sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Dicionário da mulher – Candidíase, a praga

Comecei a pesquisar sobre candidíase ali por 1993, por causa de uma dor debaixo da costela direita que não me deixava {fazer excessos} em paz. Era tomar um vinho, um suco de laranja ou comer amendoins que lá vinha ela. E quando topei com as notícias desse fungo chamado Candida albicans fiquei muito impressionada. Descobri que tinha os sintomas desde a infância (regada a açúcar), sem falar nas inúmeras crises de candidíase vaginal (monília) da adolescência em diante.

Em 1995 publiquei um capítulo sobre candidíase no meu livro Só para mulheres. Alguns anos depois, já instalada na vida online, recebia tantos emails a respeito do assunto que resolvi botar o capítulo no site. Triplicaram os emails. Continuei pesquisando e atualizando a informação online.

Enquanto isso passei a me cuidar com a mesma orientação. Adotei as cápsulas de lactobacilos acidófilos, o óleo virgem de coco, a redução de carboidratos. Posso dizer que a candidíase está controlada, bem como a hipoglicemia que costuma vir junto, mas percebo muito claramente que ela apenas manifesta uma tendência do organismo para umidade e calor, como se diz em medicina tradicional chinesa, e tendências são para sempre.

Descobri também que o câncer está quase sempre ligado à presença de fungos, o que piora muito depois da rádio e da quimio, que criam condições ideais para eles; alguns autores defendem que o câncer seria a própria simbiose da célula humana com a do fungo.

O capítulo Candidíase está em http://www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

E a dor debaixo da costela tinha também a ver com amebas, como entendi depois.

Categorias:a dieta da candidíase, dicionário da mulher

Tags:, , , , , , ,

220 respostas

  1. Oi, Sonia

    Tenho mais umas dúvidas

    1- Suco de clorofila é bom?

    2- Estou usando cápsula de colágeno e queria saber se isso interfere ou não no tratamento.

    Mais uma vez obrigada por todas as informações.

    Abraço, Elisa

    Curtir

  2. Oi, Dani, não conheço óleo de coco em cápsulas. Pode e deve passar na vulva, na vagina e no períneo. O óleo de fígado de bacalhau pode ser simultâneo e não deve ser em jejum, mas junto com a comida, porque o gosto é forte.

    Oi, Elisa,
    é difícil mesmo mudar a rotina. Estou tentando produzir sugestões para isso.

    Os yogurt frozen não são iogurte com lactobacilos vivos, portanto não pode. Suco de clorofila é o extrato da grama do trigo ou de cevada? É ótimo. Sobre cápsula de colágeno, não sei.

    Beijocas 🙂

    Curtir

  3. Oi, Sonia!!

    Tudo bom?

    Nossa…tenho que agradecer demais a vc…mesmo fazendo a dieta “meia bomba” tô vendo muitas melhoras. A ardencia diminui bastante, assim como a vermelhidão.
    Tomando fluconazol eu não via resultados tão expressivos, apenas no inicio do tratamento.
    Ainda fico com receio te ter relações sexuais e confesso que tenho evitado meu marido…tenho tesão, mas qdo lembro da ardencia que dá fico totalmente sem vontade…
    Tô conseguindo evitar massas, pães e açucar no geral (apesar de ontem ter tido uma recaída, pois uma tia que veio da Europa e trouxe uns chocolates delíciosos…agora entendo como é difícil pra uma pessoa obesa seguir uma dieta!!!!!)
    Mas o que tá mesmo difícil de largar é o arroz com feijão…

    To usando o óleo de coco, capsula de oleo de figado de bacalhau, compressas de alho,cha de camomila, polen de abelha, to procurando ainda a capsula de lactobacilos…Comprei a alga de kombu vou preparar o caldo…só pode ser com água mineral? água filtrada apenas nao pode?

    Li em um post seu no blog sobre os ocidentais que acham que a vagina estado “natural” é uma coisa suja..e de fato tenho isso mto embutido em mim… Ouvia a vovó dizendo “lava bem a piriquita”… Realmente não consigo me acostumar de lavar apenas com água…me sinto suja… Então queria te perguntar:troquei o sabonete comum por um desses intimos, vc acha que eles são melhores de fato?? Eles dizem que não alteram o ph da vagina…mas eles dizem tudo pra vender então não sei…

    Mto mto obrigada !!!

    Beijinhoss,
    Fatima

    Curtir

  4. Oi, Fatima, pode ser água filtrada.
    Nada de sabonete nas mucosas, menos ainda o íntimo. Não tem sujeira na periquita. Tem nossos odores naturais, que quando secam ou acumulam, ou querem nos dizer alguma coisa, ficam poderosos. Muita água e, se houver coceira e ardência, óleo virgem de coco para proteger, em toda a vulva, períneo, ânus. Sempre lavar depois de evacuar. Bjinhos!

    Curtir

  5. Oi, Sonia!

    Mto obrigada pelas respostas!
    Estou tentando evitar lavar a vagina com sabonete e estou tomando o caldo da alga kombu. Uma pergunta, devo tomar todos os dias? Ou não é necessário?

    Outra coisa que reparei é que as vezes sinto essa coceirinha no ânus como vc descreveu em alguns comentários. Devo tomar o vermifugo? Qual? Onde compro?

    Mais uma vez obrigada pela atenção.

    Beijinhos, Fátima

    Curtir

  6. Oi, Fátima, se essa coceirinha for sinal da presença de oxiúros, suco de hortelã batida com água em jejum ajuda muito, veja em http://www.soniahirsch.com/2010/06/almanaque-do-banheiro-oxiuros-suco-de.html .

    Os fermentinhos da cândida também podem dar sensações no ânus. Um abraço!

    Curtir

  7. Ops… Sobre o caldo de alga kombu, pode tomar todo dia. Sua saúde vai ficar maravilhosa, a pele brilhando, gengivas saudáveis. É o melhor de todos os remédios.

    Curtir

  8. Oi, Sonia

    Sou eu novamente. Pesquisando mais sobre a candidiase pela internet achei um site que diz ter um remédio..Jà ouviu falar?http://www.candidiasetratamento.com/
    Outra coisa que achei uma receita de lavagem natural com chá de cascas de barbatimão, água e limão.
    http://natural.enternauta.com.br/remedios/corrimento-candidiase-tratamento/
    será q é util?

    Obrigada.
    Abraços.

    Curtir

  9. Oi, Elisa, já ouvi sim falar do horopito, não conheço quem tenha experimentado. Barbatimão é bom. Mas antifúngicos existem muitos, lavagens também. Atacar os fungos é fácil. Difícil é impedir que eles voltem sem fazer dieta. Um abraço!

    Curtir

  10. Olá Sonia. Passei para AGRADECER suas dicas que no auge da candidíase me ajudaram muito. OBRIGADA de coração. Também gostaria de CONTRIBUIR COM UMA DICA que tb foi muito boa p/ mim e não encontrei na época no site: Usei ARGILA verde sobre gazes, coberta por uma fraldinha NA ALTURA DO ÚTERO, ATÉ A VIRILIA, na hora de dormir. Era verão e a coceira muito forte. Assim, nada de bacias com banhos de assento e noites em claro ! EU colocava o emplastro de argila e ela ia secando, a coceira ia passando e eu dormia. Dizem que ela ajuda a “puxar a infecção”. Assim Sonia, divulgue por favor. Pode ajudar muita gente que sofre.
    Maravilhoso seu trabalho de ajuda pela internet. Deus te abençoe muito.
    Bjs no coração
    Silvia

    Curtir

  11. Oi, Silvia, você tem toda a razão, essa compressa na barriga dá alívio a muita coisa. Pode ser de argila e também de gengibre. Não estava no site mas está no livrinho novo que estou terminando, breve nas livrarias 🙂 Muito obrigada e um abração!

    Curtir

  12. Boa Noite Sonia.

    Estou fazendo a dieta da candídiase, mas fiquei com uma dúvida. Ao voltar a alimentação normal, como posso saber que não estou ingerindo carboidratos em excesso. Não quero mandar por àgua abaixo todo esforço que estou tendo. Sei que a senhora diz que cada organismo age de uma mameira, mas preciso de um caminho para o pós-dieta.

    Muito obrigada.

    Curtir

  13. Você vai saber porque os sintomas vão voltar, e aí você dá um passinho pra trás. Se você voltar a comer como antes, sem restrição a carboidratos refinados, refris e doces, a candidíase também volta. Boa noite, um abraço!

    Curtir

  14. Obrigada pela resposta Sonia.

    Curtir

  15. Querida Sonia ! Moro em Petrópolis, vc poderia me indicar seu homeopata ? Tenho tireoidite de hashimoto, que está descontrolada, tipo o T4 está bom, mas o antitireoidiano está altíssimo…tenho gastrite e intoleranciaa à carboidratos, fui numa gastro e falei da candida, e ela nem tchum 😦 ! Socorro…milhões de beijos e obrigada ! meu email é anablotta@gmail.com

    Curtir

  16. Oi, Ana, com prazer: dra Vanize Eyer, 2243-7184. Espero que você goste. Um abraço!

    Curtir

  17. muitíssimo obrigada !!!! vou marcar a consulta amanhã !

    Curtir

  18. Olá Sonia!
    Conheci seu blog hj e já virei sua fã! rs
    Minha médica nunca comentou comigo sobre alimentação e adorei as dicas! Vou colocá-las em prática.
    Um dúvida: O glutamine também controla a candididiase?
    Um grande beijo!

    Curtir

  19. Oi, Fernanda, não que eu saiba. A L-glutamina é indicada para ajudar o intestino a cicatrizar mais rápido depois de uma amebíase, por exemplo. Mas não sei muito a respeito. Abração!

    Curtir

  20. Olá Sonia,
    gostei muito das suas dicas para banir de vez a cândida, pois não aguento mais as crises de candidíase vaginal, sem contar outros sintomas como queda de cabelo, perda de libido, dores de cabeça, alergias e, ultimamente, até diarreia com sangue…
    Só queria tirar uma dúvida contigo que não econtrei: o tomate tá liberado ou proibido? É um dos poucos legumes que como e gosto.
    Aguardo teu retorno, obrigada!

    Curtir

  21. Oi, Fabi, o tomate é muito ácido e muito contaminado por agrotóxicos, portanto deveria ser usado com muita parcimônia por quem tem cândida. Fiquei triste de ler que é dos poucos vegetais que você come e gosta. Dou muitas alternativas no livro novo, que poderia te ajudar bastante, não só no controle da candidíase quanto na ampliação do repertório de alimentos. Comer bem da muita alegria!

    Quanto á diarreia com sangue, pode significar que há vermes ou protozoários no intestino, olho vivo. Um abraço!

    Curtir

  22. Oi, Sônia, tudo bem? Você acha possível fazer o tratamento na amamentação? Já tive episódios críticos de cândida intestinal – incluindo uma crise de intestino irritável com direito a colonoscopia (que não acusou nada, claro) – dificuldade para ganhar peso na gravidez, meu bebê nasceu com baixo peso, só faço emagrecer desde que ele nasceu e tenho certeza que a maldita passa pelo leito materno, porque ele teve problemas intestinais que só suavizaram quando comecei a introduzir alimentos aos 6 meses (e até hoje o cocô dele fica problemático nas fases em que só quer mamar e não comer nada). Estou no meu limite de esgotamento mas preocupada com a dieta! Alguma sugestão? Obrigada e beijo!

    Curtir

  23. Sonia, obrigada pela sua atenção. Essa infecção secundária nos intestinos (por protozoários ou helmintos) pode ser ocasionada pelo desequilíbrio da flora causado pela cândida? Ou não tem relação nenhuma com o fungo.
    Tenho outras dúvidas quanto aos alimentos. Vi que a cenoura e a beterraba estão liberadas. Mas por serem tubérculos, elas não poderiam estar contaminadas por fungos?
    E uma última dúvida: o pepino em conserva pode ser consumido ou deve ser evitado pela presença do vinagre?
    Obrigada!

    Curtir

  24. Oi, Fabi, suas questões pedem explicações mais amplas que estão respondidas no livro. Por isso, aliás, fiz o livro. Se fosse simples, colocaria tudo aqui… Um abraço!

    Curtir

  25. Oi, Fernanda, acho que o óleo virgem de coco – recomendo a marca Dr. Orgânico, o único que passa no meu teste de qualidade – pode ajudar muito vocês dois. Quanto a tratamentos, em que cidade você está? Um abraço!

    Curtir

  26. Oi, Sonia! Já tomei o óleo de coco virgem Dr. Orgânico, tomava 1 colher de sopa por dia, sem saber se era a dose certa para o caso. Estou em São Paulo capital. Obrigada!

    Curtir

  27. Fernanda, aí em Sampa tem a Denise Carreiro, nutricionista clínica muito boa. O contato é pelo site http://www.denisecarreiro.com.br . Seria bacana você ter uma supervisão inteligente nesse caso. Um abraço!

    Curtir

  28. Muito obrigada, Sonia! Vou procurá-la logo na segunda e depois volto aqui para contar como tudo está andando. Bom fim de semana!

    Curtir

  29. Ótimo, querida, e força nas tranças. Qualquer coisa estamos por aqui. Um abraço!

    Curtir

  30. Sonia, lembrei de outra coisa. Li que não se deve fazer dietas para emagrecer na fase de amamentação, pois mobiliza os tóxicos lipossolúveis dos agrotóxicos depositados na gordura corporal, e estes passam para o leite. Será que uma matança geral de cândidas não mobilizaria muitos tóxicos também?

    Ah, você sabe de algo sobre Polaridade Reversa Crônica? Tenho pesquisado mas é difícil de achar. Acredito que essa condição possa favorecer infestações de todo tipo.

    Mais uma: dá pra fazer tratamento natural contra verminose sem ficar o dia todo em jejum? O e-lactancia.org diz que o albendazol é seguro na amamentação, mas encontrei um outro artigo que diz que o risco não é zero não.

    Um abraço!

    Curtir

  31. Esqueci mais uma coisa: qual sua visão sobre miomas uterinos?

    Abraço!

    Curtir

  32. Oi, Fernanda, acho que suas perguntas precisam de respostas muito responsáveis, que só um(a) bom profissional pode oferecer. Daí indicar a Denise Carreiro. Espero que ela possa te atender logo. Um abraço e bom domingo!

    Curtir

  33. Sonia, muito obrigada pela sua atenção! Eu quero (e preciso!)comprar o seu livro. Aqui em São Paulo eu o encontro onde? Em qualquer livraria? Um abraço!

    Curtir

  34. Oi, Fabi, você encontra o livro nas boas livrarias, lojas de produtos naturais e pelo site http://www.correcotia.com/compras, com frete grátis para todo o Brasil.

    Curtir

  35. Sonia estou preocupada. Há 7 meses estou com esta terrível coceira, e outros sintomas de candidiase polissistemica. Li seu artigo e está dificil organizar um cardápio. Já fui a dois médicos, tomei remédios e já utilizei 4 tipos de pomada e NADA! Acordo a noite só pra me cocar o exame médico de flora intestinal deu OK, não estou entendendo o que tenho feito de errado… Ajude-me. Obrigada!

    Curtir

  36. Ah, é difícil mesmo. Sugiro você ler tudo o que já saiu no blog a respeito. Tem muita coisa. É difícil mas você consegue. Um abraço!

    Curtir

  37. Sônia td bem?
    Eu gostaria de entender esse iogurte desnatado artesanal que vc cita em sua dieta. Vejo em supermercados, pra vender, esses iogurtes de litro desnatados e naturais de marcas convencionais (vigor, danone,etc)são esses que vc se refere? caso contário, onde encontrar?O meu problema nessa dieta é o café da manhã? fiquei meio sem opção, por isso que preciso achar o iogurte correto para essa dieta que daí meu cafezinho de cada dia está garantido!!!!!!Outra coisa o óleo de coco precisa ser em jejum?Sônia já ia esquecendo…sobre aqueles comprimidos de creosoto de monte serrat, então, não fabricam mais. Creosoto pode-se encontrar naquele seirogan (engraçado que os orientais usam o seirogan para problemas de estômago ou qdo tem alguma diarréia e não usam com o intuito de vermifugar).É isso .Obrigada por td.

    Curtir

  38. Sônia, tenho uma dúvida. Uso o Vital Plex e sei que ele precisa ficar sempre refrigerado. Como é possível, portanto, comprar estes probióticos importados (do site da Vitamin World)? Estes seriam liofilizados e não precisam ficar refrigerados? Obrigada!

    Curtir

  39. Oi, Lígia, geralmente as cápsulas de lactobacilos devem ser refrigeradas depois de abrir o frasco; de todo modo, imagino que eles vão morrendo à medida que o tempo passa. Já tomei uns que não fizeram o menor efeito.

    Atualmente prefiro o Flora Balance – são laterosporus, esporos que passam incólumes pelo estômago e se desenvolvem no intestino. Estou gostando. Como sou chocólatra assumida, ponho os lactobacilos na outra ponta da gangorra para equilibrar 😉 Um abraço!

    Curtir

  40. Oi, Roberta, o iogurte artesanal tem que ter lactobacilos vivos, essa é a diferença. O óleo de coco em jejum funciona melhor porque encontra o tubo vazio – lembre-se de que ele é fungicida, entre outras coisas. O creosoto é desinfetante e o Seirogan tem creosoto; sabe lá se a dor de estômago ou a diarréia dos japoneses têm parasitas no meio? Eu, quando tenho um desarranjo por comer folhas cruas fora de casa, tomo logo uma dose de Giamebil – e resolve!

    Curtir

  41. oi Sônia

    Curtir

  42. Oi Sônia!
    Estou fazendo assim : faço meu iogurte em casa com aquele fermento bio rich e leite desnatado. Meu café da manhã consiste num potinho desse iogurte e também tomo probiótico em pó da marca skl-lactopró (foi o único que achei). Cortei totalmente açúcar, incluindo carboidratos e à tarde ou noite tomo uma colher de sopa de óleo virgen de coco. Estou fazendo isso há uma semana e não vejo melhora, a cândida ainda persiste. Sônia tem algum prazo? é assim mesmo? ou estou fazendo algo errado?
    muitos bjos.

    Curtir

  43. Oi, Anônima, tudo o que eu tenho pra dizer sobre candidíase está escrito no livro Candidíase, a praga – e como se livrar dela comendo bem. Procurei dar conta de todas as perguntas como as suas, que se repetem pelo blog afora. A coisa não é simples, merece atenção e cuidado, e eu fiz o livro exatamente para dar uma visão de conjunto e coordenadas práticas. Por isso não vou mais responder aqui sobre isso. A não ser que sejam dúvidas sobre o que está escrito, com número de página. E para começar sugiro você ler o capítulo “10 conta ela” que publiquei em http://candidiaseapraga.blogspot.com. Um abraço!

    Curtir

  44. Olá Sônia,
    tentei comprar o óleo de coco e probióticos hoje no site da Vitamin World mas não tem “Brasil” nos países em que eles entregam. Você tem conhecimento de outro site seguro que entregue no Brasil? O Flora Balance vc encontra por aqui? O Vital Plex está muito difícil de encontrar, sem contar o preço salgado.
    Obrigada pela sua atenção,
    beijos!!

    Curtir

  45. Oi, Lígia, o óleo virgem de coco você compra aqui, em http://www.dr-organico.com.br, e os lactobacilos… arranja algum amigo nos Estados Unidos pra te mandar… :-#

    Curtir

  46. Olá Sônia, obrigada pelas dicas. Felizmente tenho um amigo nos Eua, hehehe. Mas pesquisando na net, encontrei este produto (chamado Candalb) que parece ser bem completo para o tratamento da candidíase, e eles entregam no Brasil: http://www.supersmart.com/pt–Candalb–Probioticos-prebioticos–0565
    Fica a dica!
    Um abraço!

    Curtir

  47. oi Sônia,
    Ontem chegou seu livro que comprei -candídiase a praga- e já obtive um montão de informação importante!!!!! Estou há 1 semana na dieta radical (cortei doce, açúcar, leite, enfim td que a branquinha gosta). Descobri lendo o livro que tomate não pode e tinha comido durante esta dieta, achando que podia, mas já sei agora…..Porém, uma dúvida que surgiu, é que, lendo o livro percebi que vc libera o consumo de iogurte pasteurizado ou cru com lactobacilos. Sônia nesse momento eu poderia incluir o iogurte???? outra coisa, porque pasteurizado ou cru ? longa vida não é mais seguro? tem menos bactéria, não é?
    Tenho o fermento rich e só iria usar depois de uns 3 meses de dieta,achando que agora não poderia. Gostaria que vc me orientasse nesse sentido,se posso incluir o iogurte agora (24h de fermentação ,né!) e o tipo de leite. Acho o leite cru perigoso!!!!Bjos

    Curtir

  48. Oi, Roberta, o leite longa vida é considerado o pior de todos em termos de qualidade. O cru, orgânico, tem a comercialização proibida porque pode ter agentes infectantes, mas quando fermenta, os micróbios são neutralizados pela acidez e só ficam os acidófilos: limpam o leite assim como limpam os intestinos. Não sendo cru, pode ser pasteurizado. Um abraço, força nas tranças!

    Curtir

  49. Sim: sobre usar iogurte desde o início, quem diz que não deve é a Cala Cervera, não eu. Sigo outros autores e me dei bem quando fiz. Sobre fermentar 24 horas, a fonte também é a Cala. A melhor forma de decidir é experimentar e observar os sintomas.

    Curtir

  50. Oi, Ligia, O CandAlb parece mesmo ser bom, já conhecia assim de bula 😉 Mas o preço é tão salgado quanto o de qualquer outro importado que pague impostos, e a pergunta é: a alfândega libera? Um abraço!

    Curtir