Rickéttsias
CAPÍTULO 10: RICKÉTTSIAS
Não é bactéria, não é vírus, é o quê? Com esse nome curioso, herdado do Rickett que a descobriu, a rickéttsia é um parasita intracelular tão minúsculo que quase não se vê no microscópio.
Vive no tubo intestinal de artrópodes como carrapatos, piolhos e pulgas; certas espécies gostam de humanos também – o que é péssimo, porque a infecção por rickéttsia pode provocar febres devastadoras.
Alguns tipos de tifo são causados por rickéttsias.
O mal de Lyme, transmitido pelo carrapato e muito temido atualmente nos Estados Unidos, é uma rickettsiose crônica, debilitante, que pode prejudicar o sistema nervoso central, o coração e todo o conjunto músculo-esquelético do humano.
Começa com uma erupção redonda e avermelhada na pele, chamada Erythema migrans, acompanhada por fadiga e/ou calafrios, febre, dor de cabeça, gânglios linfáticos inchados. O eritema aparece entre 3 e 30 dias depois da mordida do carrapato, no lugar onde ele mordeu, e se alastra, especialmente no tronco, axilas, coxas e virilha; aparece um relevo nas bordas à medida que o primeiro eritema aumenta, e podem surgir vários outros, redondos ou não.
Se a infecção não for tratada, deixa para algum momento do futuro a perspectiva de dores artríticas nas grandes juntas do corpo, como ombros e joelhos, e mais torpor, paralisia facial, meningite. Algumas pessoas com mal de Lyme nem tiveram o eritema.
Para saber se o que você vai sentir nas juntas depois de ter alimentado um carrapato na Disneylândia é mal de Lyme, só há um jeito: guarde o carrapato e investigue o bicho para ver se é um Ixodes scapularis parasitado por uma Borrelia burgdoferri. Mais detalhes na Internet – dezenas, centenas, milhares de sites sobre o mal de Lyme.
Outra variedade de rickettsiose made in USA é a febre pintada das Montanhas Rochosas, em que os parasitas invadem e matam as células do revestimento interno dos vasos sanguíneos e causam hemorragia, inflamação, coágulos e morte dos tecidos; se a doença não for tratada, é fatal em 20 a 30% dos casos.
No Brasil, a rickettsiose mais comum é a febre maculosa, transmitida pelo Amblyomma cajennense, o carrapato-estrela dos cavalos. Pega uma pessoa aparentemente sã e mata em semanas.
Collections
Products
- PDF CANDIDÍASE, A PRAGA
- BORA VIVER – um guia para 60+
- VELHAS AMIGAS – O que você já sabe sobre envelhecer?
- VIDA QUER VIVER – crônicas de bem-estar, receitas e dicas
- PDF - SÓ PARA MULHERES (e homens que gostam muito das mulheres)
- SEM AÇÚCAR COM +AFETO – como lidar com o doce vício
- PRATO FEITO ideias & receitas para comer melhor
- PAIXÃO EMAGRECE AMOR ENGORDA crônicas e receitas
- O MÍNIMO PARA VOCÊ SE SENTIR O MÁXIMO
- O MELHOR DA FESTA Idéias & receitas festeiras
- MEDITANDO NA COZINHA crônicas e receitas
- MANUAL DO HERÓI
- MAMÃE EU QUERO
- DIDÓ
- DEIXA SAIR
- CANDIDÍASE, A PRAGA
- BOCA FELIZ & INHAME INHAME
- TRILOGIA DE CRÔNICAS E RECEITAS: MEDITANDO, PAIXÃO EMAGRECE E AMIGA COZINHA
- ATCHIIIM! Gripe, sinusite, bronquite, asma, alergias
- AMIGA COZINHA – crônicas e receitas
- ALMANAQUE DE BICHOS QUE DÃO EM GENTE – vermes, protozoários, fungos, bactérias, vírus: como reconhecer, evitar e tratar
- A DIETA DO DR BARCELLOS CONTRA O CÂNCER E TODAS AS ALERGIAS