Manual do herói – módulo 2: os Números e as Casas
Sua personalidade aparente – e sua personalidade íntima, que poucos conhecem. Seu jeito de estar no mundo, e as influências do mundo sobre você. É uma adivinhação? Não é, mas chamam de Oráculo. Porque ele dá respostas. E os alunos têm gostado das respostas que ele dá.
-
O Quadrado Mágico é um diagrama muito antigo que representa o universo, seus ciclos, suas alternâncias de energia. Dentro dele vamos encontrar uma visão do que somos, de como nos comportamos e até das relações que temos com os outros. Junto, o mais importante: a saúde, o bem-estar e os pontos vulneráveis de cada um.
Aprendendo a lidar com ele podemos conhecer a nós mesmos e nos entender melhor com os outros. É um caminho nítido no meio do caos, inclusive quanto à alimentação.
-
- Quando: Breve!
- Horário: 18h - 20h
- Plataforma: Zoom
- Vagas: 40
- Grátis: ebook de acompanhamento do curso
Este curso é participativo, não será gravado.
O que é o Quadrado Mágico?
Esse conceito vem dos chineses antigos e traz consigo um diagrama místico do Universo, com nove casas iguais, numeradas, cuja disposição revela muitos conhecimentos.
-
Cada pessoa tem três números pessoais (personalidade, controle interno e comportamento), calculados pela data de nascimento, e percorre ciclicamente todas as casas a partir daquela em que nasceu. As casas têm características próprias. Percorrer uma casa é receber suas influências durante o ano, o mês, a era. Nascer naquela casa é impregnar-se daquelas influências para sempre.
Vamos aprender a calcular esses três números e descobrir as casas do ano e do mês de cada pessoa ao longo do ciclo de nove anos.
Conhecer os números pessoais e as casas que se está atravessando resulta em facilitar a vida de inúmeras formas. Propicia autoconhecimento, noção de centro e maior compreensão nos relacionamentos em geral. Pode convidar a mudanças.
Venha se re-conhecer.
-
Roteiro do curso
“Pode-se adivinhar, porque o mundo é fechado e finito”.
O quadrado mágico de nove casas surgiu no centro da China, miles de anos atrás, às margens de um rio; inscrito no osso peitoral de uma tartaruga, que é o símbolo da longevidade. Foi interpretado como revelação da geometria secreta do universo que está por trás de todas as coisas.
Compõe-se dos números de 1 a 9, que formam o todo conhecido. Cada número é uma etapa de um caminho em espiral que atravessa nove casas em cada volta e num ciclo de tempo que se repete. Distribuem-se pelas casas representando cores, sabores, expressões naturais, altitudes, pontos cardeais, calor e frio, umidade e secura e todos os outros fenômenos do Universo. Mais: representam órgãos e sistemas do corpo humano, emoções, tipos de personalidade e de comportamento.
A tartaruga simboliza o mundo, porque seu casco é redondo como o Céu, que está acima, e o osso peitoral quadrado como a Terra, que está abaixo.
Neste curso, vamos entender como esse diagrama funciona.
as três aulas
aula 1 - terça | 18h00
Com lápis e papel, vamos aprender a usar as tabelas do livro Manual do Herói e calcular os 3 números de cada aluno: Personalidade, Controle Interno e Tendência de comportamento – que numa versão mais livre seriam: Ser para o mundo, Ser para si e Jeito de ser.
A turma é dividida em grupos de acordo com o primeiro número, para ler e comentar a descrição da personalidade e conferir o que bate, o que não bate. Cada grupo elege um representante para dar o feedback quando todos estiverem de volta. Formam-se novamente os grupos a partir do segundo número, no mesmo processo.
Para casa: ler sobre o terceiro número e refletir sobre sua tendência de comportamento (utilizaremos na próxima aula).
aula 2 - quarta | 18h00
A turma é dividida a partir do terceiro número e dá seu feedback de cada grupo sobre tendência de comportamento. Aí entramos nas Casas.
AS CASAS
Os números de 1 a 9 mostram o fluxo natural de energia através das casas.
Dividimos a turma em grupos para conversar sobre a experiência nas casas atuais de cada um. Voltamos para o feedback.
Delineamos o futuro através das casas.
aula 3 - quinta | 18h00
Com base nos três números pessoais e nos ciclos de geração e controle da energia, fazemos os mapas constitucionais de cada um.
Trabalhamos então a relação entre a constituição pessoal e as casas.
Fazemos a análise de compatibilidade entre as pessoas e seus parceiros, filhos, pais, colegas de trabalho através dos mapas constitucionais.
Fechando, abordamos o diagrama do QM com o percurso entre os nove números para tratar dos deslocamentos e das mudanças de local de residência ou trabalho.