Inhame inhame: O emplastro é bom para a pele

 flotilha de inhames: Newton, Murilo e Cesar Lobo
Além de ser gostoso e versátil, o que já seria suficiente para merecer todos os elogios, e de proteger da dengue, bem como ajudar a vítima a recuperar-se e não ter dengue hemorrágica, o inhaminho em forma de emplastro é meio mágico. Pra começar, resolve unha encravada em 24 horas, 48 se estiver infeccionada a ponto de arrancar. Cura tendinites sem efeitos colaterais. Puxa farpas, pedaços de gaze e outras coisas que estão presas debaixo da pele, incluindo cistos e furúnculos.
Trago dos comentários para cá o que a Cida Comoti escreveu a respeito do emplastro de inhame num post sobre repelente de cravo:
“Fui esteticista durante dezessete anos, e além de limpeza da pele, aconselhava as clientes a se alimentarem melhor, beber muita água, não tomar sol sem proteção, passava sempre uma escova com cerdas naturais antes de realizar a limpeza de pele e as ensinava a fazer isso em casa.
“Mas eu sempre fazia o emplastro em minha casa, ralando o inhame com 10% de gengibre, acondicionava em potinhos e dava de presente para as clientes usarem em casa, além de ensinar a fazer.
“Teve muitas noivas que me procuraram desesperadas, porque além do rosto, muitas tinham o colo e as costas cheios de acnes, pústulas, cravos. E muitas me ligaram depois de algum tempo dizendo que, ao passarem todos os dias esse emplastro, depois de algum tempo a pele ficava totalmente lisa.
“Um dia o interfone tocou em minha casa, já era tarde da noite; era uma cliente (sem marcar) me pedindo para subir. Eu um pouco assustada a recebi e ela me disse que tinha vindo pessoalmente me agradecer pelo que eu tinha feito por ela – e me mostrou as costas, que antes estavam horríveis, e agora estavam lisinhas, sem marcas, e ela podia então usar um vestido de noiva com decote. Fiquei muito feliz!!
“Essa receita de emplastro de inhame é infalível! Muito boa!”
Valeu, Cida, muito obrigada! Uma pergunta: o potinho com o emplastro pronto deve ser guardado na geladeira?
 

Mais sobre inhame e receita do emplastro, clique aqui

PS – A Cida criou um blog e o primeiro post tem um passo-a-passo da receita dela, muito prática, no liquidificador. O blog se chama Faz bem, é fácil e natural. Viva!!!

48 comentários em Inhame inhame: O emplastro é bom para a pele

  1. Silvia - BH // 22 junho 2012 às 12:35 // Resposta

    A persistencia de “mamaijah” que cosnseguiu que o caquinho de vidro fosse eliminado do pé da filha é o que faltou neste meu pessoal!

    Para o último caso não sei que dieta seria indicada, mas teria várias sugetões a fazer à moça.

    Curtir

  2. Pois é, Silvia, no fundo é um pacote: a pessoa que confia no emplastro e repete a aplicação até ficar boa tem outro tipo de autodeterminação, que serve para tudo na vida. Valoriza a autonomia, a sabedoria ancestral, as ideias renovadoras. A noviça rebelde chamava isso de confiança na existência. Nós temos, né? 😉 Abração!

    Curtir

  3. Sõnia sou mineira e aqui existem dois tipos um que eles dizem cará e outro inhame, os dois seriam eficazes para este emplastro?

    Curtir

  4. É o pequeno e cabeludo, Lidiane, que está lá na ilustração do post. Mais em http://correcotia.com/inhame . Um abraço!

    Curtir

  5. Oi Sonia, sou a Marisa dos comentarios ali de cima, estou usando o emplastro a quase 1 semana, e até agora nada, nem diminuiu de tamanho e nem veio a furi,e quando coloco nao sinto reacao nenhuma tipo nao sinto nada do tipo que tá puxando, sera que estou fazendo algo errado? ou pra mim nao vai funcionar? muito obrigada!

    Curtir

  6. Oi, Marisa, pode ser que não funcione no seu caso, sinto muito. Susana Ayres já indicou moxa para alguém com um quadro semelhante, mas não sei o que aconteceu, se a pessoa usou e se surtiu efeito. Boa sorte na sua busca!

    Curtir

  7. Muito Obrigada! vou continuar tentando,quem sabe funcione se eu insistir mais, afinal nao custa nada né? eu li em alguns comentario de uma pessoa q usou por 14 dias e dai que foi comecar a sumir o cisto, qualquer coisa vou usar a moxa também

    Curtir

  8. Esta é a Marisa!

    Decide e faz.

    Sem esquecer que a compressa de gengibre também é boa para ativar a circulação e fazer sair – pode ser aplicada bem quente, no local, com toalhinha.

    Esses cistos incomodam? Inflamam? Coçam? Você já procurou um(a) homeopata?

    Curtir

  9. Rsrs, nao me incomodam não, só incomoda pelo fato de serem um pouco grandes, nao coçam e nem inflamam, algum tempo atras eu tinha um outro cisto ali que inflamou e veio a furo sem eu fazer nada e nunca mais voltou, nunca procurei nenhum médico, verdade vou fazer a compressa de gengibre também..

    Curtir

  10. Sonia e a compressa de gengibre, devo usar somente por 5 minutos?

    Curtir

  11. Quando é com alho, a gente coloca a compressa o mais quente possível, sem queimar, e troca quando sente que está esfriando. Pode-se colocar a infusão numa garrafa térmica e repetir a aplicação várias vezes, sentada no vaso, segurando a compressa com a mão.

    Curtir

  12. como assim com alho? devo colocar alho na compressa de gengibre também?

    Curtir

  13. “quando é com alho”: ler “quando é compressa de alho”

    Curtir

  14. ah entendi! vou fazer fazer as duas compressas então,creio que nao faca mal, muito obrigada! Um beijo..

    Curtir

  15. Olá, Eu estou com um cisto inflamado, e apesar de estar tomando azitromicina (a mando do dermatologista-5dias)no segundo dia dois colegas de trabalho aconselharam o emplasto;sendo que estou achando que o cisto,que já estava purgando na quinta(2ºdia), depois do emplasto, na sexta e sábado, está purgando menos e endurecendo.o antibiótico acaba do domingo(5ºdia). Aguardo comentários. Obrigada

    Curtir

  16. O comentário é que te aconselharam mal. O emplastro é ótimo para puxar para fora a inflamaçào e o próprio cisto, mas não quando se toma antibiótico ou antiinflamatório, que fazem o efeito contrário. Um abraço!

    Curtir

  17. Para cisto sebaceo, demora quanto tempo para sair?? ele inflama e sai alguma coisa? obrigadaaa amei o post

    Curtir

  18. Oi, Sônia!

    Caso já tenha voltado tua conexão: pode postar a foto de um taro ao lado da foto de um inhame? Eu procurei a diferença na internet, mas achei tudo tão parecido…aqui em Brasília ainda não achei nenhum lugar onde soubessem do “taro”…
    Apesar disso, fiz um pote de emplastro hoje e coloquei no rosto…o ardor é um sinal de ser taro ou o inhame “normal” tb tem o ácido oxálico (?) ?
    O gengibre também não faz arder?

    Obrigada e boas festas?

    Curtir

  19. Anônima, o cisto inflama e vem a furo até sair completamente, mas é preciso persistir.

    Luana, o inhame ou taro é exatamente como na ilustração acima, de tamanho semelhante ao de batatas médias, pouco maior, pouco menor. O gengibre pode arder se houver ferimento na pele. O inhame pode pinicar e dar comichão se tiver muitos cristais de ácido oxálico.

    Abraços e ótimo fim de ano!

    Curtir

  20. Oi Sônia,
    como vai?
    passei horas lendo as discussões do teu blog ontem, sobre vários assuntos! Gratidão pelo espaço!
    e tenho uma pergunta. Meu pai tem trombose e há uns dois meses fez um corte na perna e o machucado não quer cicatrizar.
    Você acha que seria interessante que fizéssemos o tratamento com o emplastro de inhame? ou argila? ou outra coisa
    agradeço a generosidade
    Sofia

    Curtir

  21. Oi, Sofia, a argila pode ajudar muito na própria trombose. Quanto à cicatrização, se ele não é diabético, teria que ver o que está comendo. Muitas toxinas aproveitam o lugar aberto para sair e com isso a cicatrização fica impedida. Uma dietinha por uns dias poderia fazer grande efeito – sugiro a do dr Barcellos, aqui no blog, postagem de 1/1/2013. Um abraço!

    Curtir

  22. Obrigada pelas palavras Sônia!
    com carinho,
    Sofia

    Curtir

  23. Sonia, foi um achado o seu blog! adoro soluções alternativas a naturais..já li muitas de suas postagens.

    pretendo fazer uso do emplastro, no entando, gostaria de saber se posso usar só o inhame SEM o gengibre, porque acho que ele tem um cheiro muito forte. teria outra coisa pra dar a liga ?

    desde já agradeço pela atenção.

    Camila.

    Curtir

  24. Bon dia Sonia eu moro bem Luxembourg e meu esposo ta com um problema serissimo nos joelhosele começou sentir dores ele tinha 15 ano hoje ele tem 64 ele fez muitas escaladas bem montanhas na Europa e esquiou muito mesmo Entao resultado ele ta com os joelhos usados ele agora anda mancado de uma perna e os medicos disseram que ele tem que si operar mas ele nao que e eu nao sei mais o que fazer pra ajuda-lo!!sera que VC poderia me ajudar ? Eu conheco o inhame aqui achamos pra comprar comemos sempre eu faco emprasto no joelho dele mas VC poderia pour favor me dizer quantas vezes por. Semana devo fazer e quant o tempo déco deixa-lo e si pra os joelhos o emprasto ajuda ou cura.
    Muito obrigada
    Atenciosamente
    Maria

    Curtir

  25. Oi, Maria, o inhame pode ajudar a desinflamar, mas não repõe o que foi desgastado. Qualquer um pode ter limitações nos joelhos depois de certa altura – eu tenho, e nunca escalei montanhas nem esquiei…
    Uma dica: tomate, batata, pimentão e beringela pioram as dores, inclusive as artríticas. Outra: muita gente tem dores nos joelhos devido a candidíase crônica – e também na lombar, nos quadris, nos tecidos moles, no pescoço. Uma olhadinha na alimentação como um todo pode ser benéfica. Um abraço!

    Curtir

  26. Bom dia Sônia !

    Gostaria de saber como se usa o emplasto de inhame na sinusite. E quanto tempo podemos mantê-lo guardado na geladeira.

    Beijos

    Curtir

  27. Olá Sônia, tenho cisto numa das glândulas de bartholin, não apresenta inflamação mas “entupiu” a glândula, prejudicando a lubrificação vaginal… a ginecologista disse pra eu tirar a glândula com cisto e tudo, mas eu não quis… seria seguro usar o emplastro nesse caso? Muito obrigada!

    Curtir

  28. Dani, não custa experimentar. Sugiro aplicar antes uma compressa quente de gengibre para amolecer e ativar a circulação – só isso já poderia ajudar muito.

    O emplastro de inhame puxa inflamações e resíduos. Se der certo, deve ser rápido. Boa sorte, um abraço!

    Curtir

  29. Sonia adorei o seu blog e fico feliz por vc ter ajudado tantas pessoas.Estou desesperada espero que vc consiga me ajudar o meu marido está com cisto no cocix o medico disse que é pêlo encravado estou com muita dó do meu marido pois ele até chora de dor o cisto está enorme ele está tomando os remédios mais parece que não está adiantando me ajude por favor pois ele não está conseguindo nem sentar direito pois doí muito . Oque posso fazer p ajudar o meu marido? Vc acha que o o inhame com gengibre vai ajudar ele? Me responda o mais rápido possível p que eu possa tirar do meu marido esta dor insuportável

    Curtir

  30. Ola! Parabéns por esse blog maravilhoso! Preciso de ajuda…Tenho alguns cistos sebaceos no rosto! Eles começaram a aparecer do nada, são pequenos e se proliferaram rapidamente! Fui ao médico que disse não ser nada sério provavelmente, mas que se aumentassem eu teria que operar – o rosto inteiro, pois estão espalhados pelo queixo, têmpora e buço! Meu Deus! Alguns latejam, e o médico disse q estao inflamados por baixo. Minha dúvida eh, se eu passar a pasta de inhame, eles podem aumentar, e aparecer? Por enqto consigo disfarçar com a maquiagem. Estou desesperada, já tentei nebacetin, calêndula, tomei arnica e antiinflamatório. Será que a pasta eh indicada para mim? Muito, muito obrigada!

    Curtir

  31. Bem, espero que vocês já tenham aplicado o emplastro de inhame, que sim, poderia ajudar em ambos os casos. Fiquei sem conexão desde 5a feira e só vi os comentários agora.

    Curtir

  32. Olá, os comentários são super informativos, porém continuo com uma dúvida sobre o modo de preparo do emplasto:
    Devo cozinhar o inhame ou não?
    Adiciono algo para formar uma pasta , porque só o gengibre cru ralado com o inhame cru ralado não forma uma pasta, ou forma?

    Curtir

  33. Lu, é ralado cru e com 10% de gengibre. Veja mais em http://www.correcotia.com/inhame , tem a receita completa e outras informações. A do emplastro é a última.

    Curtir

  34. funcionou o emplasto
    que maravilha!

    Meu marido a mais de um ano com uma bola no pé que médico nenhum resolvia. Fiz uma pasta com inhame e gengibre e acrescentei aveia fina. 30 dias e estourou, mais algumas semanas e secou. Gostaria de agradecer pelas informações.

    Curtir

  35. E eu agradeço você contar aqui, Valéria. Um abraço!

    Curtir

  36. Ola … fiz hoje o emplasto de inhame com gengibre ardeu minha pele um pouquinho e ficou vermelha mas aguentei… quando lavei NOSSA que surpresa boaaaaaaa minha pele estava deliciosamente macia, mais clara.
    Amei vou continuar usando, o suco eu ja toma a um tempo.
    bjs \ Ass Lili

    Curtir

  37. Olá! Apesar do último comentário ser de 2012, resolvi arriscar…
    passei um susto “daqueles” com um cisto que parecia nódulo, e… bem resumindo, no último exame o médico verificou que não estava mais lá o nódulo, mas tem um cisto, um não, três. Pergunto, alguém já fez experiência em usar o emplasto de inhame nos seios? Ou já usou progesterona bioidentica para eliminar os cistos? Porque o médico até agora informa que é só observar, mas esse negócio nao me parece certo. Se surgem cistos, algo tenho que fazer!

    Curtir

  38. Ops! Agora vi que há comentários deste ano mesmo!

    Curtir

  39. Sônia, é muito bom aprender com você e com outras pessoas que de certa forma só repassam informações preciosas para nós que lhe seguimos via net. Por isso, gostaria de alguma informação terapêutica dos antigos para a diminuição ou equilíbrio da bilirrubina que no meu exame de sangue vem só aumentando desde o início de 2014.Lina

    Curtir

  40. Lina, eu me dedico à promoção da saúde através de alimentação e bons hábitos. Se a sua alimentação é boa, sugiro verificar se há alguma parasitose fazendo essa bilirrubina subir. Inúmeros parasitas podem afetar o fígado, entre eles as fascíolas hepáticas e intestinais, as amebas cujos cistos produzem abscessos necrosantes no fígado e outros. Para um bom exame de fezes, convênios não são indicados. Sugiro o lab do dr Helio Copelman: tel 21 2548-0648. Um abraço!

    Curtir

  41. Resolvi fazer o emplasto depois que um colega disse que inhame era excelente para acne. Quando estava no rosto aquilo queimou feito acido, rm 2 minutos ja iria tirar, mas achei o vwntilador e deixei direto no rosto. Nao sou alergica, mas a ardencia era muita,creio que exagerei no gengibre. Afinal, qual a finalidade do gengibre com o inhame, inhame apenas nao faz o trabalho?? Veremos o resultado em alguns dias,, bjinhoo

    Curtir

    • O gengibre (10% apenas) ativa a circulação e ajuda o inhame a puxar o que precisa sair. Às vezes o inhame cru pinica e dá comichão pq tem muito acido oxálico; nesse caso basta passar um azeite ou óleo antes de aplicar o emplastro.

      Curtir

  42. Olá Sonia , como não consegui comentar na postagem sobre o inhame vim através dessa esclarecer algumas dúvidas , se possível , claro! Bom um pouco depois do natal saiu muitas bolinhas no meu queixo e na minha bochecha , eu nunca tive muitas espinhas , ai uma amiga da minha mãe me receitou o elix de inhame, pois disse que ele jogaria pra fora .Faz uns 9 dias que estou tomando e saiu muitaaaaaaas bolhas no meu queixo e na bochecha , parece espinhas , estão bem vermelhas , minha pele ta um caos . Você sabe me dizer se é normal ? quanto tempo demora pra sarar e se vai sarar ? ou será preciso ir num demartologista ?Desde já agradeço . Um grande abraço! 

    Curtir

  43. Isso acaba com cisto sebaceo do rosto??

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: