Dicionário da mulher: Dores nos seios

Quando as queixas são de muita dor e sensibilidade nos seios, especialmente no período pré-menstrual, a causa pode estar ligada a leite, laticínios, frangos e ovos. Como todos são produzidos atualmente com promotores de crescimento e quetais, pode haver uma influência sobre o equilíbrio hormonal gerando inflamação, cistos, displasias e coisas piores.

A candidíase também pode produzir esse tipo de desconforto. Olho vivo.

39 comentários em Dicionário da mulher: Dores nos seios

  1. Sônia, a soja é uma boa substituta ao leite?
    E quanto aos laticínios, frangos e ovos orgânicos, também provocam esse desconfortável sintoma?
    Abraços!

    Curtir

  2. Oi, Rosa, o leite não precisa de substitutos, já que é um produto hormonal que a mãe produz para alimentar o filho até ele poder mastigar. E, se precisasse, caldo de feijão de soja não seria um bom substituto. A soja é ácida e tóxica e só deve ser consumida se for fermentada, como misso e shoyu. Veja mais sobre isso em http://www.correcotia.com/soja . Abração!

    Curtir

  3. Sônia, perguntei se há um substituto não pelo valor nutricional,mas para fazer receitas similares como queijos,bolos,etc…aiai, a vida sem queijo e sem o leite do café da manhã é tão difícil…rs…
    abraços!

    Curtir

  4. Oi, Rosa, nesse caso você pode usar o leite de coco com vantagens. E quase fiquei com peninha de você sem o leitinho e o queijinho, aiai, tadinha… snif… 😉

    Curtir

  5. Hummmm…não tinha pensado no leite de coco!Valeu!

    Curtir

  6. Oi, Rosa, faltou responder à segunda parte da sua pergunta: frangos e ovos orgânicos não deveriam provocar qualquer desconforto, ao contrário dos industriais. Mas leite de vaca e seus laticínios, mesmo orgânicos, podem (e costumam) não ser totalmente aceitos pelo organismo, transformando-se rapidamente em muco que dá rinite, sinusite, tosse, gripe.

    Curtir

  7. Sônia, valeu pelos esclarecimentos. Publiquei no meu blog (www.rosaroseonline.blogspot.com) ok? Seria bacana um livro que tivesse receitas que tradicionalmente tem leite feitas com outros ingredientes : pizza, bolos, queijos,sorvetes…quem sabe não é pauta para uma próxima publicação sua…os leitores agradeceriam!abraços,
    Juliana

    Curtir

  8. Oi, Rosa, essas receitas já existem, não como substituição às convencionais mas com luz própria – como por exemplo o sorbet, que é quase sempre de frutas e nunca leva leite. Fazem parte da cultura culinária universal. Claro que queijos são um caso à parte, só existem a partir do leite. Quem não reage mal a eles, que os coma com gosto!

    Curtir

  9. PS – A resposta é para Juliana que escreveu como Rosa…

    Curtir

  10. Oi Sonia, postei lá trás falando da minha experiência com o ovário policístico. Lembrei agora de uma reportagem que assisti onde uma moça negra tinha praticamente um cavanhaque de tantos pelos no rosto. A dermatologista que a atendeu, igualmente negra, disse que faria depilação a laser e que ela deveria voltar mais vezes. Comentou ainda que até ela, a médica, fazia essas depilações, pois os hormônios em derivados animais são tantos que quase todas as suas clientes estavam desenvolvendo barba!
    Caramba…

    Curtir

  11. Pois é, né, Carol? Acho que são sobretudo o leite de vaca e seus derivados que fazem isso. Uns 10 anos atrás a vaca norte-americana mais premiada do ano produzia 68 litros de leite por dia. Que que é isso, minha gente? Simples: efeito de hormônios recombinantes, rH, que vêm a ser o seguinte: um fator de crescimento da vaca é incluído no DNA de uma bactéria que se reproduz muito bem no rúmen da dita cuja bovina. Ao engolir a pasta de capim, cana, ração ou o que for que tenha sido pré-digerido no rúmen, a vaca também engole as bactérias que reforçam seus hormônios. Me engana que eu gosto!!!

    Curtir

  12. Cacilda… Me lembro da época em que vaca premiada botava 30lts por dia, 68 é um horror!

    Curtir

  13. Francisco A. Lotufo // 20 novembro 2009 às 08:14 // Resposta

    Cara Sonia,

    Não sei se esse seria o local adequado para postar a pergunta que gostaria de fazer, mas vamos lá.
    Em seu livro ATCHIIIM, mais especificamente na página 99, você relata sobre os benefícios em se consumir Linhaça. Minha esposa fez exames de rotina e percebeu que sua taxa de colesterol estava um pouco elevada. Assim isso de uma certa forma foi bom pois começamos eu e ela a fazer caminhadas diárias de 1 hora e tomar mais cuidado com alguns alimentos (açucar, especificamente para ela pois eu já não gosto muito). Bem sendo mais breve, gostaria de lhe perguntar o seguinte:
    Na pagina do livro descrita acima, você fala de um suco feito com linhaça onde deve-se deixá-la de molho por uma noite e depois bate-la no liquidificador com água e limão. A pergunta então: você poderia dar uma dica de quantidade de linhaça e do limão?, o tipo de limão, qualquer?, desprezasse a água a qual a linhaça ficou de molho ou posso utiliza-la?

    Obrigado mais uma vez.

    Seu Blog é demais, parece que você fica mais próxima de nós “mortais”, mais chegada, entende?

    Curtir

  14. Oi, Francisco, viva a internet! Vivam os blogs! Também adoro essa possibilidade de contato vivo. Mas vamos lá: é uma colher (sopa) de linhaça (só o que cabe na colher, isto é, rasa), a água em que ficou de molho (portanto filtrada) e uma espremidinha de limão a gosto, qualquer limão.

    Colocar a linhaça de molho é fundamental para sua fibra mucilaginosa inchar, pois é isso que vai permitir que os nutrientes sejam absorvidos e a fibra ajude a limpar os intestinos. Bater quebra a casca, que é pra dentes de cavalo. O limão dá sabor e acorda o fígado. Um abração e bom feriado!

    Curtir

  15. Sônia desde segunda-feira venho sentindo dores nos dois seios pontadas mais nunca é no mesmo lugar sempre muda o local da dor, hoje eu não senti nada, fiz o auto-exame e não identifiquei nada de anormal, devo me preocupar? é normal? obrigada abraço

    Curtir

  16. Oi, Mah, andou comendo muito frango comum? Ovos? Leite e laticínios? Evite-os por uns tempos que as pontadas podem desaparecer. Comigo sempre acontece isso quando por educação como frango comum na casa dos outros. Um abraço!

    Curtir

  17. oi sonia, venho sentindo muita dor nos dois seios, principalmente quando tiro o soutien quando chego do serviço, a minha patologia é retucolite e só posso tomar leite de soja e poucas vezes carne vermelha e carne branca pode o que vc me aconselha vanessa sp.

    Curtir

  18. Vanessa, você já leu sobre amebas? Retocolite, para mim, obriga a investigar isso. Pode não ser a única parasitose no pedaço. O que eu te aconselho é procurar um(a) bom(a) profissional para te ajudar. Posso indicar uma pessoa em Campinas, Susana Ayres, tel 19 3255-4256.

    Curtir

  19. oi sonia, retoculite quer dizer uma doença que da no intestino entre o reto e o intestino grosso é uma doença auto imune tambem tem a doença de cronh que é tão seria quanto a retoculite e muitas pessoas desconhecem esse nosso sofrimento, pois nao existe informacão tomamos medicamentos fortes e por toda vida o tratamento é muito serio e a dieta mais ainda é o gastro que trata esse tipo de patoligia, ficaria muito feliz com essa sua investigação para que possa ajudar muitas pessoas que tem essa doença, e eu estou em sao paulo capital regiao da zona sul obrigada.

    Curtir

  20. Bom, querida, você perguntou e eu respondi o que penso a respeito. Você pode acreditar que tem uma impressionante “doença autoimune” e ficar tomando medicamentos fortes pelo resto da vida, ou procurar saber se tem parasitas causando isso, conforme o bom senso e a parasitologia indicam, tratar e ficar boa.

    Se não quiser ir a Campinas, pode fazer os exames de fezes no laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, mandando as amostras por sedex 10. O telefone de lá é 21 2548-0648. Boa sorte.

    Curtir

  21. A propósito, recebo de Italo Naddeo um link (http://www.cives.ufrj.br/informes/helmintos/hel-0ya.pdf) para artigo sobre parasitoses, publicado pela UFRJ, onde encontro o seguinte alerta para nossa amiga acima:

    “Nos casos suspeitos de retocolite ulcerativa, a amebíase deverá ser obrigatoriamente excluída como causa primária da colite ou como infecção associada. A terapêutica da retrocolite ulcerativa frequentemente inclui corticóides, o que poderá agravar o acometimento amebiano, com risco de megacólon tóxico e perfuração intestinal.”

    Olho vivo. “Obrigatoriamente excluída” significa “exaustivamente pesquisada e tratada”.

    Curtir

  22. Muito, muito, muito obrigada, Italo Naddeo.

    Curtir

  23. oi meu nome é geisa tenho 22 anos e ja fui operada 2 vezes no seio e estou preocupada ,sisto ele pode ser perigoso

    Curtir

  24. Como assim, Geisa? Operou duas vezes devido a cistos nos seios?

    Curtir

  25. MEU NOME É GEISA E VOU CONTAR COMO TUDO ACONTECEU,EU TINHA UM CISTO BEM PEQUENINO E FUI AO MEDICO CHEGANDO LAR ELE ESPREMEU DIZENDO QUE ERA UMA ESPINHA ,DIAS DEPOIS PRCUREI UM OUTRO MEDICO POIS ESTAVA COM MEDO POIS ESTAVA ENFECCIONADO,LA O MEDICO DISSE QUE PRECISAVA OPERAR ,FIZ TODOS OS EXAMES E OPEROU DEPOIS DE 3 MESES NO MESMO LUGAR DA CICATRIZ ENCHEU DE PUZ O LUGAR, RETORNEI AO MEDICO QUE O TINHA ME OPERADO ELE DISSE QUE ERA NORMAL PASSANDO MAIS UM MES ENCHE DE PUZ NOVAMENTE PROCUREI ELE DENOVO ELE TIROU TODO O PUZ QUE TINHA DENTRO E DISSE QUE SE ACONTECESSE O MESMO ERA PRA MI TOMAR REMEDIO,PORQUE O CISTO NÃO IRIA VOLTAR,APOS 4 MESES ACONTECE A MESMA COISA AI EU PROCUREI UM OUTRO MEDICO E ELE ME DISSE QUE PRCISAVA OPERAR QUE NO MESMO LUGAR TINHA UM OUTRO CISTO TOMEI OS MESMOS PROCEDIMENTOS NOVAMENTE E OPEREI E REALMENTE TINA OUTRO MAIOR QUE O QUE JÁ TINHA TIRADO A PRIMEIRA VEZ E TEM 1 MES E DOIS DIAS QUE OPEREI E ESTOU SENTINDO DORES NO LUGAR E NÃO CONSIGO SE QUER DORMIR DE LADO, AI ESTOU PREOCUPADA SERAR ALGO MAIS SERIO,PORQUE ESTAR SEMPRE VOLTANDO VARIAS VEZES ELE PODE VIRAR ALGUMA OUTRA COISA POIS EM QUESTÃO DO MEDO ESTOU COM MEDO EM FALAR ,CISTO É SERIO.

    Curtir

  26. Oi, Geisa, experimente colocar um emplastro de inhame para “puxar” isso tudo. Receita em http://correcotia.com/inhame/#EMPLASTRO . Pode repetir até sentir que esvaziou. Compressa de argila também funciona. Um abraço!

    Curtir

  27. Oi, Sonia pode ser feito o emplastro de inhame antes de fazer pulcionar o cisto.
    Abraço,
    Cris

    Curtir

  28. Oi, Cris, emplastro de inhame antes de fazer uma punção para retirar líquido do cisto? Acho que não. O emplastro de inhame é para puxar inflamações pra fora. Não é isso o que você quer, é?

    Curtir

  29. ana dora gonçalves // 11 maio 2010 às 22:01 // Resposta

    gostaria de saber se posso substituir o leite de vaca pelo leite de coco, inclusive puro ou com leite ou achocolatado.obrigada

    Curtir

  30. Sônia, bom dia, estou muito preocupada. Há alguns meses venho sentindo dores laterais no seio esquerdo. Não percebo estar relacionada ao período menstrual, também não notei nódulos. Deixei de tomar antinconcepcional há uns 10 meses, mas as dores surgiram há uns 4 meses. Será que a dor é pela falta de hormônio? Obrigado

    Curtir

  31. Oi, Luciana, você não acha melhor ver isso com um(a) profissional de saúde? Um abraço!

    Curtir

  32. Oi Sonia,você pode me ajudar?
    Há umas três semanas sinto fortes dores nos mamilos,apenas neles. A dor é constante. Ando tentando evitar o uso do sutiã, mas não há melhora. Tomo uma anti-concepcional há 6 meses e nunca tive nenhuma reação deste tipo. Não há nenhum sinal aparente de gravidez, então pode ser minha alimentação? Apenas evitando os alimentos acima posso aliviar estas dores?

    Obrigada desde já

    Curtir

  33. Oi, Cacá, acho que é a pílula. Um abraço!

    Curtir

  34. Oi Sonia

    Tenho 50 anos, e de uns 15 dias atras tenho tido dores nos seios,muita sensibilidade, fiz a dois meses todos exames e estava tudo ok. O que será que pode ser?
    Margaret

    Curtir

  35. Oi Sônia! Já há alguns anos evito o consumo de leite num geral. Porém, fico na dúvida sobre o Kefir: vale a pena consumir leite quando fermentado dessa maneira? Os benefícios são maiores que os malefícios do leite? Hehehe. Obrigada! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: