Almanaque do Banheiro – A velhinha


A cena se passou num terreiro de umbanda. Corria a sessão normalmente quando alguém veio avisar ao Pai José que tinha uma velhinha passando mal. Pai José mandou trazer a velhinha – uma senhora pequena, magrinha, de seus 70 anos, com cara realmente de estar nas últimas. Sentaram-na numa cadeira. Pai José olhou, mediu, se concentrou, de repente perguntou baixinho para ela: Suncê peida, filha? A velhinha, agoniada, olhou em volta pedindo ajuda. Alguém traduziu: Ele quer saber se a senhora solta gases! A velhinha, agoniada que estava, mais ainda ficou. Pai José pediu então para fazer um chá bem forte de dente-de-leão, e enquanto isso colocou sua mão direita vibrando em direção à barriga da velhinha. Veio o chá, ela bebeu, e momentos depois soltava uma sonoríssima torrente de puns – e sua expressão foi se aliviando, as cores voltando, e ela começou a sorrir para o Pai José. Que sorriu de volta e comentou: Tem que peidar, né, filha? Senão, esse gás aí dentro vai fazer suncê sair voando pelo céu antes da hora…

(do livro Deixa sair)

12 comentários em Almanaque do Banheiro – A velhinha

  1. Essa é das minhas histórias preferidas, contadas por Sonia Hirsch. Quem trata de pessoas, como eu, sabe o quanto isso (gases) é real – e perigoso! Por isso, deixa sair.

    Curtir

  2. Parabéns pelo Blog. Sou seu leitor há muitos anos e o a dieta do dr.barcellos foi meu livro de cabeceira por muitos anos.Um forte abraço do anonymus gaúcho

    Curtir

  3. Adorei cair na sua página. Sou sua fã há muitos anos, desde que costumava almoçar no Restaurante Integrão, quando tive o primeiro contato com seus livros (por volta de 1981). Temos ao menos duas coisas em comum: ambas somos Sonias e sagitarianas.
    Um grande abraço!

    Curtir

  4. Oi, Sonia, e mais uma coisa: a comida do Integrão era uma delícia, né? Ele saiu da Rebouças e nunca mais vi. Sabe se continua existindo? Abração!

    Curtir

  5. Acho que o Integrão se desintegrou de vez….rsrs. Moro em Santo André há muitos anos e aqui não existia nada parecido até bem pouco tempo. Agora abriu um natureba onde se come bem, chamado Vila Natural. De vez em quando vou lá.

    Que saudade dos programas da TV Cultura onde vc falava sobre alimentação (no Café Filosófico) juntamente com uma moça muito simpática de cabelos compridos (não me lembro do nome dela).
    Abração pra vc.

    Curtir

  6. A TV Cultura lançou esses programas em DVD, costuma ter no Submarino. Foi bom demais fazer aquela série!

    Curtir

  7. Ola Sonia
    Como posso tomar o cha de dente de leao varias vezes ao dia?Uma vez.
    Bençaos
    Eugeio carlos

    Curtir

  8. Oi, Eugenio Carlos, você pode tomar o chá de dente-de-leão 3 x por dia, quentinho, depois de comer.

    Curtir

  9. Sobre o dente-de-leão, Sonia, tenho uma dúvida: tenho aqui no jardim do prédio uns dentes-de-leão, mas não sei se todas as formas do “taraxacum” são comestíveis/bebíveis. Eles não dão aquelas flores amarelas, apenas aquelas penugenzinhas que sopro bastante com minha filha.

    Já dei uma pesquisada nas imagens na net e as folhas me pareceram iguais… será que posso colhê-las elas mesmo?

    Curtir

  10. Oi, Paula, essa família parece que se adapta de modo surpreendente às condições do terreno – aqui em casa eu planto dente-de-leão e, em vez das folhas ficarem embaixo fazendo uma rodinha, como a transagem, sobem e se transformam em serralha-de-leão, com flor amarela e tudo (enquanto as da serralha são vermelhinhas).

    O dente-de-leão tem uma raiz que parece uma cenourinha. Se você retirar a planta e não tiver essa raiz, não é. Quanto à flor, aqui sempre dá. Não sei se não dar caracteriza outra planta.

    Bom domingo 🙂

    Curtir

  11. Mais uma vez obrigada, gurua! ; )

    Curtir

  12. Longe de mim essa pretensão!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: