sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Óleo virgem de coco: Como fazer em casa


Imagem Wikipedia

1: Obter o leite de coco e coar

Escolhem-se alguns cocos maduros, pesados, com bastante água dentro, que vão ser abertos nos olhinhos com um prego ou sacarrolha, para retirar a água, depois embrulhados numa toalha e partidos a marteladas, ou com um golpe de facão. A água deve ser colhida numa vasilha e coada. Quanto mais água houver dentro do coco, mais úmida estará a polpa, e isso é bom. Percebe-se a quantidade claramente ao chacoalhar o coco – pouca água chacoalha mais.

A tradição é ralar o coco num ralo próprio, que se usa muito no nordeste, e misturá-lo com a própria água que vem dentro, amassando bem e espremendo com as mãos até tudo virar um creme. Algumas receitas recomendam aquecer a água e amassar a mistura até ela esfriar. Isso dá uns 10 minutos.

Mas também se pode bater o coco em pedacinhos com a água no liquidificador, aos poucos, até obter esse creme. E também se pode usar água filtrada ou fervida.

Coar na peneira, no coador de nylon, na gaze, no filó, no pano de fralda. Muita força para espremer tudo até o creme acabar.

O bagaço se reserva para fazer cocada macaroon (aquela com farinha – como se chama em português?), pão de coco ou adubo de planta. É uma fibra natural ótima para os intestinos. Pode ser congelada.

2: Métodos de extração do óleo virgem de coco

A frio

O leite de coco precisa fermentar para que o óleo se separe da água. Isso pode acontecer em climas quentes deixando-o simplesmente descansar numa vasilha coberta durante 48 horas. O óleo vai se separar natualmente da água e dos resíduos. Três camadas de líquido vão se formar: o óleo de coco por cima, a água no meio e um creme fino no fundo.

Retirar o óleo com uma colher ou concha. Filtrá-lo três vezes em pano de fralda dobrado ou filtro de papel para café. Colocar num vidro e tampar bem.

Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada. Essa é a cor natural do óleo virgem de coco.

A água que sobra da mistura original pode ser fermentada para virar vinagre. A mistura cremosa pode ser fervida numa panela para expelir mais óleo. Esse óleo extraído com calor pode ser usado para fritar ou para o cabelo.

O óleo virgem de coco pode ser guardando em temperatura ambiente. Validade 2 anos, no mínimo.

Outro método a frio (mais prático)

2 cocos, 3 xícaras de água do próprio coco, picar, bater por 2 ou 3 minutos no liquidificador até a consistência ficar lisa e cremosa. Espremer, colocar o leite de coco numa jarra, cobrir e deixar 48 horas num lugar escuro.

Transferir o líquido para uma garrafa pet de água mineral limpa e deixar em local sombreado cuja temperatura esteja em torno dos 25 graus C. Em 6 a 8 horas o óleo vai se separar do leite.

Ponha a garrafa na geladeira por 3 horas. O óleo vai se solidificar. Deite e corte a garrafa o mais junto possível da linha do óleo. Isso facilita sua retirada. Guarde em vidro de boca larga com tampa. Ele vai ficar líquido se a temperatura ambiente estiver acima de 27 graus.

Extração no fogo à moda de Bali

Coco ralado à mão no ralador de coco; misturar com água quente e amassar com as mãos até esfriar. Espremer com força para soltar po máximo possível de leite. Esta é a primeira prensagem. Mais água quente é adicionada ao coco já espremido e o processo se repete. Três cocos produzem mais ou menos um litro e meio de leite de coco.

O leite de coco é posto num fogo de bom tamanho para ferver alegremente. Duas rodelas de cúrcuma são adicionadas (e removidas uma hora depois). A cúrcuma colore o óleo e quem ensina diz que o mantém “fresco”. Provavelmente dá algum sabor também – o que não faz muita diferença, porque em todo prato de Bali que usa óleo de coco a cúrcuma também entra.

Lá pelas tantas a mistura faz espuma, deixe estar. Uma hora depois o óleo começa a aparecer nas beiradas. O mestre borrifa água fria na superfíce fervente e diz que é para drenar melhor o óleo.

A panela sai do fogo depois de mais ou menos uma hora e meia. O líquido está reduzido à metade, a espuma se dissipou e a superfície está coberta por uma camada fina de óleo dourado.

O leite-óleo é passado por um coador de tela ou peneira fina para capturar a espuma e quaisquer pedacinhos de polpa de coco. Volta à panela e descansa para que a matéria sólida do leite de coco assente no fundo.

Cinco minutos depois já se pode retirar o óleo da superfície com uma concha ou cumbuca. Esse óleo vai para uma caçarola de ferro pequena, posta ao fogo por quinze minutos; sai dele borbulhando e espirrando, mas em poucos minutos arrefece e se revela um óleo quase límpido.

Todas as sobras do processo ainda são coadas e espremidas mais uma vez para aproveitar cada gota.

Outro método de extração no fogo

5 cocos médios ou grandes para fazer 1 xícara de óleo. Depois de obter o leite de coco, batendo ou ralando e espremendo, coar e deixar descansar por 24 a 48 horas. O creme e a água vão se separar, a água fica no fundo. Retire o creme com uma escumadeira e ponha numa panela grossa e funda (porque ele espirra quando ferve). Deixe ferver devagarinho em fogo médio ou baixo. Lentamente o óleo aparece por cima. Afaste os resíduos de coco para o lado. O óleo fica mais claro. Vá tirando com uma colher e fervendo até não ter mais nada a retirar.

Observe que as panelas são sempre grossas, de ferro fundido, esmalte ou pedra-sabão, para um cozimento lento. Panelas finas fariam o óleo ferver demais.

Pão de coco usando o bagaço que sobrou

2 xícaras de farinha de trigo bem cheias
1 colherinha (café) de sal
4 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida, óleo de coco ou azeite de oliva
1 xícara de coco ralado, não muito apertado
2 colheres (sopa) de açúcar branco, cristal ou mascavo
1 xícara de leite de coco diluído meio a meio com água, ou de leite animal

Peneire a farinha, o sal e o fermento numa vasilha
Separadamente misture o coco e o açúcar e junte à farinha
Adicione o leite e a gordura (óleo de coco, azeite ou manteiga)
Amasse por 5 minutos ou até obter um bolo de massa bem aglutinada, oleosa na superfície
Cubra e deixe crescer por 10 minutos
Achate a massa para ela virar uma panqueca gorda, com +- 2,5 cm de altura
Ponha numa assadeira untada e faça furinhos por cima com um garfo para decorar
Asse em forno médio (120 graus C) por 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar para comer.

Fontes com boas imagens

http://www.chezlin.com/2008/07/coconuts-101-different-ways/

http://www.simplytrinicooking.com/2008/07/homemade-coconut-oil-trini-style.html

http://www.ehow.com/how_4884719_homemade-coconut-oil.html

http://www.your-how-to.info/2008/01/how-to-make-your-own-virgin-coconut-oil.html

http://www.simplytrinicooking.com/2008/07/coconut-bake.html

Categorias:comer melhor

Tags:,

212 respostas

  1. Olá Sonia !
    Gostaria de te pedir um favor
    bom eu tenho um blog tbm que tbm fala sobre o óleo de coco mas eu ensino para alisar os cabelo sabe
    então muitas pessoas querem saber como extrair o óleo,eu não sei pq so faço comprar (pq onde vende é bem pertinho da minha casa e é muito barato)
    enfim…Gostaria de saber se eu posso colocar o link do seu blog no meu blog e fazer proganda e se vc quiser fazer proganda do meu la no post “Alisar cabelos de forma natural”
    então por que peguei a receita de como extrair na wikipédia e ta muito mal explicada e eu não gosto de roubar post's dos outros 😀
    Vc poderia fazer isso para mim ,divulgar meu blog e deixar eu divulgar o seu ?

    Parabéns seu blog é muito bom !! vc é igual a mim gosta de ajudar os outros sem querer nada em troca

    então vamos ser filiadas ? 😀
    http://jessikacrazynha2.blogspot.com/2011/02/alise-seu-cabelo-de-forma-natural.html
    ta aí o link do meu post

    Bjs e que Deus te abençoe ♥

    Curtir

  2. Oi, Jessika, você pode copiar o que quiser do meu blog, tudo é liberado para reprodução e nada é invenção minha. Estas receitas foram encontradas na rede, também liberadas. E vamos em frente! Um abraço e sucesso com seu blog!

    Curtir

  3. Ah brigado ! mais mesmo assim vou divulgar seu blog no meu blog
    pela a sua gentileza 😀

    Bjs ♥

    Curtir

  4. Ai galera não cai nessa lenda não faz co mo leite de coco do supermercado eixa ele reduzir numa panela funda em fogo baixo 250 ml da uns 50 ml de oléo de coco deixa o fogo baixo pq se o coco pega no fundo da panela ( queimar ) ele fica com gosto de coco queimado use a melhor marca bjus a todos espero que consiga faz seu proprio oléo

    Curtir

  5. É isso aí, Tiago. Fervendo bem um leite de coco que já vem com aditivos você consegue fácil um óleo bem inferior e fica muito satisfeito.

    Mas só você. Um abraço!

    Curtir

  6. oi sonia muito obrigado pela receita !vai ser muito util para mim ;quero perder peso mais tá dificil já que tenho o metabolismo lento mais vou incluir na minha dieta o oleo de coco e vamos ver no que vai dar bjs

    Curtir

  7. Gente, esse óleo é bom mesmo..iniciei o seu consumo sem acreditar muito, mas não é que o danadinho do óleo de coco, além de saboroso e leve, me deu um levante daqueles. Tenho uma doença crônica (lúpus),e uma percepção aguçada de qualquer melhora que ocorre no meu organismo. Comprovadamente tenho melhorado. RECOMENDO O SEU USO!!!
    obrigada pelas receitas
    Abrçs a todos

    Curtir

  8. Oi, Krala, você me fez lembrar dos médicos e cientistas em http://www.arthritistrust.org que dizem que as doenças ditas reumatóides, como artrite e lúpus, têm origem em fungos e protozoários e são perfeitamente tratáveis quando a pessoa não toma corticóides. Obrigada pelo retorno. Um abraço!

    Curtir

  9. Olá!!! Eu vi em um blog que esse óleo de coco pode ser utilizado para alisar os cabelos, de uma forma natural. Você aplica nos cabelos, deixa agir por meia hora, depois lava o cabelo normalmente. Pode demorar de 3 a 6 meses, para que fique totalmente liso. E ainda dizia, que alisa QUALQUER tipo de cabelo. O que vc acha? Isso é verdade? Estou pensando em fazer esse tratamento, mas gostaria de ter certeza que funciona! Desde já, muito Obrigada!

    Curtir

  10. Sônia,gostaria de saber a diferença do óleo de coco virgem e do extra virgem, qual é o melhor e qual pode e qual não pode ser submetido a altas temperaturas (como por exemplo, frituras)e se ambos podem ser consumidos crú.Muito obrigado.

    Curtir

  11. Oi, Fábio, sugiro que leia a informação mais ampla em http://www.correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm . Um abraço!

    Curtir

  12. oi sonia, pode ser tambem o coco babaçú? ou só o coco da praia é mais saudável?

    Curtir

  13. Oi Sonia, fiquei sabendo pelo blog da Jessija Crazy que este óleo alisa os cabelos, tem muita gente usando e gostando, devido seus nutrientes…

    Curtir

  14. Babaçu também é ótimo. Mas tem que ser fresco, com sabor gostoso. Se amargar no fundo, está rançoso.

    Curtir

  15. Oi Sonia, faço oleo de coco e acho ótimo.Dá um trabalhão, mas vale a pena.Porém gostaria de saber se é normal o oleo ficar amarelado.Há possibilidade de alguém fazer o oleo e misturar outros produtos para aumentar a quantidade? Se isso ocorrer,dá para notar a diferença? obrigada.Sueli

    Curtir

  16. Oi, Sueli, observei que às vezes fica amarelado sim, não sei por quê. Agora mesmo abri uma garrafa do Dr Orgânico assim. Claro que sempre se pode adulterar alguma coisa, fique de olho no sabor e no aroma! Um abraço!

    Curtir

  17. Oi Sonia boa tarde! em relação a segunda receita de oleo no fogo,com esse metodo é possivel manter todas as propriedades do oleo de coco?

    Curtir

  18. Oi sonia boa noite a receita que eu mi referi é esta,eu quero saber se com esse método eu mantenho as propriedades do óleo de coco? obrigada e desculpe-me pela insistencia.bjs e sucesso.

    5 cocos médios ou grandes para fazer 1 xícara de óleo. Depois de obter o leite de coco, batendo ou ralando e espremendo, coar e deixar descansar por 24 a 48 horas. O creme e a água vão se separar, a água fica no fundo. Retire o creme com uma escumadeira e ponha numa panela grossa e funda (porque ele espirra quando ferve). Deixe ferver devagarinho em fogo médio ou baixo. Lentamente o óleo aparece por cima. Afaste os resíduos de coco para o lado. O óleo fica mais claro. Vá tirando com uma colher e fervendo até não ter mais nada a retirar.

    Curtir

  19. Oi, Crispina, desculpe a resposta distraída lá de cima, até removi. Vamos lá: tudo o que é aquecido se altera. Enzimas, algumas vitaminas mais frágeis, antioxidantes que você só encontra nas coisas frescas. A turma do alimento vivo amorna as coisas só até o ponto em que começam a ficar quentes. Em suma: extração a frio é melhor que extração no fogo (lento). Um abraço!

    Curtir

  20. Oi Sonia boa noite,fiz a receita do óleo a frio ficou otimo, mais ficou alguns residous da nata no fundo do pote de vidro achei que poderia estragar o óleo ai tive a infeliz ideia de bota-lo em uma panela de argila preta e leva-lo ao fogo baixo por alguns minutos,10 para ser precisa.O que é que você acha? estraguei o óleo?

    Ha uma dica para quem esta sofrendo com o frio na hora de fazer o óleo,bote o leite em uma vasilha com tampa e guardi-o em uma caixa de isopor fechada,fica otimo.
    obrigada e bjs

    Curtir

  21. olá Sonia,boa tarde,tenho 65 anos e comprei pela internet,o óleo de coco da mediervas,pagueir$ 27,00 incluindo o sedex pote de vidro em líquido,achei o sabor e o cheirinho uma delícia,tenho problemas de tireoide,e de coração .Prometo que assim que consumir o óleo td, te conto se tive resultados,más vale lembrar que tb faço uma alimentação balanceada,moro em Taboão da Serra,em São Paulo tb já comprei da mesma marca com 6a cápsulas no caso de tv que sair e gastei 32,00reais um abraço até mais.

    Curtir

  22. Olá Sonia vim contar uma experiencia com o óleo de coco.
    consumo o óleo de coco desde janeiro deste ano,fiz varias pesquisas para saber se realmente era bom,estou adorando o resultado,perdi peso e regularisei meu intestino que era bastante rebelde, em meio a tudo isso tive a ideia de comercializa-lo tambem,intensifiquei as pesquisas ate que achei o seu blog ensinando como fazer-lo,fiz algumas experiencias e deu certo. Agora ja estou complementando minha renda vendendo óleo de coco virgem que eu mesma faço.as pessoas estão gostando e eu tambem.bjs gata e obrigada pela ajuda.

    Curtir

  23. Oi, Crispina, fico feliz de verdade ao saber que o óleo de coco está ajudando em mais um aspecto! Muitas bênçãos e felicidades para você nesse trabalho tão bacana. Um abração!

    Curtir

  24. Oi Sônia,
    Eu tentei fazer o óleo. Coloquei numa garrafa de vidro e deixei as 48 horas como mencionado. Nesse tempo ele já separou o óleo do líquido.Ai eu fui passar ele para a garrafa pet e acabei misturando o líquido com a parte que já estava mais durinha. Conclusão, ele não voltou a se separar e eu acabei perdendo tudo. Então eu vou fazer como vc mencionou do primeito método a frio.Quando vc diz pra filtrar no pano, eu coloco ele e deixo escorrendo sozinho ou eu tenho que ir ajudando com uma colher e espremendo.
    Ai, espero que eu consiga dessa vez!!
    Abraços.

    Curtir

  25. ola

    comecei ler sobre o oleo de coco agora, fiquei bem interessada…comprei e tomei uma colher antes do almoço, porem senti como se tivesse gordura no estomago depois por um temo, é normal? como devo tomar para emagrecer?
    obrigada

    Curtir

  26. ola gostaria de saber se o oleo extraido no fogo ajuda a emagrecer ou é somente o extraido a frio. me ajude pois só sei fazer o extraido no fogo e gostaria muito de tira essa duvida pois estou em dieta e queria encorporar o oleo para me auxiliar no emagrecimento. bjs grata.

    Curtir

  27. olá Sonia, já passei pelo seu blog por várias vezes….sempre procurando ajuda com relação a candidiase….Sou homem e tenho 28 anos e excesso de pele (prepúcio) sobre a cabeça do penis…faz uns 5 anos que convivia com uma coceira infernal no prepúcio e cabeça do pênis…li seu blog e achei bem legal as dicas sobre óleo de coco…mas não tive coragem de comprar, por causa do preço…sempre passei pomadas e tomei fluconazol, melhorava e depois voltava tudo de novo…até que passei no meu sexto urologista e ele me indicou que como tenho excesso de pele deveria lavar a cabeça mais de uma vez por dia com sabone neutro e se possivel tentar manter a cabeça do penis por mais tempo possível expoxta, no começo era bem chato deixar exposta, mas hoje já consigo ficar o dia todo e só durante a noite que ela fica encoberta..resumindo espero que tenha sido o fim da candidiase…..já fazem 5 meses que não volta, graças a deus…Como não é possível as mulheres, fazerem isso…kkk brincadeirinha…então passei para dar a dica para algum marido ou namorado de algumas das mulheres do blog e que tenham o mesmo problema que eu.. Abraço e parabéns pelo blog…..

    Curtir

  28. Oi Sonia,
    comprei um balde de 3,6l do oleo exta virgem copra e diz que tem que ser consumido em 45 dias. Esse prazo é correto pois nunca conseguirei com minha familia consumi-lo em tao pouco tempo. Eu posso colocá-los em garrafinhas individuais, tido essas de água mineral de 500ml e assim duraria mais tempo? Qual a maneira de armazenar após aberto? (na geladeira?). Obrigada.

    Curtir

  29. Oi, Danielle, essa pergunta não deveria ser feita ao fabricante?

    Curtir

  30. ola gostaria de saber se o oleo de coco extraido no fogo emagrecer ou é somente o extraido a frio????? por favor me ajude pois so sei fazer o olaeo extraido no fogo e estou em dieta e gostaria de tira de vez essa duvida. me ajude.

    Curtir

  31. Nolasco, não sei dizer. Emagrecer depende de vários fatores. Boa sorte!

    Curtir

  32. oi,sonia,meu nome e alessandra de souza vieira,moro em campo grande,ms,por favor me ajude,a uns 8 meses,estou encostada do emu local de trabalho,deu suspeita de lupo,mas o meu reumatologista falou que nao estou,mas deu alopecia areata,e o meu cabelo esta caindo muito,fui a farmacia de manipulaçao,e me ofereceram o oleo de coco extra virgem em capsula 1 g,por 34,00reais,com eu engordei 12 kilos,por causa dos remedios,gostaria de perder,e eles me falaram que o oleo e bom para perder a barriga,isso e verdade….alesouza20112011@hotmai.com

    Curtir

  33. Ale, eu se fosse você responderia ao questionário que está em http://www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf para ver se essa queda de cabelo não está ligada a candidíase crônica. Fora isso, quem sabe um bom tratamento de vermes e protozoários pode ajudar? Geralmente as chamadas doenças reumatoides são ligadas a protozoários, como amebas, e fungos como a cândida.

    O óleo virgem de coco combate fungos e outros micróbios, e o emagrecimento é decorrência. Leia sobre ele (e sobre marcas recomendadas) em http://www.correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm . Um abraço!

    Curtir

  34. Oi Sônia!

    Estou grávida e estava pensando se o óleo de côco extra-virgem será uma boa maneira de cuidar da pele da minha filhota que aí vem… incluindo prevenir e quem sabe tratar pele vermelha e assaduras de fraldas (vou usar fralda de pano nela)… o que você acha da ideia? Um absurdo? Ou não?

    Um abraço, beijos.

    Curtir

  35. Oi, Maria, pensoui certíssimo! E pode ir usando desde já em você mesma, tanto por fora – pele e cabelos – quanto por dentro, como substituto de manteiga e azeite, pois assim vai ajudar a filhota a se desenvolver melhor. Um abraço – e que N.S. do Bom Parto lhe dê uma boa hora 🙂

    Curtir

  36. Sônia. Ontem conheci você e o seu blog. Acabei passando horas na leitura de seus textos e respectivos comentários, questionamentos e suas respostas.

    Quando dei por mim, notei a paz que estava sentindo e que era transmitida especialmente por sua paciência e dedicação em tentar responder há tudo que lhe questionavam da melhor forma possível, por mais de um ano (relativamente à esse tópico).

    Sinto que você é uma pessoa muito iluminada, e peço a Deus, com muita fé, que lhe carregue e abençôe.

    Na melhor acepção da palavra, acabei me apaixonando por você. rsrsrs

    Junior

    Curtir

  37. Junior, senti um calorzinho aqui no coração, agora, e acho que me apaixonei também! Por favor, não desapareça! 😉

    Curtir

  38. olá Sônia!!! parabéns pelo blog!
    gostaria de saber se você já testou alguma receita e deu certo, e eu não entendi, devo fazer com o côco marrom de mercado ou posso fazer com o côco verde??

    abraços!

    Curtir

  39. Camila, já leu os comentários? Seria bom. E já viu a ilustração do post? Parece coco verde? O texto diz coco verde? Ah, minhas leitoras distraídas… Um abraço!

    Curtir

  40. olá Sônia, meu nome é Bianka fui criada na Serra de Martins no RN, nossa quando criança usava muito nossa!!As mãe da cidade exageravam em nossas cabeças.kakka o cheiro forte tomava conta, mais ví algumas sugestões de misturar ao creme de pentear…kakkak nunca fiz o óleo mais fiquei atentada em produzir, adorei o seu contato com os leitores…um abraço …

    Curtir

  41. Ola Sonia, gostaria de saber se o modo de extração no fogo preserva as mesmas propriedades do método a frio?Pois ouvir falar que para ter os benefícios ele precisa ser prensado a frio. Abraços e obrigada desde já pelas receitas!!!!

    Curtir

  42. oi sonia, tenho 16 anos e vou fazer o oleo, eu vou emagrecer 3kg em uma semana? fazendo tudo direitinho… preciso perder barriga.bjs um abraço.. nathalia

    Curtir

  43. Oi, Nathalia, mas onde foi que você leu que vai emagrecer 3k em 1 semana apenas ingerindo óleo virgem de coco? Mmm… Um abraço!

    Curtir

  44. Oi Sonia, gostaria de dar só uma dica para quem estiver interessado em fazer o Oléo de coco, para o coco chegar ao estado de maduro ou seja de coco verde para aquela de casca dura que voce tem que quebrar para extrair a água e a polpa ele fica exposto ao tempo e como qualquer fruta pode estar estragado, dica: quando for comprar o coco bata no coco com uma chave ou um pedaço de metal se o barulho for tipo ôco o coco não esta bom, tem que fazer um barulho mais seco estridente, se uma pessoa comprar 4 cocos e um estiver estragado, voce vai ficar com um óleo com gosto ruim, como tenho observado por alguns leitores.
    COCO BOM ÒLEO BOM
    COCO RUIM ÒLEO RUIM

    Boa sorte e parabens !

    Curtir

  45. olá sonia,o oleo de coco ajuda a emegrecer?
    abraço*–*

    Curtir

  46. Depende de quem, comendo o que, quando e quanto… e como! 🙂

    Curtir

  47. gostaria de saber se o soro pode ser consumido?

    Curtir

  48. Poder, pode, mas será que faz bem? Será que é uma fermentação bacana? Sei que se deixar fermentar mais um pouco vira vinagre. Se experimentar, conta pra nós?

    Curtir

  49. Olá Sonia !
    tem um video na internet que ensina a extrair 200ml de óleo coma penas 3 cocos ,mas para ver o resto do video tem que pagar 5,00 o que uma pena

    ta aqui o link do video
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=qRfFXCzNypk

    só mais uma coisinha você poderia me fazer um favor de divulgar no seu blog o alisamento natural com óleo de coco natural porque realmene é verdade ,não si alisei meu cabelo como os visitantes do meu blog me agradecem por ver os resultados maravilhosos nos cabelos

    ta aqui o link das minhas postagens

    http://blogdajessikacrazy.blogspot.com/2011/10/uma-simples-combinacao-de-oleos-para.html?showComment=1320720963196#c5023017862309588455

    http://blogdajessikacrazy.blogspot.com/2011/02/alise-seu-cabelo-de-forma-natural.html

    Desculpa o incomodo , o muito obg pela atenção

    fique com Deus

    Curtir

  50. Olá Sônia, gostaria de saber se com esse processo também é possível extrair óleos de outras frutas, como a Manga, por exemplo. Se não, como podemos proceder para extrair o óleo?
    Adorei a matéria e vou fazer. Abrigada

    Curtir