sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

O melhor filtro de água é de barro e é brasileiro!

Conhecem? Claro. Quem nunca viu um filtro desse tipo no Brasil?

Pois é ele que encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado MetaEfficient, autodefinido como Guia das Coisas Altamente Eficientes.

Feito de barro cozido, ou terracota, filtra a água lentamente por gravidade, através de suas velas de cerâmica, enquanto mantém a água fresca. O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporídeos, giárdia e sedimentos. Melhor se for revestido por dentro com prata coloidal, que o mantém livre de pragas.

O filtro da foto é o brasileiro Stéfani, disponível nas melhores casas do ramo e também na amazon.com . Chiquérrimo.

Categorias:viver melhor

Tags:, ,

211 respostas

  1. Há, mas isso é só para testar,tirar as dúvidas de quem ainda tem. Em uso limpe as velas semanalmente, se não, não haverá água filtrada para consumo.

    Curtir

  2. Alguém saberia me informar onde posso comprar um filtro de barro aqui no Rio de Janeiro?

    Agradeço desde já!

    Curtir

  3. Quando se ferve água com cloro se gera gases?
    Emtão a água para preparar o café seria melhor que fosse filtrada?

    Curtir

  4. Respondendo a Anonimo; (o cloro )
    A filtragem não elimina o cloro,não
    100% a eliminação seria pela fervura (tres minutos!?) E para um bom café devemos baixar o nivel para – quase fervura – antes de colocar o pó de café…!E com essa agua do filtro de barro que é brasileirissimo, estaremos nos deliciando duplamente.
    Agua conservada em Vazo, Moringa, ou filtro de barro fica feliz… porque Argila é o seu habitat.
    william

    Curtir

  5. Oi, William, o Guia das Coisas Altamente Eficientes, que cito e linco no post, diz que essa filtragem tira 95% do cloro. E agora?

    Curtir

  6. Obrigado William, obrigado Sônia.São âmbas imformações importantes e valiosas.
    E vou seguir a sua receita do ponto de fervura do café, quase fervura.

    Curtir

  7. Respondendo ao anônimo que quer comprar um fíltro de barro no Rio de Janeiro.
    Não conheço o Rio peesoalmente más deve haver em algum lugar.Mesmo porque vejo muitos deles em novelas da Rede Globo. Más se não encontrar de barro, acho que o de plásico por gravidade deve servir, mas mais para encher as jarras da geladeira, pois a agua não fica tão fresca como as do de barro.
    Aproveitando o gancho, li uma vez que os chineses bebem água natural nas estações quentes e geladas nas estações frias e estão entre os povos que menos gripam ou tem problemas relacionados.

    Curtir

  8. Então pelo que entendi, o melhor é: usar água filtrada para o café, afim de diminuir o cloro, colocar o pó em quase fervura, mas após, deixar ferver normalmente para eliminar alguma bactéria e de quebra esterilizar o cuador de café e o próprio açúcar. É isso Willia, entendi ?

    Curtir

  9. Resposta a Francisco:
    O ideal é ferver p eliminar o cloro
    (restante…) tempo=(1a3mint)depois por um”tiquinho” de agua fria para quebrar a fervura e então o pó de café. Ha!… que bebida abençoada o café (puro s/leite!!!!!) Pois o leite é só para desenvolver crianças e jovens depois ele… bem, depois é uma outra historia…
    william

    Curtir

  10. Perguntei direto à Cerâmica Stéfani e me enviaram esta lista. Achei de cara, na loja da Voluntários. Mas São João de duas velas só o de 8 litros.
    Cláudia

    Primeiramente gostaríamos de agradecer o contato.
    Segue abaixo locais onde encontrará nossos filtros:

    Nome: MESTRE DOS FILTROS LTDA
    Endereço: RUA GONCALVES LEDO, 22
    Bairro: CENTRO
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2507.8714

    Nome: ELETRICA FERRAGENS POLLINO LTDA
    Endereço: R TONELEROS, 316 A
    Bairro: COPACABANA
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2235.3477

    Nome: SIMBRASIL TINTAS LTDA ME
    Endereço: RUA SIQUEIRA CAMPOS, 80
    Bairro: COPACABANA
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2548.2846

    Nome: BAZAR TREKOS LTDA
    Endereço: RUA TEIXEIRA DE MELO, 42A
    Bairro: IPANEMA
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2522.0044

    Nome: BAZAR MAJJ LTDA
    Endereço: R VOLUNTARIOS DA PATRIA, 271
    Bairro: BOTAFOGO
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2266.0156

    Nome: IRMAOS GASPAR MATS ELET E HIDRAUL.LTDA
    Endereço: PRAIA DE BOTAFOGO, 464 A
    Bairro: BOTAFOGO
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2527.1252

    Nome: FERRAGENS E LOUCAS DO CAIMA LTDA
    Endereço: R MARQUES DE ABRANTES,178 LJ B
    Bairro: FLAMENGO
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2551.1133

    Nome: CUTELARIA GUILHEM LTDA
    Endereço: AV.BARTOLOMEU MITRE, 450
    Bairro: LEBLON
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Telefone[1]: 21-2274.5949

    Nos colocamos à disposição.

    Atenciosamente;

    Curtir

  11. A quese fervura para um bom café na verdade é uma pré vervura, formam bolhas e a temperatura é bem elevada. Duvido que alguma bactéria resista.
    E a água é melhor que seja filtrada para evaporar alguma sobra de cloro como disse o Willian e também para (filtrada) eliminar, evitar metais pesados entre outros resíduos.

    Curtir

  12. Há muito tempo usamos em casa fíltros de barro, não sabemos viver sem eles.O fíltro São João e os demais que utilizam velas de cerâmica e filtram por gravidade, são como uma extensão da rede de água da concessionária.A água está clorada mas como já se sabe, é impossível a água da rede vir microfiltrada. Aí entram os fíltros. E mesmo se a água viesse microfiltrada, as micropartículas da encanação chegariam, em nossas torneiras.E elas chegam.
    E se você tiver dúvidas se a água de sua cidade ou bairro não está sendo clorada, ópte pelas velas de cerâmica esterilaqua.Compostas externamente por cerâmica como as demais, em seu interior contem carvão ativo e prata coloidal. Elas tem tripla ação.Microfíltram, decloram e esterilizam a água.
    No site da Cerâmica Stéfani se pode vê-las.

    Curtir

  13. Gostaria de perguntar à Sônia se ela tem informações se cálculos renais (pedras nos rins)tem algo relacionado com arêia e impurezas da água que se bebe.

    Curtir

  14. Oi, Francisco, que eu saiba não há relação. Mas soube outro dia que chá da salsinha comum (Petroselinum crispum), tomado ao longo de dois meses, dá cabo das pedras renais. A conferir. Um abraço!

    Curtir

  15. Ok Sônia.Obrigado pela informação.
    Mas só para esclarecer, eu não tenho pedras nos rins e nem quero!
    Mas quando alguém que tiver vou receitar a salsinha.

    Curtir

  16. Alguém ai falou em uma escova para escovar velas de fíltros de cerâmica sem a necessidade de remove-las do fíltro ? Ufa, até que em fim. Espero que não demore a sair. Minha esposa já quebrou várias velas nas remoções para limpeza e uma vez quebrou um fíltro. Molhado fica mais frágil.
    Quem nunca quebrou uma vela fazendo isso que atire o primeiro caco.

    Curtir

  17. Nazareno.
    Aqui em Belém do Pará os filtros ceramicos por fora são envernizados para não acontecer esse problema de mofo.

    Curtir

  18. ola como limpar a jarra de ceramica por dentro para nao pegar o gosto na agua

    Curtir

  19. Aniele,
    Aqui em casa esfregamos agua oxigenada 10 vol.(do lab.catarinense)
    do frasco de 100 ml usamos 1/3 em meio litro de agua. Esfregamos com pano de algodão (ou esponja comum)tb fazemos isso por fora. Para a higieni
    zar as velas, tb usamos essa agua com escova de cerdas. Não é preciso viver 7 decadas para ter q descobrir isso. william's

    Curtir

  20. Senhor Nazareno a envernização não deixa gosto na água ?
    Se não deixa então é uma ótima solução para esse problema que parece tão comum.

    Curtir

  21. Também não entendi. O barro é poroso e o verniz descascaria logo. A menos que já vá para o forno envernizado, mas aí, sei não… Filtro de barro, que eu saiba, não se enverniza.

    Curtir

  22. Quanto ao envernizamento do filtro:
    Já se sabe q pintando por fora o gosto da tinta transfere-se p a agua
    isso remete entender q o CHUMBO partícipe da quimica de verniz tb transferira suas moléculas e consequências. Uma vitrificação se fosse conveniente o fabricante já o teria feito. A final, se temos que passar pano na casa inteira o q custa passar em volta do coitado estático e calado filtro d'agua !?…

    Curtir

  23. Quanto ao envernizamento do filtro:
    Já se sabe q pintando por fora o gosto da tinta transfere-se p a agua
    isso remete entender q o CHUMBO partícipe da quimica de verniz tb transferira suas moléculas e consequências. Uma vitrificação se fosse conveniente o fabricante já o teria feito. A final, se temos que passar pano na casa inteira o q custa passar em volta do coitado estático e calado filtro d'agua !?…

    Curtir

  24. Observa-se que a maioria dos fíltros de barro contem uma faixa vermelha ou preta e alguns uns desenhos feitos com tinta. E elas duram muito tempo. Será a mesma composição do verniz que o Nazareno falou ? Se for acho que não tem problema mas a Sônia pode pesquisar sobre isso e nos informar.

    Curtir

  25. Muito bom, pois vou fazer uma lição de ciências sobre filtros de barro e preciso saber como funciona, e é ótimo o que esta escrito para eu passar para o caderno, ótimo mesmo.

    Parabéns!!!!!

    Curtir

  26. Oi, Francisco, uma coisa é uma faixa ou um adesivo. Outra é envernizar o filtro. Desconfie de tudo o que não foi aprovado pela tradição. Estou com o William – qual é o problema de reservar uma esponja para limpar o filtro? Tenho dois, não dá trabalho limpar – e quando ficam meio pretinhos são como nós quando criamos ruguinhas… Nada é novo para sempre, e nem tudo o que escurece é sujo! Um abraço!

    Oi, Eduarda, obrigada por deixar seu comentário, todos nós ficamos felizes por poder difundir informação confiável. Abração e sucesso para o seu trabalho!

    Curtir

  27. OK vocês venceram.
    Aproveito para perguntar. A vera Falcão a primeira comentarista do blog, é uma celebridade ou uma pessoa comum como eu ? Esse nome me é muito familiar !

    Curtir

  28. Fiquei super animada com o post, já que estava pesquisando filtros/purificadores e não imaginava que o de barro funcionava mesmo tão bem…

    Minha empolgação acabou quando entrei em contato com a empresa Stéfani pra saber onde comprar um dos 2 modelos que eu tinha gostado. Olha a resposta…

    “Infelizmente, o filtro tradicional (7022E) só é vendido no exterior. Já o AF1806020100 – Línea, não fabricamos mais.”

    Parar de fabricar certo modelo é normal em qualquer empresa. Mas vender um produto tão “nacional” apenas no exterior eu só posso classificar como ridículo.

    “Nossos” filtros de barro, assim como nosso melhor café e melhor laranja estão indo para fora. É, brasileirada, deixa sair…contentemo-nos com o bagaço.

    Curtir

  29. Lendo o comentario da Rosana ficamos sem saber se ela descobriu onde comprar (qualquer q seja o modelo). Quanto à exportação: Não se admire ainda mais se um dia a própria fabrica não vir a importar algum modelo para vender aqui… (não duvide!e não se indigne cara Rosana)
    Assino a partir de agora com meu S (william'S)para não confundir com meu chara Carioca e seu ótimo comentario.

    Curtir

  30. Rosana, existem muitas marcas de filtro tipo São João, de dois andares, com vela(s) dentro. A Stéfani, como diz o post, vende pela amazon. Outros vendem no Carrefour, na Leroy, no Extra, nos bazares da vida… Os meus são de Jaboticabal, que tem várias cerâmicas, comprados em Itaipava.

    Curtir

  31. O modelo São João é encontrado facilmente; mas passei a vida inteira achando-o feio e não é agora que eu ia mudar de ideia…Não encontrei os modelos Tradicional, Design nem Linea em nenhuma das “melhores casas do ramo” nem na amazon. Provavelmente não procurei direito (?)

    Curtir

  32. Olá Sonia!
    Adorei o artigo!
    Cresci tomando agua do filtro de barro, depois de adulta, achava-o muito feio e há 12 anos bebemos apenas agua de galão, comprada em supermercado. Semana passada resolvi comprar novamente o filtro de barro,por nao confiar mais na qualidade da agua mineral, então começou a luta,rs, e um tal de troca-troca de agua, pois esta com gosto muito forte de barro, e todos aqui em casa reclamando, que agua horrivel, eca! Eu para incentivar as crianças, mesmo com gosto de barro, estou bebendo essa agua, mas comecei com um pigarro, uma tosse forte e sentindo algo pegando na garganta. Pensei será que sou alergica ao barro? POr coincidencia começou logo apos beber a agua do filtro. Estranho..nao sei o que faço!

    Curtir

  33. Gosto de barro?!!
    Só se por ventura enceraram o filtro por fora (pra ficar lustroso!!…) ou outro produto passado por fora!
    Se o filtro esta no estado original e foi bem fabricado, então os supostos efeitos alégicos podem ser resultantes de uma certa desitoxicação promovida pela energia da argila abençoada, q não atinge a todos e passará em poucos dias. william's

    Curtir

  34. oi sônia!
    não esquecer que para pedras nos rins de oxalato de calcio temos o cloreto de magnésio p.a.

    Curtir

  35. Oi Rosana. Eu também não entendo porque os modelos mais bonitos e com certeza melhores, não são vendidos aqui. Talvez porque lá fora pagam em dólares. Vai entender…

    Curtir

  36. Olá,

    eu tenho um filtro destes (do modelo mais novo “premium” a tampa de cima é maior) e em casa gostamos muito da água dele, porém ontem quando fui enche-lo reparei que existe algumas manchas verdes no fundo dele, isso tem como limpar.

    Curtir

  37. Estevan, isso é limo, natural no barro úmido. Limpe com uma esponja ou escovinha e água pura.

    Meu filtro é um São Paulo da Cerâmica Santa Ângela, de Jaboticabal. 3 velas, 5 litros. Adoro. É a estética antiga dos filtros confortando meu coração nesta época de alta tecnologia. Sem desfazer dos Premium, que têm um design mais moderno, mas nem por isso melhor. Um abraço!

    Curtir

  38. Vários Modelos de Filtros de Barro = http://www.gotagua.com.br

    GOTAGUA

    Curtir

  39. sergio de maceió
    Dona Sonia, já conhece os filtros purific? ele é identico ao de barro, filtra também por decantação feito de acrilico.

    Curtir

  40. Ah, mas não é o melhor do mundo. O melhor do mundo é de barro.

    Curtir

  41. Olá Sonia e seus leitores.
    Procurando o Sac da Salus encontrei este blog com muitas informações interessantes, (a parte positiva), mas tbm lí as informação dos problemas com o Sac da Salus (parte negativa) já não vou nem reclamar, só jogar fora!!Alguém quer como vaso de cerâmica?!!
    Minha tia tem, e ainda usa, um filtro de barro enorme, (acho que tem 1,20m de altura)que era da minha avó (eram 8 filhos)o e olha que minha avó morreu em 1950.
    Não lembro a marca, mas vou verificar e conto depois.
    abç
    Marcia

    Curtir

  42. Sônia, boa tarde!

    Você sabe se esse filtro elimina os resíduos de hormônios e remédios presentes na água encanada?

    beijo

    Du Carmo

    Curtir

  43. Não, Du Carmo, NADA consegue eliminar da água os medicamentos, nem mesmo “quelar”, que seria as moléculas reagirem entre si e tornar o elemento inativo. O processo seria caríssimo. Eu acredito que nosso caso ainda não é tão assustador quanto o quadro instaurado na Europa, pois nosso poder aquisitivo e as barreiras de acesso ainda são potentes, em outras palavras, os medicamentos são caros e na Europa o acesso é muito mais fácil.

    Meu colega da indústria lembrou, “em nosso xixi, muitos medicamentos saem ainda na forma ativa (…) O problema então, não são os vencidos ou as sobras dos medicamentos nas residências que são mínimas (ou deveriam ser).” Posso dizer que meu colega farmacêutico, por um lado, tem razão, de outro, não. Só porque saem em nosso xixi medicamentos na forma ativa, não precisamos agravar a situação da natureza descartando de qualquer forma as nossas sobras e nossos vencidos, concorda? Toda ação, por mínima que seja, é bem vinda e o descarte correto é a melhor opção para diminuir o impacto na natureza.
    Beijos
    Soraya Huertas
    Farmacêutica
    CRF RJ 6371

    Curtir

  44. São Paulo, 06/10/2011

    Não tenho absolutamente nada a ver com a fábrica ou a comercialização do filtro Salus.
    Porém, como aqui parece que as pessoas (eu também) gostam de histórias, vou narrar a minha.
    Há aproximadamente 27 anos, portanto mais ou menos em 1984, comprei um filtro Salus. Apesar de te-lo deixado imerso em água por uma semana e ter desprezado várias filtragens, o gosto da água era horrível. Entrei em contato com a Salus e pediram que eu fosse até lá. Fui recebido por uma moça muito educada que pediu que eu aguardasse um pouco. Logo um senhor pegou o meu filtro e pediu que eu o acompanhasse, no trajeto para o interior do estabelecimento me perguntou o que estava acontecendo com o filtro. Eu informei a ele que o filtro estava com defeito e que a agua por ele filtrada tinha um gosto horrível. Sem nada dizer, colocou o meu filtro sobre uma bancada e com um martelo simplesmente quebrou o filtro. Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, com a voz sempre suave disse que se o filtro tinha defeito, tinha que ser destruído. Deu algumas explicações sobre a fabricação de filtros, materiais utilizados, etc…. Depois gentilmente me ofereceu outro filtro.
    Em casa descobri que o gosto da água era o mesmo gosto ruim do outro filtro. Pesquisando, descobri que todos os filtros novos tem o mesmo problema. Me senti envergonhado e ao mesmo tempo honrado por ter conhecido um homem assim como este senhor que me atendeu. Com o tempo o gosto ruim sumiu.
    Há tres semanas atrás meu velho filtro rachou e começou a vazar.
    Comprei outro, claro, Salus.
    O filtro novo precisou de alguns ajustes, como apertar o parafuso do fundo, tirar algumas rebarbas nos furos das velas, mas está perfeito e a água não tem gosto ruim. Como? É muito simples:
    Deixe o filtro imerso em água por um dia, inclusive as velas (se vier desmontado). Despreze as primeiras filtragens. Depois encha a parte superior e coloque um pouquinho de vinagre (eu usei o branco) e deixe filtrar. Lave bem as pertes e encha novamente sem o vinagre, se o gosto não desaparecer, repita a operação.
    O meu, com duas aplicações de vinagre, ficou perfeito.
    Espero ter sido útil.
    Um abraço, fiquem com Deus.

    Welington.

    PS: Nunca mais tive contato com o meu Xará da Salus, mas o meu respeito por ele é muito grande.

    Curtir

  45. Ótima contribuição, Welington! Quem cresceu com esse filtro sabe que água de filtro novo tem gosto acre, de barro, que desaparece com o tempo. Mas são cada vez mais raras as pessoas com essa memória… Obrigada, um abraço!

    Curtir

  46. Só queria saber como retirar mais rápido o gosto e o cheiro de barro da água filtrada no filtro de cerâmica. Obrigada.

    Curtir

  47. E olha que eu conheço pessoas que até gostam do gostinho de barro, que não é assim tão horrível. O gosto da vela nova é mais enjoado.
    O gosto de barro, é o gosto da natureza. Acredito que alguns queijos tenham um gosto até mais forte.

    Curtir

  48. Olá Sonia, tudo bem?
    Tenho um filtro de barro marca Cássia, e ele está mofando…por dentro e por fora. Como posso solucionar a questão do mofo do lado de dentro?

    Curtir

  49. Ana Paula, barro não mofa: dá limo. É natural do barro em contato com a água. Você pode escovar ou passar uma esponja. Um abraço!

    Curtir

  50. Mas não tem como prevenir esse limo? Nunca tinha visto por dentro do filtro…e a gente fica até com nojo de beber a água. Pode ser prejudicial?

    Curtir