Confusão mental nos idosos: Falta de água

Recebi e repasso, inteiramente de acordo.

Principal causa da confusão mental no idoso
Arnaldo Lichtenstein, médico*

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:

  • Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: *”Tumor na cabeça”. Eu digo: “Não”.

Outros apostam: “Mal de Alzheimer”. Respondo, novamente: “Não”.

A cada negativa a turma se espanta… E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
– diabetes descontrolado;
– infecção urinária;
– a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.

Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos
batimentos cardíacos (“batedeira”), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%
de água no corpo. Isso faz parte do process o natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

1 – O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada du as horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 – Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

13 comentários em Confusão mental nos idosos: Falta de água

  1. é bem esse o caso da minha avó de 85 anos .O dificil mesmo é convence-la a tomar liquido pois com o descontrole dos esfincteres ela não quer toda hora fazer xixi nas calças …tah dificil , viu?
    bjs e obrigada por mais uma materia …Patricia/Campinas SP

    Curtir

  2. Pois acabamos de passar por uma situação dessas: o vovô começou a ficar estranho, tontura, zumbido na cabeça, falando coisa sem coisa, fazendo xixi e cocô pela casa, na cama e tals. Médico diagnosticou: labirintite. Remédio pra labirintite nele e piorou. Corrida pro hospital, médicos, exames, enquanto isso o coitadinho sofrendo sem entender o que acontecia. Resultado de um exame (!): baixa de sódio. Dá-lhe soro na veia e hidratação em casa. Sarou!

    Curtir

  3. Obrigada Sonia, vou repassar esse texto para meus pais.
    bjs

    Curtir

  4. Um bom caminho para hidratar nossos velhinhos, e a nós mesmos, é incluir caldos e sopas em todas as refeições. Eles nutrem e limpam, além de hidratar.

    Curtir

  5. Maravilha esse lembrete Sônia! Minha tia tem problemas constantes de baixa de pressão . É um custo fazê-la tomar um copo de água! Bjs

    Curtir

  6. Oi Sonia
    Sou fá do seu trabalho, convido você a conhecer o meu blog de textos femininos, obrigado desde já, espero você lá!!

    Curtir

  7. Vou ler pra mamãe… quem sabe aquela turrona não ela encara melhor os caldos e líquidos?

    Curtir

  8. Guilherme Tell // 9 maio 2011 às 12:25 // Resposta

    Cara Sônia,

    sempre dou uma lida no seu blog, mas com todo o respeito, a sra não deveria dar dicas médicas, pois é jornalista, no máximo “curiosa” no assunto, e eu vejo isso como uma irresponsabilidade de sua parte (como no caso onde diz que não toma vacina por não acreditar nelas). Certas questões vão além da crença pessoal, e seus comentários com certeza influenciam o comportamento de muitos.
    Eu particularmente sou bem cético com relação à essas receitas milagrosas simplistas, apesar de concordar que exista uma indústria por trás dos tratamentos médicos.
    Enfim.

    Curtir

  9. Ô Guilherme Tell, você reparou no nome do autor do artigo, lá em cima? Arnaldo Lichtenstein, médico. Eu não dou dicas médicas. Minhas dicas são de pesquisadora, jornalista e curiosa mesmo. Um abraço, cuidado com a maçã 🙂

    Curtir

  10. Assis Nepomuceno // 23 maio 2011 às 20:51 // Resposta

    Cara Sonia,sempre leio seu blog e ja compartilhei na pagina do meu orkut a receita da agua de beber para a terceira,a segunda e primeira idade que como aquariano e prof. de ed. fisica,estou plenamente de acordo e ate sugiro beber um copo de agua quente para limpar o estomago e o intestino.No mais obrigado pela paciencia comigo e com uns outros que nao acrescentam em nada para diminuir a ignorancia e o obscurantismo no mundo,axé,Sonia,xalon,Assis!!!

    Curtir

  11. Assis Nepomuceno // 25 maio 2011 às 00:10 // Resposta

    Sonia,acabei de assistir “Provocacoes” foi uma surpresa muito agradavel,boa e de qualidade, parabens! A surpresa foi emocionante,sabe-la aqui em s.p. Um abraco,Assis

    Curtir

  12. meu vô não rejeita é uma cana!

    Curtir

  13. Agua remedio natural para todos !!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: