O melhor filtro de água é de barro e é brasileiro!

Conhecem? Claro. Quem nunca viu um filtro desse tipo no Brasil?

Pois é ele que encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado MetaEfficient, autodefinido como Guia das Coisas Altamente Eficientes.

Feito de barro cozido, ou terracota, filtra a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporídeos, giárdia e sedimentos. Melhor se for revestido por dentro com prata coloidal, que o mantém livre de pragas.

O filtro da foto é o brasileiro Stéfani, disponível nas melhores casas do ramo e também na amazon.com . Chiquérrimo.

11 comentários em O melhor filtro de água é de barro e é brasileiro!

  1. Puxa, eu ia responder que o limo é natural no barro em contato com a água, mas vi que já disse isso. Ana Paula, você me deixou sem resposta!!!

    Curtir

  2. Sônia querida, quanto tempo! ando sumida dos comentários!
    Mas uma vez venho no seu blog atrás de suas dicas preciossimas!
    Estamos morando em Bali por conta d euma bolsa de estudos, vamos ficar por um ano. To tendo duper dificuldade com água e higienização de verduras, legumes e frutas. Aqui td é meio precário, a água é de péssima qualidade inclusive a mineral. Tenho estado preocupada.pq aqui, mtas doenças vem por meio da água e alimento. Não achei água oxigenada, só coloidal e sanitária. Pode me dar uam dica do q achas melhor? Me desculpe se a pergunta e resposta eh repetida, li bastantes comentários , mas não todos. Tá dificl internet aqui tbm.
    vc conhece isso? http://bathberries.com/

    bj enorme com mto carinho Ti

    Curtir

  3. Oi, Ti, numa situação de desconfiança eu ferveria a água, descascaria as frutas e refogaria levemente todos os alimentos. Não conheço água coloidal, deve ser água com prata coloidal.

    Tem óleo virgem de coco aí, não tem? Ele é microbicida. Tem inhame? Na veia. Fora isso, veja o que a população local usa como antisséptico natural – algum chá, alguma folha. Toda cultura tem sua tradição nesse sentido. Beijos, tudibom procês!

    Curtir

  4. PS – Não conheço esses Bath Berries, mas é bem do que eu estava falando. Vai que você pode desinfetar a água com algo assim…

    Curtir

  5. Brigada minha querida, mt obrigada…tenho feito mt isso, aquecendo de leve os alimentos…ate salsinha…descobri ma fazenda, parece q tem taro-taro. O óleo de coco, q uso sempre, neste caso, q vc diz, é pra usar normalmente mesmo? Como por ex. Da maneira terapêutica que vc diz, de manha e noite? Uso pra fazer nossa comida, mas vc acha q posso dar pro Bento ( ele ta com 2 e meio) puro tbm?
    Brigada por td. Mesmo.
    Bj enorme

    Curtir

  6. Usar regularmente puro ou com alguma comida, para o Bento pode ser uma colher de café ou chá com mingau ou mamadeira. Nutre e ajuda a proteger. Se for em jejum, você sabe: vai faxinando melhor, como quando a gente afasta os móveis para varrer…

    E é bonito onde vocês estão? Beijo!

    Curtir

  7. Querida, mt querida, mt obrigada por responder, desculpe a demora, mas realmente tava difícil internet. Agora vai ficar mais fácil!

    Vou começar a dar puro pro Bento! Acho que vai ser uma boa, esta semana ele teve mta febre alta, mas é td tão diferente que não dá pra ter a certeza exata do que é.
    Achei um cara que tem uma ” farm” aqui, ele me vendeu uns ihnames, mas até agora tô na dúvida se realemente é…pq é bem grande! Não é como o taro- taro que vc explica no livro e aqui. Parece mais com o cará mesmo, mas tbm não é igual. É como se fosse o taro-taro grandão.

    Pesquisei, mas não ceguei a conclusão alguma. Aqui, eles chama de Taro este que me entgaram.
    O cara me falou q planta uns 5 tipos de taro. Disse que tem um com folhas e galhos pretos, outro que cresce na água…enfim, espero mesmo que seja ihame, pq já tô entuchando a gente dele pra ver se a gente se livra da dengue, febre tifóide e malária que é meio epidêmico aqui, se é que este termo existe!

    Aqui é beeem lindo sim! Mta, mta natureza,,,,vulcões…mas vou te confessar algo: tô pra encontrar lugar mais bonito que nosso país!

    E vc? Como tá?
    Brigada por todo este carinho e como sempre te digo: por toda esta generosdade!!!
    Bj enorme
    Ti

    Curtir

  8. Ti, os inhames são criaturas muito espertas e vão mudando seu jeito conforme a situação. Você pode tentar identificar o nosso pela folha, veja no google, mas se for parecido depois que cozinha e tiver aquele visguinho, deve estar certo. Taro é mesmo o nome mais usado. Beijos e tudo de bom!

    Curtir

  9. Comprei um filtro de barro e desde então venho usado a vela de tripla ação da STEFANI- VELA ESTERILIZANTE COM TRIPLA AÇÃO – DECLORANTE E ESTERELIZANTE COM REVESTIMENTO DE PRATA COLOIDAL NA PARTE INTERNA, NTO COM CARVÃO ATIVADO E A PAREDE EXTERNA COM CERAMICA POROSA- . Estou com a seguinte dúvida pois tenho encontrado alguns “bichinhos” no interior do filtro, parecidos com ácaros e que tem atraído formigas. Penso que o carvão ativado pode estar tirando o cloro da água e provocando tal situação, minha dúvida é se está é a função do carvão ativado na vela. considerando que com a retirada do cloro da água está ficaria sem proteção, podendo ficar inadequada para beber, apodrecer a água? Pelo lado de fora, nas paredes externas cria uma camada verde, parecido com um mofo. como posso fazer a limpeza externa do filtro? Grata.

    Curtir

    • Gloria, o barro do filtro é em si asséptico, ou seja, neutraliza bactérias e toxinas. As velas retiram o cloro apenas para o seu bem, porque o consumo de água clorada não é saudável, dá problemas na tireóide, entre outros. Seu pensamento de que a água estaria sem proteção é equivocado, uma vez que está mais protegida do que saindo da torneira.
      Na dúvida, eu poria o filtro no sol por algumas horas. O mofinho que dá do lado de fora é normal, deve até escurecer com o tempo; uso uma esponja exclusiva para limpar o meu. Repare que todo telhado escurece, todo tijolo também. Quanto aoss “bichinhos” no interior do filtro e às formigas, não sei o que dizer. Nunca me aconteceu.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: