. Olá Sonia quanto tempo, tenho saudade de você dA BONS FLUIDOS sou assinante, olha eu compro produtos orgânicos, e veio cúrcuma ou açafrão da terra natural, raízes e agora não sei bem como usar, qual seria a melhor maneira, estou fazendo como costumo fazer com gengibre, ralando ou cortando em pedacinhos, ou comendo em saladas. um beijão.

    Curtir

  33. É isso mesmo, anônima, e pode usar também nas sopas, no arroz, nos feijões… Um abraço!

    Curtir

  34. Nando Ventura // 10 março 2013 às 21:45 // Resposta

    Sonia,em primeiro lugar bom dia!
    Eu acabei de ler o livro Comer Rezar Amar hoje e vim procurando aqui e no ebay pelo açafrão da terra pois no livro diz que o suco é bom para limpar os rins.Não sabia que já tinha fácil no Brasil.Moro no Rio e trabalho numa loja oriental (molhos e temperos) mas lá não tem,apenas o açafrão brasileiro amarelo.Tem um ano e meio que venho modificando a minha alimentação e durante esse tempo eu abandonei a maioria das besteiras mas ainda sou resistente a certas coisas (principalmente as amargas).Gostaria de saber se você me dá alguma dica para eu inicar com os temperos pois nunca fui de comer especiarias (nem pimenta) e quero ir devagar mas acostumando.Algumas dicas do que comprar na minha loja,ou pela internet direto da India ou Tailândia?
    Obrigado pelo seu tempo.Um abraço.

    Curtir

  35. roberto.lucca@gmail.com // 24 junho 2013 às 21:04 // Resposta

    Sonia,
    ótimo seu blog, muita discussão e tambem muito humor, essencial para levar a vida. Deixo meu depoimento em relação a curcuma. Utilizo ha uns cinco anos, uma porção (colher de chá) e uma pitada de pimenta preta. Convivo com celulas de cancer de colon ha 6 anos. Creio que a Curcuma me ajudou muito a viver. Meus medicos recomendam. Tem um blog que me ajudou muito.
    http://margaret.healthblogs.org/life-with-myeloma/discovery-of-curcumin/
    Abraços. Roberto Lucca

    Curtir

  36. A cúrcuma é ótima, a pimenta pode ser ou não. Removi um link do Anderson porque aqui interessa o que se pode comer sem efeitos colaterais. Cúrcuma todo mundo pode, pimenta poderá ou não. E as conclusões da poderosa indústria farmacêutica não precisam deste pequeno espaço reservado para o alimento natural.

    Curtir

  37. Vi uma informação sobre o uso de cúrcuma para clarear os dentes e resolvi experimentar, fiz uma pasta com um pouco de água e escovei os dentes: imediatamente ficaram MUITO brancos. Vc sabe algo ao respeito? A boca ficou com uma sensação de limpeza incrível. Claro que a escova de dentes ficou absurdamente amarela rsrsrs.

    Curtir

  38. Ninesh, adorei! Não sabia e vou experimentar já! Valeuzão, como se diz por aqui. Um abraço!

    Curtir

  39. Incrível, fantástico, extraordinário, Ninesh: pó de cúrcuma em vez de pasta de dente. A escova fica amarelinha mesmo e tem que ter cuidado com respingos no pijama, haha, mas os dentes ficam branquíssimos e, como diz você, a sensação de limpeza na boca é maravilhosa. Já vai virar post. Obrigada, um abraço!

    Curtir

  40. olá Sonia,estava pesquisando sobre os benefícios da cúrcuma e achei seu blog, adorei! estou iniciando no uso dessa maravilha,mas já me apaixonei.
    abç

    Denise

    Curtir

  41. Isadora Franco // 29 abril 2014 às 14:18 // Resposta

    Sonia, como faz a pasta de cúrcuma?
    Só misturar o pó com agua e usar?
    Como faz para obter pó de cúrcuma a partir de comprar a raiz fresca?

    Aliás, recomendo: comprei a raiz fresca da cúrcuma, orgânica, e é MA-RA-VI-LHO-SA como tempero. Muito mais gostosa que ela em pó comprada, que eu cá entre nós desconfio que tenha coisas suspeitas misturadas…

    Curtir

  42. Oi! Meu nome é Pedro Fabricio e moro em S.Rosa-RS. Venho usando açafrão-da-terra como condimento diariamente, desde 1990, quando morei no Mato Grosso(Canarana e Ponte Branca). Distribuí raízes por todo lugar que morei, sabia que tinha uso medicinal, mas não tantos atributos, estou muito feliz por isso. Parabéns pelo teu blog, muito útil. Abraço!

    Curtir

  43. Prezada Sonia, foi hoje a 1° vez q lí todas as perguntas e respostas, achei muito interessante a nós potencializando a entender o uso da Cúrcuma. Te pergunto Sonia, nós em casa nao preparamos na comida, mas sim com uma colher de sobremeza, uma pitadinha de aproximadamente duas gramas duas vezes por dia. Gostaria de saber se podemos continuar.Nosso abraco eu e minha esposa Ingrid.

    Curtir

  44. Sim, sem dúvida. A cúrcuma contribui muito para a saúde. Abraços!

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Chá antimuco, Chá para gripes persistentes e “Lambedor” para dores de garganta – SAMBANDO NA COZINHA

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: