curso-manual-do-herói-com-sonia-hirsch-módulo-1

curso on-line

Manual do herói - módulo 1

Sonia Hirsch oferece online seu curso com três aulas exclusivas baseadas no livro Manual do Herói, abordando a filosofia chinesa na cozinha através da teoria dos cinco elementos.

tenho interesse!
  • O curso "Manual do Herói - Módulo I" será ministrado ao vivo pela autora do livro, por intermédio do Zoom, com dinâmicas em classe das quais os alunos participam ativamente. Não há nenhum pré-requisito.

    Na confirmação da inscrição você ganha a cópia digital do livro Manual do Herói, que será utilizado no curso.

    • Quando: Breve (às 3ª e 5ª feiras)
    • Horário: 18h às 20h
    • Plataforma: Zoom (você receberá via email os links para acesso a cada aula)

      Observação: as aulas não serão gravadas
  • O que você leva

    Uma visão de mundo que reconhece que tudo muda, tudo se transforma, e no entanto é estável em sua estrutura

    Conhecimento de que sabores, cores, estações do ano e tipos de personalidade estão ligados a órgãos e sistemas, portanto podem contribuir para a harmonia

    A capacidade de observar emoções e sentimentos como partes de um todo e entender de onde vêm os desequilíbrios

  • É para você

    Que tem afinidade com estudos e práticas orientais de vida e saúde

    Que quer entender melhor a teoria dos Cinco Elementos que embasa a Medicina Tradicional Chinesa

    Que leu o Manual do Herói e quer se aprofundar

as três aulas

aula 1: Energia que vai e vem

Vamos recorrer ao pensamento clássico da antiga China para refletir sobre coisas simples que vemos todo dia sem prestar atenção – o trajeto do sol, as estações do ano, as emoções ligadas a cores, sabores, órgãos, sistemas, os cheiros – e assim chegar à estrutura filosófica que sustenta a acupuntura, a dietética, o tai chi chuan, o chi kun e outras artes orientais de viver e de curar.

Esse pensamento já se expressava graficamente numa linguagem binária, a linha inteira e a linha partida, há cinco mil anos. Os oito trigramas, conjuntos de três linhas inteiras e partidas em todas as combinações possíveis, resumem todos os fenômenos do Universo. Os sessenta e quatro hexagramas que formam o I Ching, construídos pela combinação dos oito trigramas entre si, têm resposta para qualquer pergunta porque abrangem o conjunto de realidades.

Ainda há uma linguagem numérica que organiza o mundo em nove setores numerados, e nos põe dentro deles. Ali nos redescobrimos. Seguindo o caminho dos números, entramos suavemente nessa filosofia prática que classifica tudo o que existe, nós também, em cinco modos, representados por cinco elementos: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal.

aula 2: O sabor da personalidade

Os nove números funcionam como emblemas dos nove setores do mundo.

A data de nascimento da pessoa permite saber o setor em que ela nasceu, e esse é o número da sua personalidade, do ser exterior que caracteriza sua vida adulta. Esse número carrega consigo sua família de atributos, características físicas e psíquicas, tendências. Explorar esse número é um exercício de autoconhecimento e de harmonização de parcerias, grupos e famílias. Também é eficiente para reter as informações, já que a pessoa agora se identifica, ou não, com um número, um elemento, uma estação do ano, uma hora do dia, um sabor e outros detalhes que delineiam a personalidade. Aí começará a identificar o número de outras pessoas, percebendo outras características, e ganhará conhecimento.

Esta aula envolve dividir os alunos em 9 grupos, segundo seus números, que durante 20 minutos trocarão ideias sobre suas personalidades.

aula 3: A filosofia na cozinha

Cozinhar sempre, nunca cozinhar muito. Este é o primeiro princípio da cozinha chinesa. Cozinhar transforma o frio do alimento no calor que faz bem ao corpo, permite ao estômago digerir melhor e acelera a absorção de nutrientes. Também higieniza as hortaliças. E não se cozinha muito, de modo que as enzimas e vitaminas são preservadas no interior do alimento.

Mas o que estamos cozinhando? Vamos observar os alimentos e classificá-los, para depois escolher um de cada tipo, tamanho, cor. Reconhecer e harmonizar os sabores. Analisar a natureza dos alimentos e de que forma eles movimentam a energia quando entram no corpo. Entender a diferença energética entre raízes e tubérculos, cereais e feijões, sementes e folhas.

A harmonia do mundo depende da retificação dos nomes, disse Confúcio. E a harmonia da pessoa depende da combinação dos cinco sabores. Objetivos e subjetivos. Vamos explorar isso

me avise!