sonia hirsch

jornalista e escritora focada em promoção da saúde

Newton Montenegro de Lima

newton 

newton_3 newton_4 newton_2 newton_1 

por Arísio Rabin

Nascido no Rio em 1946, formado pela ESDI, Newton era, aos olhos e ouvidos dos amigos de todas as idades, colegas e alunos, um fenômeno, com fortes características: sólida base literária e científica, curiosidade, sensibilidade, liberdade; e um mundo de interesses (culinária, saúde, matemática, arquitetura, fotografia, cinema, política, literatura, automóveis, riqueza, pobreza).

O design gráfico, seu campo de atuação profissional, ocupava grande parcela de seu universo. Para os colegas, amigos chegados, Newton era a fonte de informação e inspiração. Recorria-se à sua memória, ao seu imaginário às suas estupendas coleções de imagens sobre os mais diversos temas (embalagens de comida, carros, panfletos populares mexicanos, rock, etc).

Essas coleções e os livros de sua biblioteca (arrumados nas estantes pelas cores das lombadas, uma invenção classificatória para memorização visual) formam parte do acervo doado por sua mãe, Semíramis Montenegro, ao CentroEsdi. A outra parte, correspondente à sua produção, pode ser classificada em: projetos profissionais no campo da comunicação visual,editorial e comercial; investigações artísticas/científicas com base na geometria; literatura (inúmeras poesias, roteiros, cartas, proposições); e a atividade didática que exerceu na implantação do curso de comunicação visual da Universidade Federal de Pernambuco e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em seu currículo profissional destaca-se sua atuação no escritório de Aloisio Magalhães, entre 1968 e 1972, onde dirigiu diversos projetos, entre eles a marca do Banco Mercantil do Brasil e a do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, a identidade visual da Indústria de Azulejos Iasa e do Elevadores Apolo. Fez parte da equipe de designers do Departamento de Programação Visual da Whyte Martins. Como free-lancer, realizou inúmeros projetos gráficos (marcas, catálogos, cartazes e letreiros de filmes, livros etc) . No segmento editorial, é notável seu trabalho na formulação de conteúdo e forma da coleção de livros sobre alimentação e culinária natural, da editora CorreCotia, em parceria com a escritora Sonia Hirsch.

Antes de sua morte, ocorrida prematuramente em 7 de janeiro de 1991, Newton havia conceituado um curso para ser ministrado na PUC no semestre seguinte. O título do curso, “O Olhar Analítico”, poderia servir como definição de uma de suas fortes características. Pensava, trabalhava obsessivamente e conseguia, no exercício de seu olhar analítico, flanando pelas ruas e sebos das cidades onde viveu (Rio, Manaus, Recife, São Paulo, Cidade do México) detectar informações precisas, difíceis, inusitadas, para questões suas e dos colegas profissionais, não somente designers mas também cineastas, artistas, editores, nutricionistas, arquitetos, escritores…

imagens do acervo Centro Esdi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.