A mesma ciência que hoje se expressa por equações expressava-se na antiguidade por diagramas. Entender o espaço e o tempo já era entender tudo. Observando o mundo ao seu redor, o pensador de cinco mil anos atrás percebe que dentro do caos há uma ordem natural que pode ser reconhecida pelos ciclos e alternâncias que apresenta no espaço e no tempo – noite e dia, fases da lua, estações do ano, frio, calor, umidade, secura. Descobre que na lógica da natureza pode-se apreender toda sorte de fenômenos, inclusive os de saúde e doença. E que compreender os processos do universo é compreender nossos próprios processos.
Nosso filósofo naturalista vai para a cozinha aplicar seu entendimento. Escolhe cuidadosamente os alimentos conforme cores, formas, texturas, tamanhos, sabores e efeitos desejados. Na prateleira busca sal, óleo, temperos de ervas e sementes moídas. Vive com sabedoria e é feliz.
Meditando na Cozinha Filosófica Chinesa com Sonia Hirsch é uma oficina de pensar a vida e seus alimentos pelas qualidades de forma, cor, sabor, movimento, natureza: o que parece ser, o que é e como influi sobre as partes e o todo.
Também é uma oficina de autoconhecimento através dos números do Quadrado Mágico, que representam os nove setores da vida.
Leitura necessária: o livro Manual do herói.
PROGRAMA
. conceito geral de sutileza
. organização do pensamento sobre Ser e Universo
. linguagem da forma: cheio e vazio, círculo e ponto, trigramas, tetragramas, hexagramas, pictogramas, ideogramas
. linguagem dos números, quadrado mágico, pentagrama, proporção áurea
. transformações no espaço/tempo: ciclos e alternâncias
Comments