sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Meditar na cozinha é normal

Há um ou dois anos participei de um workshop delicioso com o também delicioso, com todo o respeito, Lama Mingyur Rimpoche. Um monge tibetano jovem, alegre, competente, que ficou de sexta a domingo ensinando a mesma coisa de muitas formas diferentes: o objetivo da meditação é ampliar a consciência.

Todos a têm, como um sexto sentido, mas nem todos a desenvolvem. É um estado de prestar atenção sempre, mas de uma forma relaxada, fluente, exatamente como quem está na cozinha preparando uma refeição no capricho.

Organiza-se o cardápio, arrumam-se os ingredientes, as panelas, os utensílios. Lavar, cortar, temperar, controlar o fogo, o tempo. Perceber o ponto das coisas pelo cheiro, pela cor, pela aparência. Desligar um segundo antes do alarme tocar. Ver que tudo saiu bem, a comida está quente e cheirosa, agora só falta comer.

Comer também pode ser com consciência. A degustação calma e dedicada é que leva perceber sutilezas no sabor, na textura, na consistência. A mastigação muitas vezes repetida vai extraindo do alimento o que ele tem de melhor. Quanto mais tempo permanecer na boca, mais será saboreado.

Meditar na cozinha tem assim a dupla função de acalmar a mente e nutrir o corpo, aumentando a interação do mais humano com o mais terrestre.

Dia 15 de junho, sábado, a partir das 17h, estarei falando sobre isso no Centro de Cultura Oriental ShàoShèng, Rua Jaguaribe 766, Vila Buarque, São Paulo.

Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3596-4750 ou whatsapp (11) 9.7046-2116, email contato@shaosheng.com.br

Categorias:viver melhor

2 respostas

  1. Muito bom

    Enviado do meu iPhone

    Curtir

  2. Que maravilha!!!! Esse espaço é muito legal, tem ajudado tantas pessoas a entenderem melhor corpo/alma e agora com essa contribuição da Sonia Hirsch que me ensinou tanto sobre como combater vermes kkkk faço até hoje as capsulas de cravo, losna e importo o blackwalnut…. e claro todas as receitas e ensinamentos sobre as relações entre mente corpo alma consciência e por aí vai….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.