Estava pesquisando sobre gordura & candidíase no livro Eat fat, loose fat, de Mary Enig e Sally Fallon, da Weston A. Price Foundation, quando me deparei com o seguinte texto: “Christine sofreu com candidíase muitos anos (…) e começou a tomar o kvass de beterraba, uma xícara antes de cada refeição. Os resultados foram mágicos. Os sintomas de cândida desapareceram imediatamente e a fadiga também.”
Kvass é uma bebida fermentada de origem russa, geralmente feita a partir de um pedaço de pão seco, ou da própria massa crua do pão. Refresca, alimenta e é muito popular. Tem sido amplamente usado na Europa em terapias contra o câncer. Depoimentos de adeptos indicam que é excelente contra fadiga crônica, sensibilidade a produtos químicos, alergias e problemas digestivos.
O kvass de beterraba aparentemente ajuda no controle da candidíase por seus “extraordinários poderes curativos: grande tônico do sangue, promove a regularidade intestinal, ajuda a digestão, alcaliniza o sangue, limpa o fígado e é um bom tratamento para pedras nos rins”. Não é propriamente gostoso, mas cerveja também não é e a gente bebe, e ainda por cima a cor é linda.
Modo de fazer:
. 2 beterrabas médias ou 3 pequenas, orgânicas, sem casca, picadas com faca (não raladas nem processadas)
. 1/4 de xícara de soro de leite feito em casa (colocar leite cru numa vasilha e deixar talhar, coar num pano e colher o soro em outra vasilha) (o coalho, pendurado numa trouxinha de pano durante a noite, vira um queijinho para a turma que não está em dieta)
. 1 colher de chá de sal
Colocar as beterrabas picadas, o soro e o sal num vidro de 1 litro, completar com água filtrada. Mexer, tampar bem e manter à temperatura ambiente por 2 dias; então guardar na geladeira. Ele faz bolinhas. Coar e servir. Tomar 2 xícaras por dia, tirando-as da geladeira algumas horas antes.
Quando o kvas estiver quase acabando, encher novamente o vidro com água filtrada, tampar bem, deixar 2 dias à temperatura ambiente e guardar na geladeira. Tomar e depois descartar tudo, começando novamente com beterrabas frescas.
- Comer bem: Leite de coco em vez de leite de vaca
- Almanaque do banheiro: Lunas de algodão e coletores menstruais em vez de absorventes comuns e tampões
Categorias:candidíase
Tags:candidíase, câncer, cozinha medicinal, fadiga, fermentação, kvass, kvass de beterraba, probióticos, soro de leite caseiro
Grávida pode tomar kvass de beterraba mesmo no primeiro trimestre?
Abraços,Nat
CurtirCurtir
Pode sim, Nat. Não tem contraindicação. Um abraço e tudo de bom!
CurtirCurtir
gostaria de saber se posso usar o soro do iogurte feito com lactobacilos vivos para o kvass.
também queria saber se é normal os pedaços de beterraba do kvass flutuarem na água e não ficarem no fundo do vidro.
obrigada!
CurtirCurtir
Soro: pode. Beterrabas que boiam: quando se encharcarem devem afundar. Se não afundarem, retire. Um abraço, bom kvass!
CurtirCurtir
Olá! estive lendo aqui e gostaria de saber onde encontrou soro do iogurte feito com lactobacilos vivos….e outra questão é quais serão outras opções ao soro de leite, pois tenho intolerância à lactose e à caseína, e estou mesmo afim de fazer este kvass !!! grata xx
CurtirCurtir
Fiz o iogurte com um starter importado, Gabriela. Alternativas ao leite no caso do soro não conheço, mas você pode fermentar somente com água e sal que também fica bom.
CurtirCurtir
Olá Sonia!
Fiz o kvass porém com soro que fiz queijo. Vai funcionar?
Gratidão!
CurtirCurtir
Você é quem vai responder, Claudia…
CurtirCurtir
Adorei saber tudo isso!
Ah tbm amei, os comentários e as respostas
Vou fazer a receita, e volto pra contar os resultados.bjs.
CurtirCurtir
Olá tudo bem?
Eu tenho uma dúvida, eu posso comer arroz parboilizado?
CurtirCurtir
Sonia, b. dia. tem a receita de cerveja kvass?
Gilberto
CurtirCurtir
Sonia, b. dia. tem a receita de cerveja kvass?
Gilberto
CurtirCurtir
Gratidao Sonia
A quantidade de mulheres que conheço que estao sofrendo de candidiase hj em dia (inclusive eu), sem resultado com alopatias comuns! Vou experimentar e se for bom muitas vao se beneficiar!
CurtirCurtir
Marisa, no livro “Candidíase, a praga” há um passo a passo completo e bem explicado para a dieta. Disponível aqui na loja do site e também em eBook na Amazon. Abraço!
CurtirCurtir
Leite longa vida sem lactose serve também? Eu tenho intolerância à lactose… Como posso substituir o leite cru?
CurtirCurtir
Elisa, é para usar só o soro do leite comum, se não tiver cru. Não haverá lactose. Abraço!
CurtirCurtir
Sonia, no início do etxto diz que é possível fazer com pão, seria uma opção para quem não pdeo com leite? Tem a receita?
CurtirCurtir
Não tenho, mas o Google deve ter. Depois me conte
CurtirCurtir