Dicionário da mulher: Cistos nos seios

Alô, stress: muitas mulheres relatam que seus cistos diminuíram ou sumiram depois que pararam de fumar e de tomar café.

Alô, cirurgia: se for extrair um cisto, aplique emplastro de inhame com gengibre durante 15 dias antes da cirurgia. Ele puxa todas as partículas esquisitinhas do seio para perto do cisto. Quando operar, sai tudo junto.

Sintomas suspeitos
secreções saindo dos bicos:
brancas ou esverdeadas podem ser leite fora de hora
esverdeadas ou amareladas podem ser cistos
vermelho-escuras ou pretas contêm sangue, podem indicar um tumor

Sintomas muito suspeitos
caroço no seio ou gânglio inchado nas axilas, doendo ou não
secreção clara ou sanguinolenta nos bicos
bico retraído, meio afundado ou descamando
alteração no contorno de apenas um dos seios, para fora ou para dentro
pele do seio inchada e grossa, parecendo casca de laranja
veias superficiais de um seio mais proeminentes que as do outro

Larva: e se for, como tratar?
Se a larva estiver viva, há como iden­­tificar várias espécies delas através de exames de sangue, caros e demorados. Tomo­gra­fias e ressonâncias magnéticas também podem apresentar alguma coisa. Mas o que vem dando mais resultados é o Omura Test, ou Ring-O-Test, método desenvolvido por um médico japonês, dr. Yoshiaki Omura, que utiliza a cinesiologia aplicada, obtendo respostas do timo através da força muscular.
Difundido no Brasil pelos agentes da Pastoral da Saúde, o método ficou conhecido como Bioenergético ou Bidigital. Muitos acupunturistas o empregam, e os relatos apresentados em vários congressos médicos parecem indicar que esse teste é uma revolução total quanto a diagnósticos: simples, eficiente e barato. Dá pra acreditar?

Uma larva viva pode ser deslocada, do seio ou de qualquer outro lugar, aplicando-se na região duas ou três compressas de argila durante duas horas cada (uma por dia). A argila obriga a larva a fugir para os intestinos, de onde será eliminada com vermífugos apropriados. Uma larva morta já é outro caso – pode ser reabsorvida pelo organismo, pode calcificar, pode virar um antro de bactérias, fungos, vírus e células degeneradas em meio líquido ou sólido. Por isso é que cada vez mais médicos e cientistas estão considerando que combater a verminose é vital na prevenção do câncer.

Auto-exame dos seios: você sabe apalpar?
Como diz a médica Stella Marina, niguém espera que você seja capaz de fazer um diagnóstico preciso sobre algo que descobriu no auto-exame. Mas deve pelo menos conhecer seu próprio corpo – e ser capaz de reconhecer uma coisa que não estava ali no mês passado.

Se a menstruação está perto, espere. O ideal é fazer o auto-exame cinco a sete dias a partir do primeiro sangramento, mas até duas semanas tudo bem. A partir daí é normal aparecerem coisinhas que somem com a menstruação.

Em pé diante do espelho, olhe tudo: tamanho dos seios, cor, marcas novas; olhe de novo com as mãos nas cadeiras e com as mãos na nuca. É completamente normal ter um seio maior que o outro e os bicos apontando em direções diferentes.
No chuveiro, ensaboe os seios. Também pode ser fora dele, com creme hidratante ou óleo de amêndoas.

. Com a mão esquerda atrás da cabeça, examine o seio esquerdo com a mão direita. Mantenha os dedos juntos e apalpe num movimento circular, como se o seio fosse o relógio e sua mão o ponteiro parando de hora em hora; comece no alto e dê a volta, sempre com uma pressãozinha para ver se sente alguma coisa. Voltou? Repita, fazendo um círculo menor, de modo a tocar a área interna, e continue repetindo o círculo até chegar no bico.

. Agora examine a área lateral do corpo, junto ao seio e debaixo do braço, porque ela tem tecidos do mesmo tipo e gânglios que inflamam quando alguma coisa não vai bem. Acabou? Faça tudo de novo com o outro seio, a mão direita pousada na nuca, a mão esquerda examinando o seio direito.

Relaxe na cama para o último exame. Esprema os seios, como se fosse tirar leite deles, para ver se há secreção – ordenhando o seio todo e não só o bico.

. Agora, deitada de costas, ponha um travesseiro debaixo do ombro direito e a mão direita na altura da cabeça; examine o seio direito com a mão esquerda. Depois repita, pondo um travesseiro debaixo do ombro esquerdo e a mão esquerda na altura da cabeça enquanto a direita examina o seio esquerdo. Mas neste exame você já não vai fazer movimentos circulares, e sim uma varredura vertical inventada por Henry Pennypacker para cobrir 50% mais área do que o exame circular.

Para isso você usa a polpa (e não a ponta) dos três dedos médios da mão, que são os mais sensíveis, percorrendo uma trama de linhas verticais que:

. começa pelo lado do corpo, quatro dedos abaixo dos seios, e sobe até as axilas
. desloca-se um centímetro para dentro e desce até quatro dedos abaixo dos seios
. desloca-se um centímetro para dentro e sobe, passando pelo macio ao lado das axilas e continuando até o osso do ombro
. desloca-se um centímetro para dentro e desce, agora já por cima do seio
. desloca-se um centímetro para dentro e sobe… e mais um centímetro e desce…

…e assim por diante, até varrer o seio todo e chegar ao osso central do peito. Aí bota o travesseiro debaixo do outro ombro e faz tudo de novo.

30 comentários em Dicionário da mulher: Cistos nos seios

  1. Olá Sonia muito obrigada pela atenção que você me dispensou, respondendo meu comentário.Eu nunca havia pensado sobre parasitose e candidíase crônica.Tbm nunca achei que pudessem ter alguma relação com cistos.Quanto ao questionário, vou tentar responder hoje, quem sabe me dá uma direção. Muito obrigada, mesmo,tá.

    Curtir

  2. Bárbara França // 23 janeiro 2012 às 11:39 // Responder

    Olá, bom tenho 18 anos, sou virgem, o problema é a dor que eu sinto no seio direito em apenas tocar nele, e o engraçado que é apenas nele. O que pode ser isto ?

    Curtir

  3. Pode ser uma inflamação na glândula mamária, por exemplo. Você já perguntou a algum profissional de saúde? Seria bom.

    Curtir

  4. Oi Sônia, adorei seu blog e parabéns! Olha, tenho uma dúvida sobre o uso da argila, pois li em alguns livros que existem vários tipos (branca, verde, vermelha, bege..) e gostaria de saber qual q mais indicada para combater os cistos nas mamas. Tem alguma diferença? Bjs e bom final de semana

    Curtir

  5. Não há diferença no efeito, só na cor – e no preço. Gosto muito da verde, do dr. Panizza. Um abraço!

    Curtir

  6. Oi, Sônia Hirsch, estava vendo o seu blog e lendo os comentários e estou tendo uns problemas de múltiplos cistos mamários medindo + de 3 centímetros. Não estou entendendo muito das coisas, pois tenho esse problema há mais de 10 anos e agora o líquido que sai dos cistos pela punção está viscoso e verde. Estou sem médico, atualmente, e meus seios estão todos tomados de cistos e quando eles ficam maiores começam a doer e punção com agulha fina não está sendo mais possível. Não sei o que fazer, não sei se tiro as mamas por completo, ou se deixo quieto. A mastologia pouco está fazendo paa me ajudar. O que você me diz. Mineirinha

    Curtir

  7. Mineirinha, você pode fazer as compressas de argila que já foram comentadas nesta página, veja:

    “você pode fazer compressas de argila com 1 a 2 cm de altura e permanecer duas horas de cada vez. A tendência é resolver. Mas eu evitaria de todo modo consumir leite e laticínios, frangos e ovos comuns, pois os hormônios presentes sempre afetam as mulheres. (Os homens também, mas eles ainda não sabem.)”

    Um abraço!

    Curtir

  8. ola sonia tenho cistos mto doloridos na mama

    Curtir

  9. Olá, estou lendo seu blog e, mais especificamente, comecei por este. Estou com tantas duvidas e medos, mas fiquei bem curiosa com o tratamento da argila. Assim, os meios seios doem (pontadas) e de uns tempos pra cá o bico do meu seio ficou estranho, mais o direito do que o esquerdo. Nasceu um caroço que coçava parecendo picadinha de inseto e agora ta descamando (esquerdo). Nao sai nenhum liquido, mas estou preocupada. Gostaria de saber qual a cor da argila ideal para eu sugar qualquer impureza.
    Parabéns pelo blog e muito sucesso
    desde já, obrigadaoooo
    abraços

    Curtir

  10. Oi, Érica,argila de qualquer cor. E muita fé, muita autoestima. Um abraço!

    Curtir

  11. Olá Sônia, se eu usar o cataplasma do gengribe com inhame para miomas, os miomas saem pela vagina sem precisar de cirurgia?Tomei o Zoladez 10.8 que diminiu bastante e estou tomando leite de janaguba,e os miomas estão diminuindo e o volume do útero diminuiu consideravelmente no que o cataplasma pode me ajudar, é possível extrair os miomas com esse cataplasma sem precisar de cirurgia?

    Curtir

  12. Oi, Teresa Raquel, eu não imagino como o emplastro de inhame poderia funcionar nesse caso. O mioma não é uma infecção, é um tipo de tecido que cresce. Evitar leite, laticínio, frango, ovos comuns e tudo o que é produzido com hormônios, ou similares, ajuda muito. Um abraço!

    Curtir

  13. ola tem como criar larvas tapuru branco dentro dos seios ? estou quase ficando louca vie uma foto de uma moça que usou sutian sujo e apareceu umstapurus saindo dos poros dos seios dela sera posivel isso vie isso na net.

    Curtir

  14. Ué, mas você não viu? Pode não ser tapuru e sim larva de mosca, ou de mosquito. Acontece muito com os bichos, especialmente na roça. Eu mesma já tive um início de berne na nuca, desapareceu depois de duas aplicações de algodão embebido em tintura de alho.

    Sutiã sujo? Pode ser, a mosca pousou e deixou ovos que maturaram e liberaram larvas, que então entraram pelos poros… Mas tudo faz parte deste mundão velho e sem porteira, né? Um abraço!

    Curtir

  15. Ué, mas você não viu? Pode não ser tapuru e sim larva de mosca, ou de mosquito. Acontece muito com os bichos, especialmente na roça. Eu mesma já tive um início de berne na nuca, desapareceu depois de duas aplicações de algodão embebido em tintura de alho.

    Sutiã sujo? Pode ser, a mosca pousou e deixou ovos que maturaram e liberaram larvas, que então entraram pelos poros… Mas tudo faz parte deste mundão velho e sem porteira, né? Um abraço!

    Curtir

  16. Olá Sonia. Em 2010 postei um comentário falando sobre cistos que os tratamentos não estavam dando resultados. Vc me aconselhou a ver a questão de vermes e foi o que fiz. Tomei um vermífugo e fiz compressa de argila durante alguns dias. Para minha felicidade desapareceram os cistos mamários, porém para minha surpresa meses atrás ao apalpar o abdômen sinto uma saliência estranha que parece mexer-se. O geo cogitou a possibilidade de ser um enorme cisto no ovário. Fiz alguns exames e ele disse que o cisto é bem menor do que parece. Conclusão, penso que os cistos do seio eram realmente parasitas e migraram para o intestino. O resultado dos exames indicou um cisto tão pequeno que é incompatível com o tamanho da massa que sinto ao apalpar. Então, novamente vou tomar vermífugo e fazer argila para ver se some e se não der resultado aí sim penso no “tratamento” proposto pelo médico, retirada total. Me arrepio ´só de pensar na mutilação. O que você acha? Estou no caminho certo?
    Obrigada.

    Curtir

  17. Marta, acho que você poderia consultar um dos terapeutas que costumo indicar para esse tipo de diagnóstico: Geraldo Granja, no Rio e em BH, tel 31 3458-9343, e Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61-8628-1231 . Pode ser um hóspede.

    Cistos em geral são saquinhos de líquido com fungos dentro. Podem desaparecer totalmente, não vejo por que fazer a mutilação se não houver risco real – mas não posso avaliar isso. Um abraço!

    Curtir

  18. Tatiana Pacheco // 27 novembro 2013 às 16:31 // Responder

    Olá Sônia!
    Gostaria de saber se quando a cor do líquido que sai de dentro do cisto é VERMELHO, pode ser um cisto maligno?

    Grata.

    Curtir

  19. Não necessariamente, Tatiana, mas indica que pode ter sangue envolvido, o que sempre é um alerta para tratar com cuidado.

    Curtir

  20. Olá, Sonia. Tenho nódulo misto na tireóide há muito tempo. Só que, de três meses para cá, passou a incomodar. Sinto pressão forte na região da traquéia que estende-se para os lados do pescoço e para o queixo. Como faço para extinguir esse nódulo? Tem algum médico “iluminado” em São Paulo, que possa ajudar com medicina complementar e alternativa, etc?
    Cristina.

    Curtir

  21. Cristina, médico iluminado em SP não conheço. Na MTC posso indicar Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231, e Geraldo Granja, em BH, Rio e por skype, tel 31 3077-8437.

    Sei que compressas de argila, grossinhas (1 a 2 c, qualquer argila), deixadas por 2 horas no local, ajudar a reduzir os cistos. Mas tem que cuidar da alimentação também. Posso sugerir a dieta do dr Barcellos – veja em http://www.correcotia.com/cancer .

    Curtir

  22. Olá, Sonia! Tenho uma displasia mamaria desde a adolescência e os meus seios sempre ficam doloridos na TPM. Normal… Faço sempre o auto exame e acredito estar tudo bem com os meus seios. De uns tempos pra cá começou a me incomodar uma dor nas axilas, mas parece de pelo encravado e tal… Só que apalpando vi que tem uma bolinha dolorida.que também acredito estar dolorida de tanto que apalpo para ver se cresceu ou não. Tenho horror a medicina tradicional e já decidi na minha vida , que eu não vou depender dela. Sou bastante espiritualizada, observo bastante meus sentimentos e emoções e já calmamente detectei varias “doenças” e achei a própria cura, como por exemplo, uma ansiedade cronica, que trato fazendo yoga e respirando adequadamente. Por causa da yoga, tenho mudado bastante os meus hábitos alimentares, tomo suco verde todos os dias, estou comendo bem melhor, inclusive percebi que o glutem tem um peso enorme no meu organismo, como muito peixe, principalmente salmão, leite só de soja, mas , apesar de estar caminhando para uma alimentação orgânica e natural, ainda tomo café e as vezes como carne, queijo, ovos. … enfim…. Mas meu corpo já entendeu o poder da boa alimentação. Então acredito estar no caminho…. Sera que essa pasta de argila ajuda para a minha axila? Muito legal seu blog…. Te achei aqui, pois sempre que tenho algum sintoma vou no google pesquisar, e é triste ver que a medicina tradicional é tão careta, tão abusiva… então em seguida, sempre recorro a medicina alternativa, e estou muito curiosa com a medicina aiurvédica, que acredito se encaixar certinho com o meu estilo de vida…. Bom… A pergunta é: Será que a pasta de argila é boa para essa bolinha dolorida na axila? Grata pela atenção. Parabéns pelo blog

    Curtir

  23. Oi, Adriana, o emplastro de argila poderia sim ser bom para essa bolinha na axila. Mas não posso deixar de dizer que salmão é um péssimo alimento, com muitas toxinas devido a ser produzido em criatório e com alterações genéticas, por isso ficou barato; e que leite de soja também não é saudável, bem como leite de vaca, queijo, etc. Sugiro você dar uma olhada na dieta do dr Barcellos, que pode ajudar a limpar seu organismo sem te fazer passar fome – http://www.soniahirsch.com/2012/12/feliz-ano-novo-poderosa-dieta-do-dr.html .

    Outra coisa importante: se o glúten te pesa, é bom saber se você tem vermes ou protozoários, que essa medicina tão avançada esqueceu atrás da porta. Um abraço!

    Curtir

  24. Sonia, obrigada pelo retorno… Mas como eu posso saber se tenho vermes ou protozoários??… Vou seguir a dieta!…

    Curtir

  25. Ok!!! Interessante que por ser uma dieta desintoxicante, desvermifuga, pode comer carne… (?) curioso. Eu amo comida japonesa… Posso então comer peixes , mas não o salmão… certo? E gostaria de saber sobre o arroz japones, o goham… pode na dieta?…

    Curtir

  26. E só mais uma pergunta… Qual a sua opinião sobre a manteiga GHEE? Nossa… estou devorando seu blog!Na hora certa, com certeza! mil vezes obrigada! 🙂

    Curtir

  27. Dri, sobre vermes e protozoários sugiro você dar uma olhada em http://www.correcotia.com/vermes e avaliar os sintomas. Os laboratórios de convênio normalmente fazem exames medíocres que não acusam nada, então é complicado, mas colocando “vermes” na caixinha de busca aqui do blog você poderá se informar melhor sobre alternativas.

    A dieta do dr Barcellos não é vermífuga. Pode carne. Carne vermelha tem metionina, intoxica muito menos do que leite e derivados industrializados. Já frango, só orgânico – caríssimo. E peixes naturais, não os de criatório como salmão, tilápia, st peter.

    Os indianos amam o ghee. Experimente e observe se lhe cai bem. Em mim, não cai. Prefiro óleo virgem de coco e azeite extravirgem de oliva.

    Um abraço!

    Curtir

  28. Obrigada pela sua atenção, Sonia!!! Eu devo ter um pé na India então, rss… Adoro Ghee!!! E o oleo de coco e o azeite extra virgem, rss!!!… Abraços

    Curtir

  29. Olá, gostaria de saber se um líquido transparente que sai pelo mamilo pode ser indício de cancer?
    Fiz uma eco a 2 dias e foi dito que um dos meus nódulos cresceu bastante. Não vi grandes diferenças nos seios, apenas que o esquerdo éé um pouquinho menor que o direito. Não sinto dores ao apalpar o seio que apresenta os nódulos. Estou nervosa só de pensar que possa ser algo mais grave.. você pode me ajudar?! O que acha disso tudo?
    Parabéns pelo blog! Muito informativo!

    Curtir

  30. Olá Sônia. Sempre que uso sutiã noto duas marcas pretas onde ficam o bico. EE percebo que o cheiro é ruim. Tenho um fibroadenoma no seio esquerdo. O que poderiam ser essas manchas?? Obrigada pela atenção e desejo muita saúde pra vc. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: